Catolicos, vcs podem me responder o que significa SANTO pra vcs???

Seguinte, admiro muito a religião de vcs e tal, Acho super legal a forma que vcs tentam (muito embora as vezes não consigam) colocar na cabecinhas desses jovens (ohh criaturas teimosas) as coisas de Deus...

Mas não entendo!!!

Uma vez, vi um padre dizendo que só se deve adorar a Deus, que Santo é somente Ele, que toda a honra e gloria seja d'Ele, e até mostrou isso na biblia!!! Só que na mesma passagem está escrito para não se adorar nenhum outro deus, nenhum outro é tão santo como ele, não se fazer adoração a deuses de BARRO que têm olhos mas não veêm, tem boca mas não falam...

Enfim, se vcs são tão rigidos a respeito da biblia, pq adorar santos que a biblia condena??? O padre dizia que santo só Deus, pq então ele rezava para outros santos???

Sinceramente, vcs acreditam nessas imagens? Elas são realmente santas? Pq a desobediencia da biblia que vcs pregam com tanto fervor??? Não entendo nada disso...

Update:

Olha só a D. Massa Escolhe, pois a vida... (seja lá quem é vc) Foi uma pergunta, e não uma critica. Pq estás me julgando??? Falando que NÓS elegemos não sei quem, NÓS não vemos num sei mais o que... Não respondam se vcs não entenderam a pergunta gente...

Comments

  • Bom vamos lá!

    Santo somente Deus! o Santo dos Santos.

    Catolicos verdadeiros não adoram santos de barro, o que houve com o passar dos anos foi uma deturbação da imagem destas pessoas que a Igreja canonizava, pessoas que viveram suas vidas inteiramente para seu próximo, tentando ao máximo, até mesmo além das suas forças, seguir os caminhos que Jesus tanto insistia para seguirmos. O que houve é que as mentes das pessoas são pequenas demais para entender o que está muito acima delas, como porcos dentro de um chiqueiro, não conseguem levantar a cabeça, se um vai para um lado, todos os outros vão. Não acredito e a Igreja Catolica não prega, que estas pessoas que viveram entre nós, possam ter algum tipo de poder para realizar certas obras, milagres porpriamente dito. O que acontece é que a fé que as pessoas colocam nestas pessoas, é tão imensa que o que elas querem, conseguem como por exemplo se curar de alguma doença. Acreditam que poderam ser curadas se rezarem para tal pessoa ou para outra. Os santos da Igreja Católica são exemplos de vida a serem seguidos, nada mais que isso, são imagem que nós devemos nos refletir neles quando olharmos, não para serem adorados.

    O mesmo acontece em algumas igrejas evangelicas, se vc prestar atenção, verá alguns pastores orando sobre copos dé água e dando para as pessoas tomarem, ou orando sobre fitas de pano e pedido para que pessoas coloquem tala fita onde tem a sua doença. Acredito que as pessoas que obedeçam a estes pastores se curem de fato, mas não por causa da fita ou da água, mas por causa da fé que alimenta suas proprias almas.!?!?!?!

  • Creio em Deus Pai todo poderoso

    Criador do céu e da terra

    E em Jesus Cristo seu único Filho Nosso Senhor...

    Esta é a oração do Credo, acho que ela responde sua pergunta.

    Acreditamos sim na intercessão dos Santos, é só prestar atenção nos milhares e milhares de milagres atribuidos a eles todos os anos.

    Mateus (22, 30), Jesus Cristo ensina que os "santos são como os anjos de Deus no céu". Zacarias diz: "que o anjo intercedeu por Jerusalém ao Senhor dos exércitos" (1, 12 -13).

    O arcanjo Rafael diz a Tobias: "Quando rezavas com lágrimas, e sepultavas os mortos, eu oferecia tua oração a Deus" (Tob. 7, 12)

    "Somente Deus pode permitir que Maria se dirija ao mundo, através de aparições. Cristãos Evangélicos da Alemanha, deveremos talvez continuar a opor-lhes recusa e indiferença? Temos o direito de examinar tais fatos. Seria o cúmulo da tolice ignorarmos a voz de Deus que fala ao mundo, pela mediação de Maria, e dar-lhe as costas, unicamente, porque Ele faz ouvir sua voz através da Igreja Católica.

    No seu Magnificat, Maria declara que todas as gerações a proclamarão bem-aventurada até o fim dos tempos. Todos nós verificamos que esta profecia se cumpre na Igreja Católica e, nestes tempos dolorosos, com intensidade sem precedentes. Na Igreja Evangélica, tal profecia caiu em tão grande esquecimento que dificilmente se encontra algum vestígio da mesma."

