Como aterrar um microcomputador com haste de aterramento enterrada no jardim?
Quero aterrar um micro comum, pois não tenho terra nas tomadas da minha casa que é antiga.
Preciso saber a espessura e o isolamento do fio a ser utilizado,o comprimento e o número de hastes padrão a serem utilizadas.
O micro é um modelo XP comum,ligado em tensão de 110 V de Corrente Alternada,e pretendo trazer o terra do quintal para entrar na régua de tomadas que ficará no chão ,aterrando assim todo o sistema.
O sistema será composto de uma unidade de processamento padrão,uma impressora simples e um monitor ,todos ligados em um equipamento fornecedor de energia quando esta faltar, o qual por sua vez será ligado na régua de tomadas que fica no chão da casa.
Agradeço desde já a quem me responder.
Comments
Ricardo, pelo que eu entendi, sua casa não tem aterramento, por isso que você quer fazer um à parte? Se a residência já tiver um sistema de aterramento, pode usar o mesmo. Caso contrário, compre uma haste de aterramento, fixe bem o cabo, com grampo adequado e leve o fio verde (pode ser 1,5mm se é apenas para o computador) e ligue este fio no pino central das tomadas deste sistema.
A haste de aterramento mais usado hoje é o de 2,40 m, e se precisar aterrar mais de uma haste, a distância para outra haste é comprimento de 1 haste usada. Eu disse mais de 1 haste é porque o fio terra bom é ter menos de 10 ohms de resistência, porque depende da terra do local. A bitola do fio é sempre a mesma do fio fase, no caso fio de tomada uso geral o padrão é de 2,50 mm2, portanto o fio terra é de 2,50 mm2, a cor padrão é verde ou verde/amarelo.