O PODER DA FÉ DESAFIA A MEDICINA?

Para homens acostumados a verdades cientificas, não é fácil. Como acreditar em fenômenos que a medicina não explica? Doutor Roque Savioli é um cardiologista que acredita em milagres. Diretor do Incor (Instituto do Coração de São Paulo), ele diz que a fé o transformou em um médico melhor.

"No momento que eu tive um encontro com Deus, modifiquei a minha vida. Aí eu tive que encarar o doente como corpo e espírito", conta o médico. Foi assim que o doutor Savioli começou a perceber e valorizar situações que muitas vezes passavam despercebidas.

Update:

http://www.partidaechegada.com/2009/02/o-poder-da-...

Comments

  • Desafia qualquer coisa

  • Sim com certeza.............

  • Existe muito ateu que está mais perto de ser cristão do que muitos que se dizem seguidores de Cristo.

    Normalmente, a pessoa é atéia por não conseguir processar algumas questões da vida e da fé por meio de seu intelecto. É compreensível. A vida é cheia de perguntas que nem a fé consegue responder. E por isso mesmo, a fé se torna necessária para a vida. Fé e inteligência são duas irmãs, não duas inimigas.

    Recentemente, um ateu usou um artigo de uma revista para justificar sua falta de fé em Deus. O artigo questionava a validade da Bíblia como um texto inspirado por Deus. Sem entrar em detalhes aqui, o artigo dizia que a Bíblia foi escrita do ponto de vista de seus autores, segundos seus próprios interesses, e que por isso não é confiável como um guia de vida para todos.

    Não vou entrar no mérito dessa afirmação mal-informada. Afinal, nenhum cristão consciente crê que a Bíblia foi escrita por Deus, mas sim por homens mesmo. Mas ao invés de dobrar essa esquina, eu gostaria de colocar outros pontos, talvez mais relevantes, para qualquer ateu considerar. (Antes de prosseguir, um parêntese: Normalmente, por trás do esforço fenomenal de todo ateu em querer “provar” que Deus não existe, que a Bíblia é errada, etc. está um medo de que no final das contas ele mesmo esteja errado… Porque se ele estivesse tão convencido assim, não estaria nem aí para a Bíblia...)

    Bem, vamos ao assunto.

    A Bíblia não é o único nem o maior problema do ateu… Ele pode dizer o que quiser da Bíblia. Porém, ele tem questões mais importantes, extra-bíblicas, que ele não consegue responder, como:

    * Se Deus não existe, de onde vem o nosso sentimento natural, tão forte, de certo e errado? Por exemplo, quando vemos uma pessoa sendo assaltada, ou agredida, temos um forte sentimento de injustiça, e de até querer ajudar a vítima. Por quê?

    * Quando duas pessoas estão discutindo, sempre ouvimos coisas do tipo, “O que vc acharia se eu fizesse o mesmo com vc?” “Esse assento é meu, eu estava aqui primeiro” “Mas vc prometeu…” O que essas perguntas mostram não é que apenas uma pessoa está chateada com a outra, mas sim que o comportamento observado de alguma forma não adere à um certo padrão de comportamento que o reclamante espera que o agressor conheça e obedeça. Que padrão é esse? Que lei é essa?

    * O ateu não sabe de onde isso vem. Um ser puramente animal não se preocuparia com questões de certo ou errado. Porém esse sentimento de decência humana é comum a todos os povos, desde os primórdios da humanidade. De onde vem esse sentimento de decência, de justiça, que não necessita ser ensinado?

    * Um outro problema do ateu é que apesar dessa lei existir dentro de cada ser humano, nenhum de nós consegue obedecê-la… Todos nós quebramos nossos próprios princípios. Nós não nos comportamos, a todo tempo, como esperamos de nós mesmos e dos outros.

    Então, parece que o ser humano passa por um dilema: Há uma lei dentro dele da qual ele não consegue se livrar, de jeito nenhum, e ao mesmo tempo, ele mesmo não consegue sempre obedecer essa lei.