    ("Manifesto de Dresden" (Maio/1982)

    Teólogos Luteranos Alemães)

    "Ninguém nunca se esqueça de invocar a Virgem e os santos pois eles podem interceder por nós."

    Lutero

  • Embora não seja católico, em nome da Verdade não posso deixar de me manifestar. 1º - o cristão católico não acredita em "imagem"; 2º - as "imagens" utilizadas pelos cristãos católicos, inclusive para ornamentar suas igrejas, não são imagens de "deuses pagãos"; 3º - não são as "imagens" adotadas pelos católicos que são "santas".

    Nenhum cristão acredita que deva orar a uma "imagem" para obter uma graça; o que a Igreja católica, que é tão cristã quanto todas as demais Igrejas cristãs, admite é a representação de algumas pessoas que, por sua amizade com Deus, devem ser consideradas intercessoras especiais, do mesmo modo que os protestantes e evangélicos consideram um pastor ou ministro como um importante intercessor.

    Tais pessoas são, especialmente, reconhecidas como "santas", isto é, "separadas" por Deus, por sua especial amizade com a Trindade; assim, o cristão católico ora a Deus, em nome de Jesus, mediante a intercessão de uma dessas pessoas consideradas "santas", das quais guardam fotografias, pinturas ou estátuas; agora, embora tenham especial consideração por estas representações de seus "santos", os cristãos católicos não acreditam que é a "imagem" que lhes alcança uma graça, mas a pessoa, já falecida e que se encontra na Graça de Deus, que intercede por eles.

    Tais pessoas representadas pelas "imagens", algumas das quais nós conhecemos bem, como "Pedro", "João Batista", "Paulo", "Maria, mãe do Senhor", entre outros, foram marcadas por sua especial relação histórica com Jesus ou pela fé que expressaram enquanto se encontravam vivas entre nós. Assim, tais pessoas tão especialmente consideradas, são tão humanas como nós somos humanos; não são, porém, consideradas "deuses", pois os cristãos católicos, que utilizam a Bíblia, como nós também utilizamos, acreditam em um só Deus, Uno e Trino, como nós também acreditamos.

    Portanto, são as pessoas representadas nas imagens que são santas e não as próprias imagens; mesmo aqueles católicos que se manifestam através de sua fé menos instruída, jamais colocam tais imagens no lugar de Deus, mas acreditam na intercessão especial do "santo" representado perante Jesus e a Trindade para alcançar a graça almejada.

    Nós, que não somos católicos, também acreditamos na intercessão de um irmão em favor de outro, pois isto tem fundamento bíblico.

    Paulo pede orações para si mesmo e para outros irmãos, em diversas de suas cartas; no casamento de Caná, os servos dirigem-se de modo especial à Maria, mãe do Senhor, e esta intercede pelo noivo, que ficara sem vinho.

    Os gregos que queriam ver Jesus, reconhecem a intercessão do Apóstolo Felipe, amigo de Jesus, para conseguir o seu intento; no episódio da multiplicação dos pães, o Apóstolo André intercede junto a Jesus pelas milhares de pessoas que o seguiram até o deserto, e assim por diante.

    Acreditar na intercessão é legítimo para todo cristão; logo, esta prática deve ser respeitada nos irmãos católicos, porque isto os ajuda a fazer a vontade de Deus.

  • Se vc pesquisar sobre todos os santos catolicos, vai ter sua pergunta respondida. Foram pessoas boas, com atitudes boas, voltadas para o proximo, protejendo os humildes... Enfim fizeram obras sociais para os mais necessitados, abdicando de qualquer luxo ou bens materiais terrenos. São pessoas que vieram ao mundo só para servir.....Quanto ao problema das imagens, ninguem adora imagens no catolicismo, as imagens são retratos de pessoas do bem, toda religião depende de fé. Quando vc entra no seu templo e o pastor começa a orar vc deve se sentir muito bem , então seu pastor é seu "SANTO" e nós temos os nossos, só que os nossos não estão encarnados.......

  • As imagens são projeções, então na sua casa você não guarda fotos de sua família?

    Você ama as fotos?

  • um herói da fé

  • Olha, até que dessa vez foram mais bonitinhos e criativos na velha e sebenta pergunta.

    Até parece.

    Hmmm, será que eu respondo?

    Vou arriscar , mesmo quebrando minha promessa feita para N.Sra.

    Sabe porque, minha filha, porque santo não é deus.

    Santo é santo, Deus é Deus e deus é deus.

    Mas, " colocar na cabecinhas desses jovens (ohh criaturas teimosas) as coisas de Deus...".

