Os animais possuem "alma/espírito"?

Ouvi um absurdo de um colega (CATÓLICO PRATICANTE)... ele me disse que somos diferenciados dos outros animais pq um dia Deus resolveu colocar alma no macaco e por isso surgiu O HOMEM... cara nunca ri tanto ....

Trabalho no meio de grandes "filósofos" hahahahahahaha

Aí eu disse que achava que todos os seres vivos tinham alma... desde cachorros, VACAS, porcos etc...

Ele disse: "capaz se fosse assim a gente não poderia comer a vaca"

E eu perguntei: "e quem disse que a gente pode??"

Aí ele riu de mim.... hahahahaha

E o mandamento "não matarás"? será que só vale quando se trata de "humano-humano"?

Meu... essa discussão iria longe se eu tivesse saco pra continuar...

hehehehe

Update:

Caro † And †: Não teria pq mentir... o sujeito, inclusive dá aulas de catecismo! Pode acreditar!!!

Comments

• Querida amiga,

pessoalmente acredito que todos os seres vivos comungam do Espírito Divino que a toda a Matéria enforma e vivifica. Após isso creio também que todos ou pelo menos os seres vivos por nós chamados animais possuem um espírito ou alma próprios que os individualiza e faz deles nossos irmãos de caminhada. Todo o drama da Criação não é mais que o drama do aperfeiçoamento continuo da matéria e da sua transmutação em espírito.

A propósito, também sou católico de formação... para mim o Homem é um ser especial porque participa diretamente da própria criação, o que faz dele um ente ora criador e logo semelhante a Deus ou destrridor e logo semelhante aos seres mais inferiores da ordem cósmica.

Leonardo da Vinci disse um dia que o homem se soubesse o que era um animal jamais tocaria num para o comer... isto há quase 500 anos.

A tendência mundial lenta mas progressiva para o vegetarianismo, naturismo ou outras formas de alimentação mais harmoniosas com a Natureza são o prenuncio da consciencia mais perfeita que o homem tem do seu papel cósmico e da saída de uma mente centrada sobre si mesmo para uma mentalidade abrangente e comungante com o Todo.

Não matarás, anunciarás o evangelho a TODA a criatura, todos se dobram ao nome DEle nos Céus, na Terra e nos Infernos, são outras alusões a uma nova ordem de pensamento que tudo está a mudar possibilitanto ver mais claro os caminhos a trilhar.

Abraço

gabcoe

• Minha amiga, sou espírita, e falamos em nossos estudos frequentemente sobre esse tipo de assunto.

Todos os seres que estão em nosso meio, tem alma, tem sentimentos, daí a importância de respeitarmos nosso próximo, quando desencarnamos somente nosso corpo fica, mas nossa alma sai e vai para o lugar de seu merecimento, inclusive a alma dos animais.

• Os animais tem alma sim.nós seres humanos é que não

respeitamos sua integridade fisica.

bom dia.

• COMO TODO SER HUMANO....

• Bom eu acho que sim pq também e um ser vivo eu acho que todo ser vivo possui alma e espirito.bjão boa semana para vc.

• Claro que tem!

É só ver a quantidade enorme de espíritos de porcos que aparecem por aqui, no yr, perguntando e respondendo coisa que dão mais arrepio do que almas penadas.

rs rs rs rs

• Sim, na minha opinião os animais tem alma - ou, como queira, energia vital. Além disso muitos deles tem sentimentos iguais aos nossos: angústia, amor, medo, tristeza, gratidão (este último tem muito mais do que os homens).

• SE O SER HUMANO E OS ANIMAIS TÊM ALMA, OS VEGETAIS E DEMAIS SERES VIVOS TAMBÉM. E NINGUÉM DÁ DIREITO DE MATÁ-LOS.

• Eles não têm casa, comida e roupa lavada? Não existem os animais órfãos e abandonados e os de rua...? Então, é tudo igualzinho ao ser humano. Claro que eles têm alma sim! E ela é purinha, feliz e boa. Muito melhor que a nossa já tão empedernida.

Nós, humanos, precisamos abaixar muito a nossa “crista” e reconhecer que não somos os únicos a fazer parte da criação divina. Devemos ter a hombridade de lutar pelo não sofrimento dos animais, pois ainda virá o dia em que, boquiabertos, assistiremos novas realidades comprovando a existência da Alma Animal,quem sabe?

• o problema não é o catolicismo e sim, alguns de seus praticantes... todos os animais possuem igual valor... sim, uns são usados para saciar a fome dos outros é a lei da sobrevivência... neste caso, então uma árvore é desprovida de alma? a bíblia é recheada de metáforas, que muito padre distorce o que dirá um simples catequista... a Igreja, precisa rever seus fiéis...

Sign In or Register to comment.