Estou estudando pra algumas provas.. me ajudem nessa questão?

Numa figura de um caminhão onde suas dimensões medem 2m de altura , 5 m de largura e outros 2 m de lado . Ele devera ser carregado com caixas cúbicas iguais , com 0,5m de aresta cada uma, sendo que , em decorrência do seu peso, elas poderão ocupar somente 80% do volume total do baú . Nessas condições o numero mínimo de viagens para necessarias para transportar 640 dessas caixas éee..?

Brigadoo!

Comments

• Numa figura de um caminhão onde suas dimensões medem 2m de altura , 5 m de largura e outros 2 m de lado . Ele devera ser carregado com caixas cúbicas iguais , com 0,5m de aresta cada uma, sendo que , em decorrência do seu peso, elas poderão ocupar somente 80% do volume total do baú . Nessas condições o numero mínimo de viagens para necessarias para transportar 640 dessas caixas éee..?

Brigadoo!

Obviamente essas dimensões do caminhão são as medidas da caçamba. Com essas medidas, vou descobrir o volume da caçamba. Basta multiplicar a altura pela largura e depois multiplicar o produto (resultado da multiplicação) pelo lado e terei o volume: assim, calculo 2 (a altura) vezes 5 (a largura), tendo 10. Esse 10 é multiplicado por 2 (o lado) e o resultado que eu tenho é 20. Como todos esses números estavam em metros, esse 20 corresponde a um volume de 20 m³, ou seja, vinte metros cúbicos.

Agora vamos ver o volume das caixas. Uma aresta é um lado (ou seja, uma aresta é a altura, a outra é a largura e a outra é a profundidade). Como as caixas são cúbicas, todas as arestas são iguais: a altura, a largura e a profundidade são iguais. Assim, acho o volume multiplicando 0,5 (altura) vezes 0,5 (largura), que dá 0,25. Multiplico 0,25 por 0,5 (profundidade) e tenho o resultado 0,125 m³. A medida da aresta é em metros, lembra? Então, tenho o volume medido em metros cúbicos.