No livro Dom Casmurro o leitor consegue ter certeza da fidelidade ou infidelidade de capitu?

estou com dificuldade pra resonder essas perguntas sobre o livro dom casmurro de macado de assis !! me ajudem por favor?!

Comments

  • Não consegue e isso é que faz com que o livro seja brilhante.

  • A graça deste livro, que alias e unico da literatura brasileira que eu gosto, esta justamente na duvida que o autor impoe aos seus leitores sobre a fidelidade ou nao da personagem Capitu.Pessoalmente, eu acredito, na fidelidade, e as razoes pra isso sao simples:

    1. Nao existe prova, e nenhuma evidencia razoavel durante todo o romance, entao, a duvida deve favorecer o reu.

    2.Nao da pra confiar no ponto de vista de um ciumento...Da? Os ciumentos distorcem tudo, vem tudo por um angulo que faz com que indicios se tornem provas cabais.

    Mesmo, assim a resposta para sua pergunta é nao. O leitor nao consegue ter certeza sobre a fidelidade ou infidelidade de capitu, porque Machado de Assis coloca o leitor do romance no lugar de Dom Casmurro. E o ponto de vista dele que vale no livro, e suas duvidas passam a ser nossas tambem.

    Beijos

  • Não querido, a grande graça e fantasia do livro está nisso, o leitor que configura o cenário e a resposta. O livro traz apenas induções, o filho que se parece com o vizinho... a ocasião da noite que poderia ter ocorrido algo entre Capitu e o vizinho.. Mas não traz a evidência.

    Se a trouxesse, o autor definiria a vilania da personagem, e a grande graça é o fato de ela permanecer encoberta com este véu, adúltera ou fiel?

    Opinião pessoal? Eu acredito na fidelidade...

  • Não, Lala... por isto, existe o eterno mistério do enigma de Capitu...

    Afinal, ela traiu ou não Bentinho ?

    Machado de Assis deixou este mistério para a posteridade tentar resolver... (vêm aí novo filme sobre o tema com Ana Paula Arósio, no papel de Capitolina).

    27.09 - Boa noite...

  • Não, acho que nem Machado de Assis sabe se Capitu traiu ou não Bentinho, acho que "só ela" poderia nos dizer isso.

    Particularmente eu acho que Capitu traiu Bentinho sim, nem mesmo a mente mais doentia conseguiria imaginar tanta coisa...

  • Claro que não...além do livro ser narrado pelo próprio Bentinho(narrador não-confiável), existem passagens que podem indiciar a favor ou contra a traição- e aí reside a genialidade da obra machadiana.

  • Não. Em nenhum momento fica explícito que Capitu traiu seu marido. Esse é um dos maiores mistérios da literatura brasileira e acho que Machado está rindo de nós até hoje.

    Beijos!

  • Em Dom Casmurro, encontramos a dúvida sobre a existência do adultério de Capitu, não havendo nenhuma cena que o comprove, permanecendo apenas como suspeitas. Sendo escrito em primeira pessoa, apresenta apenas a interpretação dos fatos presenciados pelo narrador-personagem, não apresentando em nenhum momento outras visões. O fato de o autor escrever o romance em capítulos curtos, com títulos explicados posteriormente e de utilizar citações de obras importantes e personagens históricos, em frases curtas, facilita a leitura e prende o leitor.

    Machado de Assis permite, ao deixar o final com uma questão em aberto, que um mesmo leitor retome o livro e tire diferentes conclusões a cada vez que o relê.

    O Enigma da Traição

    Pela narração não há como afirmar se houve ou não adultério. Os fatos deixam dúvidas, pois a semelhança de Ezequiel com Escobar, o fato de Escobar ser muito amigo de Capitu e sempre rondar a família levam o leitor a pensar que houve a traição. Por outro lado, a amizade de Capitu por Escobar não seria amor carnal, mas um amor fraterno, o seu amor por Bentinho desde a infância e a sua luta por ele, além do fato dele não ter visto a traição, levam o leitor a acreditar em sua fidelidade. O leitor pode supor que Bentinho fosse ciumento e imaginasse os fatos. Não há comprovação de nada, afinal a visão dos fatos é parcial, já que Bentinho que narra a história como a vê. Além disso, soma-se uma lógica ziguezagueante que com que Bentinho narra a história, um raciocínio tortuoso que, por vezes, omite certos fatos propositalmente, e em outros, esquece de contar episódios.Entretanto, não se pode afirmar em quais trechos houve omissão proposital ou não.

    Há divergências sobre a traição de Capitu. Várias teses acadêmicas já abordaram o assunto e nenhuma chegou a uma análise conclusiva:

    Em páginas mais avançadas deste clássico da literatura brasileira, o autor deixa claro que o filho de Bentinho com Capitu era quase idêntico ao seu amigo Escobar.

    Antes, porém, o pai de Sancha relata que Capitu se parece muito fisicamente e também no gênio com sua falecida esposa, deixando a idéia de que existem semelhanças inexplicáveis no mundo, o que justificaria a semelhança entre o filho de Dom Casmurro e Escobar.

    Também há criticas sobre o fato de que, tanto Capitu quanto Escobar sempre achavam que, quando crescessem, Ezequiel e Capituzinha acabariam namorando, algo que não incentivariam caso as crianças fossem realmente irmãs.

    Nas páginas iniciais da obra, o autor descreve Capitu como tendo muita facilidade em disfarçar as situações, inclusive enganando seus pais que tanto amava muitas vezes, o que fortalece a hipótese de adultério.

    Cogita-se a possibilidade de a mãe de Bentinho também desconfiar da paternidade de Ezequiel, já que com o passar do tempo, conforme a criança vai ficando cada vez mais parecida com Escobar, ela passa a ser indiferente com o neto e também com Capitu.

    Apesar da suspeita acima, não se pode deixar de cogitar também o fato de simplesmente a mãe de Bentinho ter se tornado uma senhora "ranzinza" com o passar dos anos, portanto mais fria com as pessoas ao seu redor.

Sign In or Register to comment.