Maria Medianeira? é correto afirmar isso?
Neste site, o Prof: Católico Felipe Aquino.
diz que é correto sim afirmar que Maria é Medianeira.
Veja:
http://blog.cancaonova.com/felipeaquino/2007/11/14...
Será que é correto atribuir a uma simples Criatura agraciada pela misericordia de Deus, atributos Divinos nunca competidos a seres humanos?
Será que por que maria levou Jesus em seu ventre ela, merece mas atenções que Davi, que é a base de tudo?
Ou que Isaías que Profetizou para que todos pudesse acreditar nas palavras de Jesus?
Ou quem sabe João Batista que foi enviado apenas para preparar o caminhos?
Shalom
Comments
Primeiramente, queria esplanar (um pouco) sobre dizer que Maria é mãe de Deus. Devemos tomar um certo cuidado:
Sabemos que Deus é um só. Sabemos que n existem 3 Deuses, mas apenas um que subsiste em 3 personalidades...logo o Pai n é Deus sozinho, assim como Jesus Cristo n é Deus sozinho e o Espírito Santo n é Deus sozinho. Os 3 se completam em “UM SÓ DEUS”
Então, para que Maria seja mãe de Deus, deveria ser mãe do PAI do FILHO e do ESPÍRITO SANTO pois Deus é um em três...então incorre o erro de dizer que Maria é mãe de 1/3 de Deus...UM ABSURDO!!
Além do mais um dos atributos de Deus é a ETERNIDADE, vejo incompatível ela ser mãe de algo eterno, sendo criatura de Deus, assim como nós.
Jesus Cristo também é eterno, pois em S. João I:I temos:
“No PRINCÍPIO era o Verbo...”
Em uma sabendo que o Verbo se refere a Cristo tiramos uma conclusão:
O Cristo Deus sempre existiu, com o Pai e o Espírito Santo. Agora o Cristo “Homem” teve uma mãe: Maria, a santa escolhida de Deus! Se Cristo tivesse um princípio diferente do Pai, Deus estaria incompleto em sua Tri-unidade, por isso dizemos que o FILHO ( com a natureza divina) é eternamente gerado pelo Pai.
Então prefiro o termo “Maria, mãe de Jesus”... Assim não contrariamos a doutrina da Santíssima Trindade, e não caímos no politeísmo das Testemunhas de Jeová!
Agora sobre MEDIAÇÃO,
Para mim, os mortos estão conscientes e trabalham para Cristo! Mas de que forma? Se houvesse pelo menos um exemplo neotestamentário de um santo cristão pedindo intercessão em Cristo a outro santo cristão que morreu em nosso mundo, tudo bem! Mas o problema é que não há um exemplo se quer! Não sabemos como os mortos em Cristo estão no céu e de que maneira trabalham para Deus!
Se no céu não existe tristeza, imaginem como os santos que morreram em Cristo estariam, sabendo que muitos de seus parentes estão no caminho da perdição, e irão para a condenação! Por isso acredito que eles estão cônscios lá com Cristo, mas incônscios para nossa situação aqui na terra, pois lá estão alegres, sem tristeza e servindo a Deus, de que forma eu não sei!!
Nós intercedemos por alguém que precisa da divina graça de Deus, pois estamos preocupados com nosso irmão, às vezes angustiados em vê-los em determinada situação... Mas no céu não podemos sentir tristeza, preocupação, angústia... A promessa de Cristo é de que lá é lugar de alegria eterna!
Bem lembrado a querida “Vovó (grandma)”... É totalmente incerto nos basearmos em escritos desconhecidos pelos pais da Igreja, ainda mais escritos que datam de aproximadamente XII D.C.
Agora ao querido Frei Bento ( usuário que eu sempre admirei e continuarei admirando) fica uma ressalva:
Ele escreveu:
“R : SIm, porque todos os pecados de Davi estão enumerados nas escrituras, os de Maria estão? Quais os pecados de Maria?”
Nesse raciocínio temos então que João Batista não pecou ( n há pecados dele relatados na bíblia), Estevão n pecou, S. João Evangelista n pecou, e assim por diante...
