Qual a gravidade da atmosfera terrestre?

Quero saber a gravidade na atmosfera, a distância da superfície terrestre da exosfera(de onde você tirou a gravidade) e de outros planetas do sistema solar(GRAVIDADE ATMOSFÉRICA) e quero DADOS EXATOS.

Comments

  • Para sabermos tal assunto terás que fazer um cálculo:

    A gravidade só da atmosfera depende de sua massa e a massa da atmosfera é de:

    5 x 10^18 kg.

    A massa da Terra é de 6 586 242 500 000 000 000 000 toneladas.

    E como a gravidade Terrestre é um, por definição, deves subtrair a massa da atmosfera da massa da própria terra. E observando os valores das massas aplicas a lei da gravitação que é diretamente proporcional às massas e ao inverso do quadrado das distâncias.

    Eu não fiz os cálculos, mas pela proporção numérica seria em torno de 1%. Estou chutando.

    Para orientar teus cálculos podes seguir isto:

    http://www.if.ufrgs.br/~maikida/exerciciosgravitac...

    Mãos à obra.

    Não encontrei um objetivo prático em tua questão e por isso acredito que seja um mero exercício de matemática dado por teu professor, acertei?

    Bons estudos.

  • Sua pergunta não tem sentido.

    Se está querendo calcular a gravidade gerada pela massa da atmosfera, terá que usar a lei de Coulomb: qualquer ponto interno a uma "casca" esférica está sujeito a uma aceleração nula.

    Considerando que estamos à altitude do mar (altitude = zero), estamos totalmente envolvidos por sua massa, logo a resultante gravitacional é exatamente zero!

  • <QUOTE>a distância da superfície terrestre da exosfera(de onde você tirou a gravidade)</QUOTE>

    Não percebo de onde foste buscar essa ideia. Mesmo à altitude da exosfera, ainda há gravidade terrestre. Aliás, até na Lua ainda há gravidade terrestre; senão, a Lua não conseguia orbitar em torno da Terra -- a Lua continuaria em frente.

    Se o que queres saber é a aceleração gravitacional gerada por toda a atmosfera, então podes usar a lei da gravitação universal de Newton. A massa da atmosfera da Terra é cerca de 5E18 kg. http://en.wikipedia.org/wiki/Atmosphere_of_Earth

  • deixa eu ver se eu entendi, toda massa causa uma gravidade, então vc perguntou qual a gravidade causada pela massa da atmosfera terrestre. é isso?

  • Não existe "gravidade atmosférica". Os planeta simplesmente têm suas próprias gravidades se vistos como um todo. E a exosfera pode ainda ser percebida a centenas de milhares de quilômetros de distâncias da Terra.

Sign In or Register to comment.