    Mas eu acho que entendo porque vocês não conseguem entender isso, é que nas seitas não existem pessoas capazes de serem referências de santidade,de fé, de pureza, de compaixão, de amor ao proximo, de brandura, de caridade.

    Vocês , na maioria, só convivem com estelionatários, lavadores de dinheiro, deputados sanguessugas e mensaleiros que vocês elegem, "bispas" que fogem com dinheiro escondido em biblias, "bispos" que mandam "ou dar ou desce" e coisas do genero.

    Vocês realmente não entenderiam o que é um santo aos olhos dos homens, seus olhos não tem esse tipo de gente no horizonte.

  • A sua dúvida é totalmente compreensível, relamente algumas coisas não ficam muito claras,mas vou tentar te responder:

    Teologicamente a palavra "santo" significa "separado". O santo é alguém que na nossa fé foi separado, ou seja, alcançou a graça da salvação e participa do banquete celestial. Quando a Igreja canoniza alguém, ela declara que este alguém foi salvo. Não precisa ter sido "perfeito" a vida inteira para ser considerado santo. Basta em algum momento de sua vida ter reconhecido, verdadeiramente, a plenitude de Deus. Um exemplo disto é São Dimas, o primeiro santo da Igreja Católica. Dimas foi um dos ladrões crucificados ao lado de Jesus. Não se sabe sobre a vida de Dimas,mas com certeza ele foi pecador, pois ele mesmo reconheceu-se merecedor da morte, no entanto no último instante de sua vida, ele reconhece que Aquele que morre ao seu lado é o filho de Deus, e é perdoado. Deste modo, não adoramos os santos,eles são exemplos a serem seguidos.

    E quanto ao Pe. dizer que só Deus é Santo, estar correto, pois Deus é o SANTO, com letra maiuscula e não apenas um santo com letra minuscula.

    O pecado nós afasta de Deus, o santo ele esta no céu junto com Deus, desde modo um pedido feito por ele não é negado por Deus. Por isso rezamos a eles que intercedam à nosso favor.Muitos dizem que só Jesus é intercessor,mas isso é errado, pois Jesus concede milagres e o intercessor só intercede.

    Não acreditamos nas imagens,acreditamos em Deus.

    Sei que tudo isso é muito complicado,mas se quizer saber mais pergunte diretamente a um sacerdote que tenha tempo para te explicar, e se eu puder te ajudar entre em contato.

    Paz e Bem!!

  • Não é preciso ser católico pra responder a essa pergunta.

    Inicialmente não é adoração ao santo, pois, os católicos só adoram ao Deus supremo, as imagens da igreja católica são semelhantes às fotografias suas q vc guarda e fica revendo tendo nostalgia. As imagens são as mesmas coisas, os católicos lembram determinadas pessoas q foram bem melhores do q eu e vc em determinado tempo em nosso mundo.

    As comemorações dos dias de cada santo é como se fosse a comemoração do seu aniversário, onde cada pessoa em uma procissão fosse como cada um dos seus convidados de aniversário.

    Entendestes agora?

    E cá pra nós, vc não admira o catolicismo.

  • Não sou católico, mas em se tratando de minha humilde experiência em espiritualidade, exponho aqui o meu parecer. Bem, a palavra santo significa separado. Quando nós, cristãos evangélicos protestantes pentecostais, nos referimos como santos queremos dizer que estamos separados espiritualmente deste mundo oprimido pelo inimigo. Para ser santo, precisamos aceitar ao Senhor Jesus como ÚNICO e SUFICIENTE SENHOR e SALVADOR EXCLUSIVO e PARTICULAR da nossa vida. E a cada dia viver de forma limpa, pura e sadia, longe das farras, das bebedeiras, das festas carnais e dos convívios com quem pratica a injustiça, a desonestidade e a corrupção. Lamentavelmente, estamos num período em que filhos não respeitam mais os pais, as escolas parecem mais campos de guerra, e qualquer lugar que você olha dificilmente não haverá ninguém que não pratique coisas que desagradem a Deus que chamamos de pecado. Mesmo assim, Deus ama o homem que está fora da sua presença e quer muito que ele chegue ao pleno conhecimento da verdade para que se arrependa de suas más obras e passe a dar lugar ao Espírito de Deus em seu coração para que viva em paz e seus dias sejam multiplicados na terra, pois Deus não tem prazer na morte do homem e quer que o homem aprenda a amar seus semelhantes assim como Ele nos ama. Se aprendermos o significado destas palavras, então estaremos em comunhão profunda e íntima com o nosso Criador e Supremo Senhor.

    Paz e Graça!

Sign In or Register to comment.