Não é muito cedo para afirmar que Deus não existe?
1. Talvez podemos fazer conjecturas.
2. Talvez possamos adiantar o que não é.
3. É certo que seja de todo UNIVERSO.
4.É certo que não é o deus antropomórfico bíblico,(de algumas religiões) ou não apenas isso.
Update:++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
Moreno,
Vc gosta de cutucar a onça com VARA COMPRIDA.rs.
Outras religiões não deixam margem para questionamentos.Vc aceita o que já está definido e pronto.
No Espiritismo, nisso reside sua grandeza,vc se liberta das amarras do dogmatismo e vivencia uma fé raciocinada, ampliando seu entendimento e tendo liberdade de se expressar sem trair seus princípios básicos.
Há somente que conhecer.
Comments
Diz Herculano Pires: “O grande erro das religiões é apresentar Deus como enigma insolúvel, e exigir que o amemos de todo o coração e de todo o entendimento. Essa colocação contraditória levou-as a um absurdo ainda maior, que é o de transformar Deus num tirano sádico que nos criou para submeter-nos a tortura e a perdição.A idéia de um Pai todo poderoso, e no entanto, insensível à miséria e ao sofrimento da maioria dos filhos, sempre perturbou os que pensam e levou muitas criaturas a revolta e a descrença. Das duas uma: ou aceitavam a injustiça ou não admitiriam a existência de Deus.
Bastaria isso para nos mostrar que o conceito de Deus, formulado pelas religiões e sustentado aferro e fogo através dos milênios, não pode estar certo.”
Heloísa Pires complementa, afirmando: “Fixados nesta idéia de um Deus terrível, criamos um Deus rancoroso, um velho de barbas brancas que condena. Com isto em mente, no tempo e no espaço tentamos educar através do temor. Não conseguimos nada!”
Algumas religiões nos apresentam ainda um Deus elitista, seletivo, que só perdoa e só salva os que Nele acreditam, e os que seguem as suas leis à ferro e a fogo. Esta concepção errônea de Deus não admite as falhas humanas… E, quando as admite, isenta o homem completamente de qualquer responsabilidade sobre seus próprios atos, pois nos apresentam um Deus que “perdoa e salva os que Nele crêem, e se arrependem”. Num piscar de olhos, simples assim.
A afirmação não é de todo equivocada. É verdade que a crença em Deus nos salva, mas não é uma ação de fora pra dentro. Não é em um passe de mágica… Segundo a doutrina espírita, esta salvação se dá de dentro pra fora. O Espírito de André Luiz disse uma vez que “Deus não precisa de nossas lágrimas, mas nossas lágrimas fazem muito bem a nós mesmos”.
O arrependimento, a conscientização dos próprios erros, são uma porta aberta ao progresso. Mas a isenção total de responsabilidade sobre nossos atos está em discordância com a justiça divina, pois que salvaria o agressor arrependido, não fazendo justiça para com suas vítimas.
Através da reencarnação, o espiritismo discute a lei de ação e reação: Colhemos o que plantamos.
A compreensão de que somos hoje conseqüência do que fomos ontem, nos tira de uma posição de “seguidores passivos”, para uma condição de “agentes de nossa própria felicidade ou infelicidade”.
Moisés nos apresentou um Deus rígido, que trouxe a ordem. Cristo nos apresentou um Deus do amor e do perdão. O espiritismo nos revela o Deus libertador: soltando-nos das amarras da submissão cega, ele nos mostra que o homem é responsável por suas escolhas, e é o resultado delas.
Entretanto, muitos ainda apresentam a reencarnação de forma distorcida, pois a idéia de um Deus rancoroso e vingativo ainda está impregnada em muitas seitas espiritualistas. Há aqueles que, acreditando em uma visão antropomórfica de Deus, o colocam como um ser rancoroso, que castiga cada um. Assim sendo, através das reencarnações sucessivas, renasceríamos na carne carregados de carma negativo e deveríamos sofrer para extirpar nosso carma.
Esta concepção também não está totalmente de acordo com o que nos ensinam os Espíritos. Heloísa Pires nos ensina que “Temos que dissipar a idéia de que somos profundos devedores do passado; Deus não é cobrador. Deus é amor. Não é tampouco um velho de barbas brancas com um livro de contas, estabelecendo o que vamos passar, com todas as correções. Deus é misericórdia, é atenuação de provas, é amor.”
Se é verdade de que somos, hoje, consequência do que fomos e fizemos no passado (lei de ação e reação), também é verdade de que a concepção de um Deus justo, misericordioso e bom, nos ajuda a mudar a forma como compreendemos – e nos relacionamos - com Ele.
Não temos que tentar “humanizar” Deus, pois isso seria atribuir a ele defeitos que são nossos… temos que fazer o caminho inverso, e tentar, cada vez mais, nos elevarmos para sermos como Ele. Se Jesus disse “Sois deuses e sois luzes” é porque ele sabia que trazemos em nós a centelha divina, e que estamos destinados ao progresso.
