Predestinação ou livre arbítrio?
As duas teorias são muito discutida no meio evangélico, coloque sua opinião sobre este assunto tão polêmico.
As duas teorias são muito discutida no meio evangélico, coloque sua opinião sobre este assunto tão polêmico.
Comments
Romanos 9:
21 Ou não tem o oleiro poder sobre o barro, para da mesma massa fazer um vaso para honra e outro para desonra?
22 E que direis se Deus, querendo mostrar a sua ira, e dar a conhecer o seu poder, suportou com muita paciência os vasos da ira, preparados para a perdição;
23 Para que também desse a conhecer as riquezas da sua glória nos vasos de misericórdia, que para glória já dantes preparou,
A bíblia fala claramente sobre a predestinação.
Salmos 139 : 16 "Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe; e no teu livro todas estas coisas foram escritas; as quais em continuação foram formadas, quando nem ainda uma delas havia."
Todas as coisas foram escritas quando nenhuma delas havia ainda, isso é predestinação.
Graça e paz!!!
Diante de tantas sub-teorias dentro de apenas estas duas, observando os fatos e com um toque de raciocínio, acredito em predestinação. Pois não sei porque nasci (como eu sei, todos sabem), e somos influenciados desde o nosso nascimento, então não escolhemos nada só somos influenciados a cada segundo, o máximo que fazemos para parecer ter opinião própria é mergulhar num mundo de ideias prontas e a partir delas criar mesclagens ou aceitar um pronta. E isso tudo só acontece graças ao que aprendemos, se não temos conhecimento somos animais comuns e animais comuns são mais influenciados ainda.
Não é um assunto muito discutido apenas no meio evangélico, mas sim na maioria das religiões se não todas e também fora delas.
Livre arbítrio
Deus nos dotou de livre arbítrio...e junto com a dádiva do livre-arbítrio, Deus nos deu a habilidade de pensar, de avaliar as coisas, de tomar decisões e de distinguir o certo do errado. (Hebreus 5:14) Assim, o livre-arbítrio se basearia numa escolha inteligente.
Não fomos feitos como robôs que não pensam, sem vontade própria. Tampouco fomos criados para agir por instinto, como os animais. E Deus não é desamoroso pra escolher alguns e descartar outros.... Em vez disso, o Criador nos deu nosso maravilhoso cérebro que foi projetado para operar em harmonia com a nossa liberdade de escolha.
Mas isso não deve ser usado como desculpas pra dizer "eu faço o que eu quero". . A Palavra de Deus diz: “Comportai-vos como homens livres, não usando a liberdade como cobertura para o mal.” (1 Pedro 2:16) Deus deseja que usemos o livre-arbítrio de maneira correta, buscando fazer o que é certo segundo as leis dele...
Leia o livro:
COROLARIUM
pelo espírito de Maria de Nazareth,
que aborda esse tema com magistralidade.
Felicidades !
O livre arbítrio é um direito do ser humano e nem o próprio Deus interfere; todavia, existe algo que se chama de "vontade soberana de Deus" e esta vontade, quando manifesta, qualquer homem por mais que queira, não consegue mudá-la e a explicação é muito simples: a situação envolve muito mais do que o indivíduo, envolve toda uma circunstância que extrapola a sua vontade própria. O melhor exemplo narrado nas escrituras sagradas é o caso dos nefelins, a raça híbrida que aterrorizou a humanidade em tempos pré diluvianos.
Não existe predestinação. Tudo depende da NOSSA VONTADE. Quem sabe faz a hora, não espera acontecer.
somos híbrido, predestinados pelo espírito que habita em nós, mas, também livres para cairmos. se nos permitirmos que aquele que nos habita, guiarmos, seremos predestinados a glória.
Roberto, predestinação não existe.
Você não nasceu predestinado a ir para o inferno ou para o céu; você não nasceu para ser fatalmente pobre ou rico. O livre arbítrio, dom de Deus, permite que as escolhas humanas conduzam a conseqüências que determinam a nossa situação.
Não é possivel aceitar essa teoria
Livre arbitrio, eu gosto dessa tese.