Em que tipo de atividade econômica os brasileiros estavam envolvidos no segundo reinado?

Me ajudem pessoal, a resposta desta questão é urgente para mim. Obrigada...

Comments

  • A consolidação da política econômica imperial no Segundo Reinado se estruturou em

    torno de três questões básicas: organização da produção, do sistema financeiro e do comércio.

    Todas as medidas se inscrevem no processo de liberação de capitais: na questão da terra, da mão-

    de-obra, de ajuste cambial e da organização das atividades mercantis, o que se tornou possível

    após a resolução das questões que fragilizavam economicamente o Brasil. O estudo do Código

    Comercial e do pensamento econômico brasileiro contribuem para esclarecer a questão.

    Ao regulamentar as atividades comerciais e estabelecer novas diretrizes de cunho

    administrativo  muitas delas centralizadoras , o Estado teve como objetivo organizar as

    unidades produtoras e os diferentes setores da economia, a fim de promover o saneamento das

    finanças, cobrir contínuos déficits e atender a novos grupos econômicos que conquistavam maior

    importância política, como é o caso de grandes comerciantes e agiotas da praça mercantil do Rio

    de Janeiro, cujas fortunas estiveram (inicialmente) atreladas ao tráfico negreiro ou ao grande

    comércio internacional.

    Para saber mais: Dê uma olhada neste site!

  • Economia do Segundo Reinado.

    Durante o Segundo Reinado houve uma diversificação das atividades econômicas, muito embora o modelo econômico estivesse voltado para atender as necessidades do mercado externo.

    O cacau e a borracha ganharam destaque na produção agrícola. O surto da borracha - Pará e Amazonas - levou o Brasil a dominar 90% do comércio mundial. Porém, o principal produto de exportação brasileira será o café.

    Café: expansão e modernização.

    O café foi introduzido no Brasil, por volta de 1727, por Francisco de Mello Palheta. A partir de 1760 o produto passou a Ter uma importância comercial, sendo utilizado para a exportação. Inicialmente no Rio de Janeiro, no vale do Paraíba e, posteriormente o Oeste paulista.

    No vale do Paraíba, as fazendas de café eram estruturadas de forma tradicional, ou seja, grandes propriedades que utilizavam a mão­de-obra escrava. O esgotamento do solo e a escassez de terras contribuíram para a decadência da produção na região. Em contrapartida, a expansão do mercado consumidor internacional favoreceu a expansão do cultivo do café para o Oeste paulista.

    A economia cafeeira foi responsável pelo processo de modernização econômica do século XIX: desenvolvimento urbano, dos meios de transportes ( ferrovias e portos ), desenvolvimento dos meios de comunicação ( telefone e telégrafo ) , a substituição do trabalho escravo pelo trabalho livre e o surto industrial.

  • Café e um pouco da Borracha se eu não engano!! Acho que foi ai que o café passou o algodão, tabaco e cacau e passou a ser o principal, o dinheiro era aplicado na industrialização e começaram a surgir trabalhadores assalariados (italianos)!!

    Acho que é mais ou menos isso...

  • essa pergunta eu respondi semana passada na prova de historia.

    no inicio do segundo reinado a economia estava ainda na cana-de-açucar, na borracha e no cacau, então iniciou-se algumas plantações de café. nessa mesma época na europa o café foi considerado bebida fina, teve-se então ascenção do café, foi nessa época tambem em que começou a grande riqueza da região sudeste do Brasil.

Sign In or Register to comment.