Neste sentido, o Espiritismo é libertador, muito embora nos faça um permanente chamado a que atuemos de forma responsável em todas as circunstâncias da vida. É o que nos ensina o Prof. José Herculano Pires, em seu livro CONCEPÇÃO EXISTENCIAL DE DEUS:
“O homem é o seu próprio juiz, no aquém e no além. Ninguém lhe pede contas do que fez, mas ele mesmo se defronta com a imagem do que foi e do que é. É essa a infalibilidade da Justiça Divina. O Tribunal de Deus está instalado na consciência de cada um de nós, e funciona com a regularidade absoluta das leis naturais.
Não somos julgados por nenhum tribunal sobrenatural, mas por nossa própria consciência. Daí a fatuidade dos julgamentos religiosos, doas indulgências e dos sacramentos.
Deus, o Existente, partilha conosco das provas existenciais. E é dentro de nós, em nossa consciência, em nosso íntimo – sem que tenhamos a mínima possibilidade de fuga ou desculpas mentirosas, - que somos julgados.
Mas a Justiça de Deus, se é rigorosamente precisa, é também revestida de misericórdia. As atenuantes justas são levadas em conta e as oportunidades de regeneração e reparação dos erros e crimes jamais nos serão negadas.
Deus não nos castiga ou reprova: ele nos entrega a nós mesmos, sob a garantia infalível do tribunal consciencial.
Deus não nos criou para a perdição, mas para o desenvolvimento das nossas possibilidades divinas. O simbólico pagamento das dívidas do passado não é mais do que a reparação necessária dos nossos erros, por mais graves que sejam, para que possamos continuar na administração da nossa herança divina.”
Creio que temos sempre que fazer um paralelo e aplicar esses conceitos aprendidos na doutrina espírita, no nosso dia a dia, na maneira como nos relacionamos com os outros e com a vida de uma forma geral: como lidamos com os revezes da vida, como perdoamos e somos perdoados, como lidamos com as imperfeições alheias e com as nossas próprias.
A idéia de um Deus misericordioso, paciente, amigo, justo - para com os outros e para conosco - que ampara, ensina, acompanha e, sobretudo, ama incondicionalmente, nos dá, em uma escala menor, a direção a seguir na educação de nossos filhos e na forma como nos relacionamos com os outros.
Se estamos destinados ao progresso, é preciso ter a humildade de reconhecer que não existe progresso sem tropeços e sem quedas - faz parte do aprendizado…
Reconhecer o erro é o primeiro passo; não repeti-lo é a demonstração do aprendizado, e repará-lo, numa ação transformadora, é a quitação…
O prof. Herculano nos ensina sabiamente que nós somos nossos próprios algozes… temos que pensar nisso na forma como conduzimos nossa vida, sabendo que, apesar de nós, a despeito do que nos fazemos, dos males que nos causamos, Deus está ao nosso lado, e a nosso favor. Mas, por ser justo, não nos deixa escapar de nós mesmos…
Texto escrito por Liz Bittar. Fontes: Concepção Existencial de Deus, de J. Herculano Pires e palestra de Heloísa Pires, sobre a mesma obra.
Um grande abraço iluminado!
Luz_____________________________________________________
Amigo Querido,
Sinto Deus ao perceber as obras que não são humanas.
A Natureza por exemplo.
Deus pra mim é a somatória de TUDO que existe em forma de energia.
UNIVERSO...
Beijo carinhoso
Amigo, eu só não acredito no deus do velho testamento! Ele deixa tudo a desejar! Não sabe de nada, manda guerrear, põe exército contra exército, é muito humano,etc!
Para mim ele existe e ainda esta te dando um tempo para pensar
Jesus te ama, ele vive e reina para sempre basta acreditar
Na verdade, é cedo para afirmar que Ele exista, sem nem ao menos apresentar-se uma definição concreta Dele.
Mas eu ñ afirmei nada!?... Pq me pergunta coisas q eu ñ fiz?
Eu tenho a plena certeza da existência de DEUS, pois da mesma forma que precisou-se de uma inteligência avançada pra terem projetado o pc e eu estar aki hoje me comunicando com vc, somente uma Inteligência Suprema poderia originar essa inteligência já avançada que é o homem nos dias atuais. Pena q em muitas das vezes ele ñ a utiliza bem.
Serenidade a todos!
Se não se baseia no, chamado, Antigo testamento como afirmar coisas do NT que foi muito mais mudado?
Gilberto
não tem como provar a não existência de Deus e quem afirma isso está afirmando sem base
Acredito ser muito cedo para afirmamos qualquer coisa, somos apenas um mundo de provas e expiações, apenas o segundo na escala de evolução dos mundo, e por isso existem tanta intolerância e julgamentos impróprios.
Querido JN agradaria-me muito se vc pudesse responder minha pergunta, seu conhecimento provavelmente me ajudaria muito.
http://br.answers.yahoo.com/question/index;_ylt=Au...
Desde já obrigada
muita lua
abraços fraternos
Muito pelo contrário. Se alguém tem provas de que DEUS não existe, que venha à público e mostre-as. Porem que traga fatos e não vãs palavras, afinal não acreditar simplesmente por não acreditar não prova nada.