Não sabemos de “todos” os pecados de Davi (A Bíblia contém a verdade, mas não “toda” a verdade)
Então dos doze aos trinta anos Jesus não realizou nenhum milagre?
Portando n podemos julgar se Maria tinha ou não tinha tal pecado! Só podemos supor que pelo fato de ser humana possuía sim, uma natureza como a nossa que é suscetível a falhas. Nada mais que isso! Prefiro não fazer conjecturas através de suposições.
Mas na pergunta me veio à tona uma coisa:
Sempre se refere a Jesus como filho de Davi, raiz ou renovo de Davi. Não no sentido narrativo de texto, mas sempre num sentido explicativo de um foco teológico... Interessante!
Shalom Adonay!!
AVE CHEIA DE GRAÃA!!!!! AVE CHEIA DE AMOR!!!!!!!!!!!!! SALVE SALVE MARIA A ^~AE DE JESUS A MÃE DO SENHOR!!!!!!!!!!!!!! Ã PURA, VERDADEIRA e SANTA!!!!!!!!!!!!!! A MÃE DE JESUS Ã A NOSSA MÃE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Quando Jesus estava na cruz, Ele falou com sua Mãe: mulher eis o teu filho, referindo-se, por analogia, a toda humanidade. Fazendo isso Maria foi designada por Jesus a ser a Intercessora entre os homens e Deus.
A paz de Cristo e o amor de Maria sempre o acompanhem.
Com todo respeito aos que voce citou, mas somente à Maria o Anjo anunciou e disse : << O Espirito Santo descerá sobre ti, e a força do Altissimo te envolverá com a sua sombra. Por isso o ente Santo que nascer de ti será chamado Filho de Deus ! >>
Portanto o sangue dela foi derramado na Cruz juntamente com o de Jesus !
Deus, Jesus, Espirito Santo, Maria...
Tanto se discute sobre a própria autenticidade de Cristo como Deus;
Tanto se discute sobre Deus e suas 3 divindades;
Tanto se discute sobre qual a real igreja;
E ainda continuam a atribuir a Maria, poderes cósmicos ou divinos... quando na própria bÃblia a mulher se apresenta como humana limitada iguais a todas as outras...
De onde os fiéis autênticos católicos tiram conclusões por outras pessoas, quando na verdade os próprios fundadores e criadores da doutrina nunca disseram ???
Maria com certeza foi uma mulher muito especial, pois foi escolhida entre todas para carregar em seu ventre o Filho de Deus.
Ela, na sua sabedoria e humildade, reconheceu em Jesus a salvação e o poder, este último evidenciado na sua atitude nas bodas de Caná.
Reconheço o exemplo de Maria mas creio na BÃblia, que diz:
"Porque há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo..." 1 Timóteo 2:5
Com certeza.
Maria é a mãe de Jesus e é claro que nenhum ser humano recebeu uma missão tão cheia da graça de Deus. Maria mudou completamente a sua vida com o seu sim. Maria foi sacrário de Jesus e Jesus é Deus. Maria para carregar Jesus precisou ser santa, pura. Deus criou Maria para esta missão tão especial e Ele mesmo a coroou em Apocalipse:
(Apocalipse 12,1)
Apareceu em seguida um grande sinal no céu: uma Mulher revestida do sol, a lua debaixo dos seus pés e na cabeça uma coroa de doze estrelas.
Maria não é divina e nem deusa, e aà está a sua importância. Ela foi a primeira cristã, porque foi a primeira a aceitar Jesus. Abraão, Moisés, e muitos outros receberam missões importantes, mas a nenhum foi dado tanta honra:
(São Lucas 1,43)
Donde me vem esta honra de vir a mim a mãe de meu Senhor?
(São Lucas 1,28)
Entrando, o anjo disse-lhe: Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo.
(São Lucas 1,42)
E exclamou em alta voz: Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre.
(São Lucas, 1)
Por isto, desde agora, me proclamarão bem-aventurada todas as gerações,
NÃO, não é correto.
Veja o que diz em Romanos 1:
18 Porque do céu se manifesta a ira de Deus sobre toda a impiedade e injustiça dos homens, que detêm a verdade em injustiça.
