o que estudar primeiro quando se está começando a desenhar?
comecei desenhar a serio no ano passado, ja tenho um pouco de facilidade e já aprendi as proporçoes BASICAS do rosto e do corpo humano.
Mas notei que tem muita coisa pra aprender como anatomia, perspectiva, composiçao, texturas etc. Não sei por onde começar, ou se devo estudar tudo ao mesmo tempo.
Comments
Sugiro que você comece copiando objetos simples (frutas utensílios, etc), a partir do real, fotos e desenhos. Procure verificar quais as formas geométricas que compõem esses objetos (você pode colocar uma folha de papel transparente por cima e caçar essas formas, contornando-as) e transferi-las para seu desenho e depois contornar com a forma do objeto. Depois, faça o mesmo com árvores e paisagens.
Paralelamente, você pode copiar rostos no mesmo sistema, mas primeiro com desenhos e fotos; comece escolhendo imagens de que você goste, depois varie os tipos de de rosto.
Então, ainda usando a folha transparente, passe para os desenhos de corpo, começando com crianças.
Quando sentir que já tem uma prática com as imagens pode passar. para pessoas reais.
Espero ter ajudado. Essa é a sequência que uso para ensinar meus alunos.
Tudo ao mesmo tempo vai te deixar doido...rssss...
vá por partes.Pode um dia estudar anatomia, no outro um pouco de texturas,.... vai alternando pra não cansar.
O importante é conseguires bons livros, bons tutoriais.
No caso anatomia comece desenhando olhos em várias posições, depois narizes tb em várias posições.. e assim vai.. depois o rosto na sua totalidade.
Composição é muito importante quando fores desenhar um retrato, uma paisagem.... O desenho sendo colocado no local certo no papel dá um resultado muito melhor, do q se colocar de qualquer jeito, em qualquer posição. Esse aprendizado já é mais rápido.
Esse video é muito bom pra estudar proporções do rosto.
http://media.academyart.edu/freeclass/index.html
Abaixo mais material pra vc estudar.
http://www.monografias.com/trabajos62/composicion-...
http://www.sobrearte.com.br/desenho/perspectiva/fo...
http://www.talleronline.com/dibujo/perspectiva-bas...
No começo, eu só desenhava rosto de personagens que eu gostava.(ha uns 8 anos)
depois fui estudando anatomia do corpo humano,olhando fotos e tentando desenhar, hoje em dia sei desenhar muito bem personagens com corpo inteiro, com ajuda de esboços e rascunhos.
Perspectiva recomendo que estude quando já souber desenhar o corpo humano, animais, etc, pra depois começar a desenhar cenários e construções. textura também comece a aprender mais pra frente.
Eu começaria pelas expressões, pois é um ponto super importante no desenho, e você já tem noção de proporção. Depois você testar os outros.
Boa tarde!
Veja nessas apostilas de desenho e siga passo por passo.
Pratique os exercícios de cada capítulo até que você os faça até de olhos fechados rss
E vai seguindo...
Na net também tem muita coisa...
Geralmente se começa com traços básicos,degradés e esfumados
Depois o cálculo mental de distâncias
Proporção e enquadramento
Sombra e luz
Noções de perspectivas
Estudos de claros e escuros
Caso você goste de desenhar retratos aprenda truques de como desenhar os olhos que são o principal.A "alma" do desenho.
Siga sua intuição e crie suas técnicas também rs
Bons estudos!
começa de um por um
com anatomia, perspectiva, composiçao, texturas
boa sorte!
Nem pensar em começar a aprender a desenhar pelo rosto, isso é uma das coisas mais difíceis. Continue nesse ritmo, vá desenhando esboços de corpo, sem muitos detalhes. Mas o q eu recomendo é encontrar um professor de desenho, pois ele irá te ajudar melhor. Primeiro faça o q eu disse, treine as proporções do corpo humano, depois vá arriscando botar movimento (tudo isso só esboçando) e só depois de muita prática comece a se dedicar para o rosto e vestimentas. Outra etapa será o cenário, mas isso é beeem depois.
Ache uma aula de desenho, nada de internet e livrinhos, eles não ensinam nada.
Nao tem segredo...
Basta komeçar com formas geometrikas...
Qualquer duvida meu mail [email protected]
Olha você pode treinar tudo ao mesmo tempo... por exemplo, eu desenho histórias em quadrinhos, eu preciso de desenhar vários tipos de coisas, e assim vou treinando em todas... mas começa por onde vc tem mais dificuldade, que depois fica tudo lindo...
comece pelos detalhes do rosto, como olho, boca, nariz, cabelo, etc... Depois aprenda a fazer esboços do corpo humano, depois aprenda a fazer detalhes como roupas ( que é mais dificil ), etc...
Depois aprenda a fazer movimentos como posições diferentes e tals... Tem muita coisa, procure um curso.... Compre algumas apostilas que tem cd junto, eu tenho varias, pesquise na internet que tem