    A Religião oferece respostas convincentes a esse dilema. Mas é claro, primeiro o ateu tem que vencer o preconceito que ele tem contra a Religião, para então usar a Razão e descobrir o que ela tem a lhe dizer.

  • eu acredito simplesmente que Deus é perfeito, e que a ciência sem a religião é manca e a religião sem a ciência é cega. Porque Deus deu a inteligência ao homem para ele conhecer alguns dos mistérios da vida, porém não se pode esquecer que tudo isso é regido por um grande Mestre.

    Feliz Natal

  • A fé move montanhas =D

    Mas o poder da fe não "desafia" a medicina.

    Pois a fe, assim como musica, e terapias, ajudam muito a recuperação de qualquer pessoa.

    Então nunca deve ser descartada!

  • Bom dia, me parece que em muitos casos desafia sim.

    Gosto muito de suas opiniões, vc poderia me ajudar com esta minha pergunta?

    http://br.answers.yahoo.com/question/index;_ylt=Ah...

    Desde já te agradeço.

    Um abração.

  • LADAINHA DÃÃÃ

    CADE O PODER DA FÉ QUANDO MILHARES MORREM ? ACHO QUE ELES CONFIAVAM EM DEUS E CONTAVAM COM ELE PARA PROTEGE-LOS MAS ISSO NAO OS SALVOU NEH ?

    CADE SUA FÉ QUANDO ALGO ACONTECE E VC FALA DE HOSPITAL, REMEDIO,

    FICA SÓ ORANDO , VAMO VE SE VC SE CURA DE QUALQUER COSITA OKAY!!!

    KKKK

  • o lado bom da fé, é que, embora eu seja cético e ateu, ela opera verdadeiros milagres, seja qual for a religião, ela é a mesma. é realmente inexplicável...

    agora o lado negro da Fé:

    quando eu estudava acerca do uso de técnicas de Hipnose, deparei-me com uma possibilidade, talvez não seja exata/exclusivamente o que ocorre em determinados cultos, entretanto apresenta efeito aparente similar.

    uma pessoa de autoridade e que seja respeitada pelo grupo em comunhão (um sacerdote ou praemonstrator) cria uma dramatização e sugere que determinados efeitos serão apresentados pelas pessoas que assistem e, ainda que de modo inerte ou tímido, participam do evento.

    o dirigente da cerimônia, formal ou não, dita personagens que surgirão, sejam anjos, demônios, extraterrestres, pessoas desencarnadas, forças da natureza ou enteais de natureza desconhecida. ele insiste, e a platéia, fiel e convicta, como qualquer seleção de pessoas comuns, apresenta pessoas sugestionáveis, que caem em algum nível de transe hipnótico por sugestão com mais facilidade que outras pessoas. essas pessoas, em algumas estruturas espiritualistas são selecionadas e preparadas, em outras são apenas convocadas a um patamar maior da dramatização.

    o sacerdote diz que determinada entidade portará-se de certo modo, e as pessoas sugestionáveis, que encarnam por hipnose o personagem da entidade, passam a se comportar da maneira descrita, chegando a presentar fenômenos físicos tidos por sobrenaturais ou paranormais. Entretanto, o motor de todos estes fenômenos que tem mais importância para manutenção do culto/cerimônia/rito* do que em transformar efetivamente as vidas das pessoas não é outro senão a fé.

    Inconcluso: quão vasto, poderoso e perigoso pode ser o "lado negro da Fé"?

  • o dia que eu ver um anao crescer eu viro crente.

  • "Savioli começou a perceber e valorizar situações que muitas vezes passavam despercebidas"

    sem querer desacreditar, mas,

    quando uma pessoa 'cisma' com alguma coisa, sua mente automaticamente cria uma cadeia de associações lógicas que podem tornar alguma coisa sem importância ou que não faz sentido em algo coerente para ela.

    então se esse médico 'cismou' com a religião, milagres, etc.

    ele pode considerar um milagre qualquer coisa minimalista e sem importância

Sign In or Register to comment.