19 ¶ Porquanto o que de Deus se pode conhecer neles se manifesta, porque Deus lho manifestou.
20 Porque as suas coisas invisÃveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis;
21 Porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu.
22 Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos.
23 E mudaram a glória do Deus incorruptÃvel em semelhança da imagem de homem corruptÃvel, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis.
24 Por isso também Deus os entregou à s concupiscências de seus corações, à imundÃcia, para desonrarem seus corpos entre si;
25 Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém.
Dizendo que ela é medianeira, recusam a própria palavra de Deus, que diz " Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem" e "Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguem vem ao Pai SENÃO POR MIM".
Preferem acreditar nas tradições do que na palavra de Deus.
Hebreus 12:24
E a Jesus, o Mediador de uma nova aliança, e ao sangue da aspersão, que fala melhor do que o de Abel.
Maria FOI apenas um instrumento nas mãos de Deus. Devemos ser igual a ela, que Deus nos use como instrumentos para levar Jesus (salvação) aos povos.
à errado afirmar?
Medianeira: intercessora.
Intercessora: quem intercede.
Interceder: pedir por outrem.
Todos nós podemos ser intercessores, inclusive a Mãe de Deus.
Uma pessoa da igreja chega e pede oração. Os que rezarem por ela serão seus intercessores.
Inclusive os protestantes que dizem que Maria não é intercessora intercedem pelos seus irmãos!!!
Por que Maria, mãe de Deus, não pode???
Interceder não é atributo apenas divino. Sou humana e posso interceder por quem precisa da ação de Deus!
Maria nunca quis ser mais. Em momento algum ela quis ser mais que seu Filho, ela estava sempre ao seu lado, O acompanhando e "guardando tudo em seu coração".
Maria é sim intercessora, intercede por nós ao SEU FILHO JESUS!!! E vc pode ser também!!! E todos que rezam, pedem a Deus por alguém são intercessores!!! Por que achar que a mãe de Deus é tão insignificante assim? Pq esses irmãos aà se acham tão superiores? Isso definitivamente não é atitude de cristão!
Aos que não acreditam que Maria seja uma grande intercessora só posso lamentar! Não sabem o que estão perdendo!!!
Viva Maria, mãe de Deus e nossa mãe!!! Grande intercessora!!!
Querido Sir George Huxcley!
Visitei o site recomendado e observei que o autor, Prof. Felipe Aquino, utiliza, como base de seus argumentos, escritos a partir do 12º século, portanto, mais de mil anos depois que foi escrito o último livro da BÃblia (Apocalipse de João) e distantes também dos escritos dos chamados "Pais da Igreja".
Portanto, tais fontes não são sufucientemente próximas do inÃcio da Igreja Primitiva para serem consideradas fidedignas.
Além disto, o texto do Prof. Felipe Aquino não está em harmonia com os Evangelhos e nem com as Cartas, ao contrário, se opõe frontalmente ao conteúdo dos mesmos.
E, certamente, Maria, uma serva abençoada do Senhor, mãe de Jesus Cristo, recebeu, ao ser entrar no céu, o descanso merecido depois de tanta responsabilidade de dar à luz e criar o próprio Deus encarnado e sofrimento de ver o seu Filho padecer tanto.
Certamente ninguém gostaria de sobrecarregá-la com uma carga tão pesada de ser mediadora, ou medianeira, lembrando-nos dos milhões e milhões de pedidos, das mais diversas pessoas, dos mais diversos casos, difÃcilimos, escabrosos, delicadÃssimos, etc., que são feitos a cada segundo, imagino eu, que somente um ser divino como Jesus pode fazer pois já carregou tudo na cruz.
O apóstolo Paulo, autoridade fidedigna, escreveu em cerca de 60 AD:
"Portanto, há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem." 1Timóteo 2;5
E o próprio Cristo, respondendo a Tomé, pouco antes da Sua prisão e morte, disse:
"Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim." João 14;6
Desta maneira, a resposta à sua pergunta é: de acordo com a argumentação acima não é correto.
Um abraço, meu caro.
E fique com a paz do Senhor!