A ética proveniente do cristianismo católico (que vigorou da ascensão do cristianismo até o fim da Idade Média) possuía uma Ética ligada a caridade (com seus mosteiros em que fé, oração, reclusão, abstinência e humildade) poderiam conduzir o homem a Salvação, nesta visão, os bens financeiros poderiam se tornar um obstáculo para uma vida espiritual elevada. Depois da ascensão do movimento protestante, uma nova concepção teológica ganhou força, nele o homem deve possuir a mesma estrutura da ética católica, PORÉM será o trabalho (e não só fé, oração e penitência) que conduzirá o homem a salvação. Desta forma, os bens materiais já não seriam visto como obstáculo, mas como um símbolo da glória de Deus na vida do fiel. Assim, podemos compreender como a burguesia, aproximou-se dos ideais protestante, já que estes não os “culpavam” pelo acumulo de bens que possuíam. O livro “A ética protestante e o espírito do capitalismo”, do pensador Max Weber trabalha exatamente com esta ideia, ou seja, ligando o crescimento do capitalismo com a ascensão teológica do pensamento protestante em que “dinheiro e salvação” não se tornam inimigos.
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A ética proveniente do cristianismo católico (que vigorou da ascensão do cristianismo até o fim da Idade Média) possuía uma Ética ligada a caridade (com seus mosteiros em que fé, oração, reclusão, abstinência e humildade) poderiam conduzir o homem a Salvação, nesta visão, os bens financeiros poderiam se tornar um obstáculo para uma vida espiritual elevada. Depois da ascensão do movimento protestante, uma nova concepção teológica ganhou força, nele o homem deve possuir a mesma estrutura da ética católica, PORÉM será o trabalho (e não só fé, oração e penitência) que conduzirá o homem a salvação. Desta forma, os bens materiais já não seriam visto como obstáculo, mas como um símbolo da glória de Deus na vida do fiel. Assim, podemos compreender como a burguesia, aproximou-se dos ideais protestante, já que estes não os “culpavam” pelo acumulo de bens que possuíam. O livro “A ética protestante e o espírito do capitalismo”, do pensador Max Weber trabalha exatamente com esta ideia, ou seja, ligando o crescimento do capitalismo com a ascensão teológica do pensamento protestante em que “dinheiro e salvação” não se tornam inimigos.
A pergunta está mal formulada
desculpa,mas desde quando protestantes tem ética?
eles não praticam o q pregam..logo não há ética!