Como fazer esse acorde no teclado musical?

Bom gente, tenho um teclado yamaha psr e333, e não consigo fazer o acorde c#m em acompanhamento automático, já vi em um dicionário de acordes como fazer o tal c#m mas quando fui tentar fazer, apareceu o acorde Dmb no visor do teclado!!! Como posso fazer esse acorde???

Comments

  • É isso mesmo. No seu teclado, quando se arma a nota C#m (Dó sustenido menor) aparece Dbm (Ré bemol menor). Esses dois acordes têm o mesmo som, porém com nomes diferentes. De vez em quando isso acontece quando temos de armar acordes sustenidos ou bemóis (utilizando as teclas pretas do teclado). Veja.

    A nota C# (dó sustenido) é a tecla preta entre o Dó e o Ré. Sustenido (#) significa um semitom acima.

    A nota Db (ré bemol) é a mesma tecla preta entre o Dó e o Ré. Bemol (b) significa um semitom abaixo.

    Acontece que um semitom acima do Dó (C#) tem o MESMO SOM que um semitom abaixo do Ré (Db). Tanto que tem apenas uma tecla para essas duas notas de nomes diferentes. Essas notas são chamadas enarmônicas.

    Então, quando precisar armar o acorde C#m, é provável que o teclado esteja programado para reconhecer a nota pelo outro nome (Dbm). Isso vai acontecer para todas os acordes com as notas enarmônicas abaixo

    C# ou Db - O teclado deve mostrar Db

    D# ou Eb - O teclado deve mostrar Eb

    F# ou Gb - O teclado deve mostrar F#

    G# ou Ab - O teclado deve mostrar Ab

    A# ou Bb - O teclado deve mostrar Bb

    Por exemplo, se você precisa fazer o acorde G#m (Sol sustenido menor), poderá aparecer Abm (Lá bemol menor) no acompanhamento automático.

Sign In or Register to comment.