Utilização de escórias siderurgicas em solos para plantio.?
Olá. Sou Metalurgista e li alguns artigos sobre a utilização da escória siderurgica na agronomia. No artigo, dizia que a escória serve como corretora do pH do solo. Gostaria de saber, se for possível, como andam essas pesquisas e se as escórias precisam passar um tratamento antes de serem utilizadas, afinal, se os resíduos dos processos siderúrgicos puderem ser utilizados na agronomia, estaremos a um passo do equlíbrio entre duas ciencias. E mais uma curiosidade. A correção de pH do solo é feita atualmente com quais substâncias? Valleuuuuu
Comments
As escorias de siderurgicas tem várias aplicações. Uma que eu vi inclusive vendendo para corretivo agricola é um chamado agrosilicio, produzido pela empresa Recmix. No site deles tem um monte de informação, que voce pode pesquisar. Atualmente para correção de solo é mais usado o calcareo dolomitico. Cal virgem é complicada de usar como corretivo devido sua reação com a água.
Bom, para começar a responder o que eu sei vou citar o trecho de um texto, é um pouco complicado mas eu já explico melhor:
"Escória básica de siderurgia: sub-produto da industria do ferro e do aço. Seus constituintes são o silicato de cálcio CaSiO3 e o silicato de magnésio MgSiO3.
Ação neutralizante:
CaSiO3 + MgSiO3 (escória) + H2O (solo) à Ca2+ + SiO3
= + Mg2+ + SiO3 = (solução do solo).
SiO3
= + H2O (solo) à HSiO3¯ + OH¯ (kb = 1,6 x10-3)
HSiO3¯ + H2O (solo)à H2SiO3 + OH¯ (kb = 3,1 x 10-5)
OH¯ + H+ (solução do solo) à H2O
Essas equações mostram que a ação neutralizante da escória é muito semelhante à do
calcário: neste caso, a base quÃmica é o SiO3 que também é fraca (Kb1 = 1.6 x 10¯3), mas é também
mais forte que a base CO3 = (Kb1= 2,2 x 10-4)."
A ação neutralizante é a seguinte, quando adicionado ao solo a escória vai reagir com a água, (H2O) formando outros elementos, que também vão reagir com a água formando dessa vez o hidroxido (OH-). Quanto mais hidroxido o solo tiver mais basico ele será, e quanto mais mais hidrogenio (H+) tiver, mais acido será. à necessario que o solo esteja equilibrado, nem com muito OH- ou H+, ou seja, nem muito basico ou ácido, o ideal é levemente ácido. Quando então o OH- é formado pela ação da escória, esse elemento vai se juntar com o H+ que está em excesso, no caso de solo ácido, formando água e assim deixando aos poucos o solo mais basico, no entanto até o limite adequado, pois a disponibilidade do nutrientes dependem de um solo equilibrado. Bom, o que sei sobre escória é isso, e existem sim varios trabalhos sobre o assunto, o que não sei, é por qual processo esse material tem que passar antes de ser usado.
Sobre os outros métodos de correção do solo são os seguintes:
"_Cal virgem agrÃcola produto obtido industrialmente pela calcinação ou queima completa do calcário. Seus constituintes são o óxido de cálcio CaO e o óxido de magnésio MgO, e se apresenta como pó fino.
_Cal hidratada agrÃcola ou cal extinta: produto obtido industrialmente pela hidratação da cal virgem. Seus constituintes são o hidróxido de magnésio Mg(OH)2; hidróxido de cálcio Ca (OH)2 e o hidróxido é também se apresenta na forma de um pó fino .
_Calcário calcinado: produto obtido industrialmente pela calcinação parcial do calcário. Seus constituintes são CaCO3 e MgCO não decompostos do calcário, CaO e MgO e também Ca(OH)2 e 3 Mg(OH)2 resultantes da hidratação dos óxidos pela umidade do ar. Apresenta-se na forma de pó fino. Sua ação neutralizante é devida à base forte OH¯ e a base fraca CO3.
_Carbonato de cálcio: obtido pela moagem de margas (depósito terrestre de carbonato de cálcio), corais e sambaquis (depósito marinhos de carbonato de cálcio, também denominado de calcário marinho). Sua ação neutralizante é semelhante à do carbonato de cálcio dos calcários."
Existe ainda o gesso agrÃcola, que é chamado de corretivo mas não altera o pH do solo, e sim neutraliza o Aluminio (Al3+) tóxico em subsuperfÃcie. O gesso adiciona ainda ao solo enxofre, fosforo calcio e magnésio.
Espero ter ajudado, se quiser debater sobre o assunto manda mais perguntas aÃ, até mais...
Procure informações nas universidades que desenvolvem pesquisas (Esalq, Unesp, Ufla, UFV,...), e na Embrapa.
Existem muitas dissertações e teses nessa linha.
A correção do pH (acidez do solo) é feita na grande maioria com calcário. O solo agricultável brasileiro é o latossolo presente no Cerrado que tem como caracterÃstica um pH baixo e alto teor de Al.
Periodicamente tem-se a necessidade de corrigir o pH.
Umas das preocupações com resÃduos industriais são os contaminantes com metais pesados.