Estou estudando pra algumas provas.. me ajudem nessa questão?

Numa figura de um caminhão onde suas dimensões medem 2m de altura , 5 m de largura e outros 2 m de lado . Ele devera ser carregado com caixas cúbicas iguais , com 0,5m de aresta cada uma, sendo que , em decorrência do seu peso, elas poderão ocupar somente 80% do volume total do baú . Nessas condições o numero mínimo de viagens para necessarias para transportar 640 dessas caixas éee..?

Brigadoo!

Comments

• Numa figura de um caminhão onde suas dimensões medem 2m de altura , 5 m de largura e outros 2 m de lado . Ele devera ser carregado com caixas cúbicas iguais , com 0,5m de aresta cada uma, sendo que , em decorrência do seu peso, elas poderão ocupar somente 80% do volume total do baú . Nessas condições o numero mínimo de viagens para necessarias para transportar 640 dessas caixas éee..?

Brigadoo!

Obviamente essas dimensões do caminhão são as medidas da caçamba. Com essas medidas, vou descobrir o volume da caçamba. Basta multiplicar a altura pela largura e depois multiplicar o produto (resultado da multiplicação) pelo lado e terei o volume: assim, calculo 2 (a altura) vezes 5 (a largura), tendo 10. Esse 10 é multiplicado por 2 (o lado) e o resultado que eu tenho é 20. Como todos esses números estavam em metros, esse 20 corresponde a um volume de 20 m³, ou seja, vinte metros cúbicos.

Agora vamos ver o volume das caixas. Uma aresta é um lado (ou seja, uma aresta é a altura, a outra é a largura e a outra é a profundidade). Como as caixas são cúbicas, todas as arestas são iguais: a altura, a largura e a profundidade são iguais. Assim, acho o volume multiplicando 0,5 (altura) vezes 0,5 (largura), que dá 0,25. Multiplico 0,25 por 0,5 (profundidade) e tenho o resultado 0,125 m³. A medida da aresta é em metros, lembra? Então, tenho o volume medido em metros cúbicos.

Agora vamos ver o que mais você pôs na pergunta: as caixas podem ocupar apenas 80% do volume do baú (vou supor que a caçamba seja o tal “baú”). Então, vou descobrir quanto valem 80% do volume da caçamba. Sei que 80% é o mesmo que 80 centésimos. E sei que o volume da caçamba é de 20 m³. Assim, o volume ocupado pelas caixas é:

80% de 20 = 80 x 20 = 4 x 20 = 4 x 4 = 16 = 16 m³

100 5

Nota: aqui eu simplifiquei frações, para facilitar a vida.

Agora eu vejo ver quantas caixas eu posso colocar nesse espaço de 16 m³. Basta dividir o volume de 16 m³ pelo volume de cada caixa. O volume de cada caixa é 0,125 m³. O resultado final da divisão vai me mostrar quantas caixas eu posso levar em cada viagem (isto é, quantas caixas cabem em 80% do espaço do caminhão).

16 : 0,125 = 16: 1 = 16 x 16 = 256

16 1

Nota: esta conta foi feita usando truques com frações. A complicação é que eu não consigo acrescentar as barras de frações na digitação.

Agora que eu sei que cada viagem me permite 256 caixas, basta dividir o número de caixas que eu tenho de transportar por esse número. Assim, divido 640 (número total de caixas) por 256 (número de caixas que cada viagem leva).

640 = 320 = 160 = 20 = 5 = 2,5

256 128 64 8 2

Assim, concluo que preciso de no mínimo duas viagens e meia para transportar todas as 640 caixas. Mas e esse número quebrado? Que história é essa de fazer duas viagens e meia? Ora, quer dizer que, se nas primeiras duas viagens eu levar a capacidade máxima de caixas que o caminhão agüenta (ou seja, se eu levar 256 caixas na primeira viagem e 256 caixas na segunda viagem), ainda vou deixar para trás 128 caixas. Essas 128 caixas são metade da quantidade máxima que o caminhão agüenta levar. A terceira viagem contará como meia viagem porque nela vamos levar apenas metade da quantidade de caixas de uma viagem normal. Ou seja, na verdade será precizo fazer no mínimo três viagens para levar as caixas (sendo que na terceira o caminhão levará metade da carga que suporta).

• .,----.

(.Oi.!.)................................-.

.`---´_...............................\..\

........(_)...............................\..\

...........O...............................|..|

.............o.............................|..|

................./\----/\..._.,-.-.-.._.|..|

................/.^...^..\,'..............`..;

...............(..O...O...)...................;

................`..=o=_,'...................\

................../.........._,----..__........\

................./.._.)...,'............`-..`.-..\

................/.,'./..,'....................\.\.\..\

..............././../.,'.....................(,_)(,_)

..............(,;..(,,)

Sign In or Register to comment.