Quem não é funcionário público pode ocupar cargo de chefia na repartição pública?

Jamais vimos um funcionário público ter cargo de chefia em empresa privada. Chefia em repartição pública, pela lógica, somente poderia ter quem,de lei, fosse funcionário público. Alguém sabe me informar se é lícito?

Comments

• Depende muito do Q. I.

• No país onde um semi analfabeto que tambem a mãe nasceu analfabeta .Tudo pode amigo;

• Loyse,

Claro q sim

Qm não era servidor público, passou a integrar os quadros da administração pública, na qualidade de servidor em cargo comissionado (CC), pode exercer cargo de chefia

Os cargos comissionados são podem ser aqueles de chefia, direção e assessoramento

• Existem os chamados cargos ad nutum, ou seja, de livre nomeação. É ocaso dos Ministros de Estado, Secretários Estaduais e Municipais que são de livre nomeação da autoridade titular. O problema é que se pode criar cargos ad nutum, de livre nomeação até pra chefe de portaria ou assessor de p(*) nenhuma; ai está o abuso. O que acontece na prática? O cara, não passou em nenhum concurso, é nomeado chefe pela autoridade ( ou na maiorria das vezer ôtoridade), ganha um salário alto e não tem compromisso com a coisa pública, só com quem o nomeou. É o que chamamos de vícios da Administração ( compadrismo). Para você ter uma idéia, o Presidente Americano pode nomear livremente algumas centenas de cargos ad nutum, já o Lula, criou milhres para empregar os correligionários que perderam eleições e que contituem sua claque organizada. Foi o presidente que mais criou cabides de emprego na nossa história.

O que precisa ser feito é limitar esses cargos, tanto em número como em critérios de capacitação.

Quer ver um outro absurdo: você sabia que os ministros do STF são nomeados pelo Presidente da Repúlbica e nem sequer precisam ser juristas? Qualquer um pode ser nomeado Ministro do Supremo, basta ter "notório saber jurídico"e, pasme, "conduta ilibada". Assim é a Constituição. Isso não foi mudado na Reforma do Judiciário porque contrariava interesses políticos.

A verdade dura, pura e cura é que temos uma casta de apaniguados, como se fosse uma aristocracia dentro do Serviço Público. Quem mais sofre com isso é o cidadão que tem um serviço público ruim e caro. Sofre também os funcionários de carreira, que são concursados e capacitdos e têm que se submeter a essa gente desqualificada que só faz besteiras.

SOLUÇÃO: Limitar drasticamente o número de servidores nomeados por apadrinhamento nos três poderes da República. E não me venham dizer que estou com discurso anti-governista porque se preciso for eu dou nome aos bois!

• Pode ser um CC com FG.

Cargo em comissão com função gratificada.

Sign In or Register to comment.