LUZ E RESPONSABILIDADE "Vós sois a luz do mundo" (Mateus, 5, 14).?
"O Espírito Emmanuel, comentando esta passagem, fala-nos que quando Cristo designou os seus discípulos como sendo a luz do mundo, assinalou-lhes tremenda responsabilidade na Terra. É que a chama da candeia gasta o óleo do pavio. Nesse sentido, o Cristão sem espírito de sacrifício é lâmpada morta no santuário do Evangelho. Recomenda-nos, assim, não nos determos em conflitos ou perquirições sem proveito, visto que a luz não argumenta, mas sim esclarece e socorre, ajuda e ilumina (Xavier, s.d.p., cap. 105)
Mas, em meio à responsabilidade de seguir o Mestre, deparamo-nos com algumas perguntas de ordem pessoal: Por que esses esforços se não ganho nada financeiramente? Por que doar a minha saúde em prol do Evangelho? Por que perder horas de sono ajudando um necessitado? Contudo, mesmo no meio desses conflitos íntimos, os amigos do além vem nos dizer para esquecermos de nós mesmos, tomarmos a nossa cruz e caminharmos mesmo com os pés sangrando e os joelhos desconjuntados.
6.3. CLAREAR SEM OFUSCAR
Observe que, em muitas circunstâncias da vida, a luz da vela tem maior utilidade do que a do holofote. Por pequena que seja, ela serve para alumiar uma parte da escuridão. Nesse sentido, em se dizendo que luz não argumenta, mas ilumina, é que ela deve clarear sem ofuscar. Ela deve iluminar a sombra da ignorância, sem erradicá-la de uma vez. Ela assemelha-se ao semeador que saiu a semear. Este deve escolher a terra boa, arroteá-la, a fim de que a semente dê frutos sazonados. Transpondo para o campo do Espírito, o Semeador não deve iluminar a esmo, mas, sim, e antes de tudo, preparar o ânimo daqueles que irão receber a Boa Nova. Sem essa preocupação constante, estaremos apenas dando pérolas aos porcos."
Querida amiga Luz,
No eu ponto de vista, toda a renúncia, sacrifício se chama Caridade. Ao praticar estes atos temos que nos esquecer de nós mesmos, e carregarmos a nossa própria cruz, como dizia Jesus.
Disse o Apóstolo Paulo:
“Ainda que eu falasse todas as línguas dos homens e a língua dos próprios anjos, se eu não tiver caridade, serei como o bronze que soa e um címbalo que retine; - ainda quando tivesse o dom da profecia, que penetrasse todos os mistérios, e tivesse perfeita ciência de todas as coisas; ainda quando tivesse toda a fé possível, até o ponto de transportar montanhas, se não tiver caridade, nada sou.”
“E, quando houvesse distribuído os meus bens para alimentar os pobres e houvesse entregado meu corpo para ser queimado, se não tivesse caridade, tudo isso de nada me serviria.”
A caridade é paciente; é branda e benfazeja; a caridade não é invejosa; não é temerária, nem precipitada; não se enche de orgulho; - não é desdenhosa; não cuida de seus interesses; não se agasta, nem se azeda com coisa alguma; não suspeita mal; não se rejubila com a injustiça, mas se rejubila com a verdade; tudo suporta, tudo crê, tudo espera, tudo sofre. “
Agora, estas três virtudes: a fé, a esperança e a caridade permanecem; mas dentre elas, a mais excelente é a caridade.”
S. Paulo, 1: Epístola aos Coríntios, cap. XIII, vv. 1 a 7 e 13)
Tenha um Lindo domingo.
Fique com Deus.
Interressante. Acho que esta pergunta caiu direitinho para mim. Sera?
Te adoro LUZ bjokas
...."Recomenda-nos, assim, não nos determos em conflitos ou perquirições sem proveito, visto que a luz não argumenta, mas sim esclarece e socorre, ajuda e ilumina"...
Este trecho deveria ser uma regra a ser seguida, ou pelo menos refletida sobre sua veracidade. Pouco respondo nesta categoria mas o que vejo de acusações infundadas, discussões inúteis em torno da religião X ou Z! E de que vale isto? Onde eu tirei meu tÃtulo de melhor religião ou melhor pregador?
A luz deve iluminar a ignorância, e não eliminá-la de vez....
Lembrou o filme recomendável Profecia Celestina, o enredo do filme explica isso de forma que ao sabermos doar, seremos recarregados numa manutenção constante. à o tipo de situação que depende de esforço extremamente pessoal numa experimentação de auto-reconhecimento e renúncia corajosa, persistente, dependente de vontade inquebrável, rotunda, fé, argúcia, esperança, com oração de pedido de auxilio para os seres do astral cósmico glorioso. Entendo que o semeador se comporte como o vento, o ar, que levam sementes, pólens, germens com a poderosa força criadora de Deus semeador vencedor.
Magnifica intervenção a sua. Gostei.
Mas, de que serve a luz se o meio está todo iluminado? De que servem os ajuntamentos de pequenas velinhas acesas... O que é necessário é que cada pequena velinha parta para as regiões mais obscuras, desça aos sÃtios mais ignóbeis, abrace a tarefa de iluminar e só se pode iluninar o que está na escuridão.
Mão se pode fugir do erro, da negatividade, da queda, pois é nesse meio que devemos clarear quem erra, alentar quem desanima e levantar quem caiu.
Abraço e muita Paz para todos.
Todos nós temos algo para acrescentar!
Então todos tem a função de iluminar algo!
Abs.
Olá!
Colega,muito bom!
“Não deixem a candeia em baixo do alqueire!”
PAZ!
Quem ler o livro dos Atos, caps. 1, 2, 7,10 e 19; quem ler os caps. 12 e 14, da 1ª carta de Paulo aos Cor., fica sabendo como os Apóstolos agiam, enquadrados na Moral, no Amor, na Revelação, no Saber e na Virtude, para darem provas de ser a luz do mundo.
companheira Luz__ essa luz de que falou cristo é a luz da preucupação em praticar a caridade. as pérolas aos porcos é quando falamos sabedoria a pessoas que não querem ver por não quererem nem sequer pensar
JESUS, nem mais e nem menos, ele é o farol que ilumina os navios de nossas almas, perdidas sem direção ao porto em uma neblina densa de impurezas e erros, que temos que desviar dos corais da maldade aqueles que encravam nas pedras e não saem e que machucam...´Só a Luz que pode nos iluminar...