Fábulas fabulosas - O Sapo cozido ...?
Se você colocar um sapo numa panela com água fervente, em ebulição, a 100 graus, ele por certo reagirá rapidamente e pulará fora da panela.
Porém, se você colocar o mesmo sapo numa panela com água fria e colocar essa panela no fogo, o sapo não pulará.
Ficará quieto sentindo a água esquentar, esquentar, esquentar até que morrerá cozido".
Essa pequena estória, contada há muitos anos e tornada famosa nos livros de Peter Senge, nos dá uma enorme lição: o perigo de não percebermos uma situação perigosa quando ela traz suas graves conseqüências lentamente.
Muitas pessoas e empresas sofrem da síndrome do sapo cozido. Como as situações de mercado, concorrência, problemas de qualidade, etc. não ocorrem de uma hora para outra, essas pessoas e empresas não se apercebem do risco fatal que estão correndo e ficam esperando para ver o que vai acontecer.
Até percebem que o ambiente está "esquentando" porém, não têm a atitude correta de pular logo para outra situação e agir rapidamente para não morrerem cozidos.
A melhor atitude que poderemos ter hoje em dia, numa época de extrema competição e rapidez é procurar perceber as mudanças e mudar.
Temos que desenvolver em nós uma aguçada percepção para sabermos a hora exata de mudar, de criar novas situações, de reinventar o que fazemos. Do contrário, morreremos cozidos.
Nesta semana, por favor, pense nisto.
Não estaremos nós também com a síndrome do sapo cozido?
Estamos prestando toda a atenção ao ambiente de negócios em que vivemos para mudarmos rapidamente? Temos consciência de que a pior atitude que podemos ter é esperar demais?
por Luiz Almeida Marins Filho, Ph.D.
Comments
Vou pensar sim,acho que estava precisando ler isso para tomar um rumo na minha vida,obrigada me ajudou mesmo.Não vou ficar na panela,vou pular agora.
Essa fábula me ajudou a abrir os olhos e tomar uma atitude,thank you.
Kisses e abraços!!!!!!!!!!
Cara!
Num fala isso!
Minha sapice ficou com medin!
Vou prestar atenção nas panelas.
Mudar, éis a questão! O mundo moderno é contraditório: ao mesmo tempo em que exige mudanças para se adaptar aos cenários profissionais (e até mesmo pessoais), as pessoas se tornaram cômodas, e algumas, até mesmo abitoladas.
Namoral!!!!!
gostei pra caramba!!!
essas fabulas são show!!!!!!!
\o/
Esse Ctrl+V foi muito instrutivo, um alerta para as armadilhas
que a vida nos impusinar a participar.