De a sua opiniao!O que voce acha?
De um adolescente com 16 anos,chegar em
casa no dia seguinte,nao vai a escola,roubar
vodka,bater em outros na rua,depredar e ser
levado para casa diz que só está se divertin
do a mae é pessoa idonea,nao fuma,nao be
be,nao sabe o que fazer,o que vc acha disso tudo,de opiniao.
Comments
Nessas horas qu eu falo que a presença de um pai ajuda muito. nao sei se o menino tem, mas se nao tiver, a mae consegue resolver sozinha, ate mesmo pq fui criada sem pai, eu e mais 3 irmaos. Se ela nao consegue, busque alguemadulto e responsavel proximo ao menino, sendo madrinha, tinha, tio...sente com ele conte sobre essa fase, o que a pessoa pensa e deseja, as trapulias, os erros, medos e explique claramente o grau de risco que a pessoa sofre dessa idade de ser desviado do caminho que foi criado, pois esta confuso e quer ser independente. Depois disso, mostre o quanto o entende, percebe o que ele quer, das dificuldades dele no ponto de vista dele e o quanto é sofredor pra ele( na cabeça dele) e assim, fale da vida, como é dificil, das pessoas que ja passaram por isso, que tiveram amigos passageiros e daqueles que buscaram algo navida, buscou o prazer em alguma coisa, seja canto, desenho, esporte e o insentive nisso. Mas ser amorosa, compreensiva sim, porem justa. Diga que os castigos não são pq nao gosta dele, mas sim pq ele precisa ser punido para refletir e entender que é errado e fara mal para ele no futuro. Se possivel, leve-o em clinicas de recuperaçãio de pessoas drogadas ou ate mesmo que cometeu vandalismo por diversao e deixe-o ouvir o depoimento daqueçes que se arrependeram. Vai doer, pq talves nem é o estagio que ele se encontre, mas ele precisa ver para acordar pra vida.Depois leve-o em projetos de periferia mesmo, onde crianças que ao contrario dele, nao tinha uma mae exemplar em casa, mas lutaram contra aquela cina e encararam um esporte, musica, futebol e ate mesmo estudar e pedir a eles para contar como a sociedade os trata bem pelo esforço, o quanto eles sabem se divertir de acordo com a idade deles,indo em festas com horarios limitados, como é o conviveo com seu amigos...tudo sem vandalismo. Radicalismo ou nao,mas se nao entendi errado, a mae nao vai aguentar e nem da conta de fazer ele parar, caso vá adiante nesse vandalismo todo.
Colocar de castigo quando errar sim
mas dar uma boa alimentação de acordo com as as condiçoes da familia
mostrar que o respeita nao o teme
e mo mais se possivel investir no que ele quiser quando a cultura, seja estudar com materiais que ele goste, seja esporte com uniforne, ou musica com o que for util.
Bom, em fim, acho que ta em tempo de virar o jogo.
espero ter ajudado.
As pessoas tanto faz ser adolescente, se não tiver regras do que se pode e não se pode fazer, não tem respeito nem com elas
nunca é tarde para se colocar regras par uma pessoa , comece tirando (dinheiro, vÃdeos, etc)para depois dar (regras) quando se da muito amor com muita liberdade infelizmente se estraga
à difÃcil? Ã
mas tem que ter o coração endurecido e enfrentar os erros
feichar os olhos e trabalhar com reações diferentes que ele não esta esperando - supreenda esse revoltado pois quem bebe, bate e acha que é tudo normal esta revoltade precisa se saber doque - quem sabe talves falta de LIMITES
Acho que está na hora da mãe ser mais enérgica. Acho que quando o carinho e o diálogo não funcionam, está na hora dela ser menos mãe e mais amiga, mostrando que a vida não é só festa e que ele tem que ser um homem de bem pra ter forças pra enfrentar dignamente sua realidade.
Bjus.
precisa de ajuda URGENTE!
Oi maripoza,
Essa é uma situacao tÃpica que tem ocorrido com muitos adolescentes por aÃ, infelizmente.
Eu nao conheco a história desse rapaz, se ele sofreu alguma grande perda ou se ele usa toda essa rebeldia para chamar a atencao porque se sente rejeitado. Pode ser por vários motivos que ele age desta maneira, mas agora o mais importante é pensar em que medidas tomar para reeducá-lo.
O ideal é que um homem, alguém do sexo masculino, que imponha respeito e autoridade fale com ele de "homem para homem". Com certeza este rapazinho está sendo influenciado por amizades para estar por aà fazendo o que quer ou talvez sempre teve muita liberdade dos pais para fazer o que quisesse.
Alguém precisa CONVERSAR primeiro com ele e perguntar porquê ele age desta maneira e ele precisa saber das conseqüências (castigo, punicao) se nao obedecer, se nao mudar o comportamento dele.
Eu também tenho um irmao desta mesma idade, minha mae é sozinha para criá-lo e é muito difÃcil para ela chamar a atencao dele e impor autoridade, por isso, devez enquando, quando a situacao fica feia e ele fica rebelde, ela recorre ao ex-namorado ( que é agora um grande amigo ) para ter uma conversinha de "homem para homem" com meu irmao e eu te digo que ajuda bastante. Mas é necessário que esse rapaz tenha um acompanhamento constante e sofra a punicao pela desobediência e rebeldia. Ele nao pode fazer coisas erradas por aà e nao receber um castigo.
Por exemplo, sabia que a vara para os filhos é aconselhada na bÃblia?
Também nao se disciplina com a vara na hora da raiva, é muito importante usar a hora certa para corrigir o filho.
Leia:
Provérbios 29: 15; 17
"A vara da correcao dá sabedoria, mas a crianca entregue a si mesma envergonha a sua mae."
"Discipline seu filho, e este lhe dará paz; trará grande prazer à sua alma."
Provérbios 19: 18
" Discipline seu filho, pois nisso há esperanca; nao queira a morte dele."
Provérbios 13: 24
" Quem se nega a castigar seu filho nao o ama; quem o ama nao hesita em discipliná-lo."
Um beijo e eu espero que estas palavras tragam bencaos para a mae deste menino e para ele também.
bela
Nossa Maripoza que difÃcil!! Imagino se fosse meu filho o que faria... Vejamos pelo o fato de ele ter 16 eu faria o que a mãe de uma amiga fez com ela nesta mesma idade, eu diria: Se não vai na escola tem que trabalhar e trazer dinheiro para ajudar em casa. Se não trouxer dinheiro não poderá fazer refeições aqui. Só pode sair final de semana e voltar dcedo pra casa. Se dormir noite fora, não poderá retornar para dormir em cacsa o dia seguinte. Se eu souber que roubou alguém, denuciarei ao juiz de menor que e onde você ficara. Com criança dura só regras também duras e o que funciona.Não deve somente impor estas regras mas também ser seria a respeito. Pode ser que no principio seja doloroso pra você, mas lembre-se, se não tomar uma atitude dura agora, terá futura mente um criminosos em casa.Boa sorte!!!!
ele tá precisando de uma pscologa!!!
bjs!â¥â¥â¥
Ele está precisando de ajuda.
A mãe pode procurar alguém de alguma associação para ajuda-la.
bjo