Você acha errado ter uma relação de amizade com os filhos ?
Meu psicólogo diz que eu tenho que ser mãe e não amiga, porque não imponho limites ao meu filho adolescente você acha que devemos ser mais autoritários do que amigos propriamente dito ?
Meu psicólogo diz que eu tenho que ser mãe e não amiga, porque não imponho limites ao meu filho adolescente você acha que devemos ser mais autoritários do que amigos propriamente dito ?
Comments
Sil, acho que o psicólogo quis dizer que você precisa ser firme com amor.
Em minha casa são dois irmãos e eu que sou a caçula e meu pai. Minha mãe morreu eu era pequena. Meu pai exerceu o papel dele de pai e remendou hehehehe ali o papel da mãe. posso dizer que tenho um amigo nele mas há uma postura nesse 'amigo' que o torna diferente dos outros amigos, é que ele tem autoridade sobre mim e suas palavras influenciam minha vida. Ele sempre foi muito firme nas regras em casa mas nunca deixou de me ouvir, de fazer companhia, de dizer não ou sim quando precisei e o mais importante, nunca demosntrou fraqueza moral. Meus irmãos são adultos e já casaram mas as meninas que casaram com eles adoram vir na nossa casa e parecem gostar do pai mas ele age com elas como se fossem filhas e é firme também.
Acho que é por aí, seja firme demonstrando amor, sempre.
Beijinhos
Discordo deste psicologo. Uma relação onde o pai e mãe são amigo dos filhos também há respeito. Existe uma linha tênue na amizade dos filhos com os pais. Assim como um bom amigo que sabe dizer NÃO, os pais amigos também podem e devem fazer isso.
oi tia sil
a mãe tem o dever de ser amiga dos filhos... sem esquecer de tem o dever de educa-los tb
seu psicologo não deve ter filhos
bjim e bom domingo
Bom acho que devemos ser os dois, porque se vc só ser mãe, quando seu filho estiver grande não vai querer saber de vc, porque não vai ter motivos para ver vc como alguém que lhe ajudou na vida. Existe um estudo que esse psicólogo não conhece, que é assim: A partir de uma certa idade as crianças vão deixando a amizade dos pais, isso ocorre quando elas começam a ir para escola, e então começam a gstar mais dos amigos que dos pais, porque eles descobrindo coisas novas, e geralmente os pais nãogostamm dessa fase e é nesse momento que eles mais pegam no pé. E quanto mais anos se passam mais essa distancia aumenta até que o filho sai de casa para morar só. E então vc vai ficar só com a figura de pai ou mãe, então o melhore que a partir dessa idade comesse a ser mais amiga, pois assim ele sempre vai estar perto de vc, porque vc é mãe e amiga dele, caso ao contrário ele vai procurar pelos os amigos dele.
Boa Sorte
Como posso conduzir meu filho a caminhos errados?
1. Desde pequeno, dê ao seu filho tudo que ele deseja.
2. Ache graça quando seu filho disser palavrões, pois assim ele ficará convencido da sua originalidade.
3. Não lhe dê orientação espiritual. Espere que ele mesmo escolha "sua religião" depois dos 21 anos de idade.
4. Nunca lhe diga que ele fez algo errado, pois isso poderia deixá-lo com complexo de culpa.
5. Deixe que seu filho leia o que quiser... A louça deve ser esterilizada, mas o espÃrito dele pode ser alimentado com lixo.
6. Arrume pacientemente tudo que ele deixar jogado: livros, sapatos, meias. Coloque tudo em seu lugar. Assim ele se acostumará a transferir a responsabilidade sempre para os outros.
7. Discuta freqüentemente diante dele, para que mais tarde ele não fique chocado quando a famÃlia se desestruturar.
8. Dê-lhe tudo em comida, bebida e conforto que o coração dele desejar. Leia cada desejo nos seus olhos! Recusas poderiam ter perigosas frustrações por conseqüência.
9. Defenda-o sempre contra os vizinhos, professores e a polÃcia; todos têm algo contra seu filho!
10. Prepare-se para uma vida sem alegrias – pois é exatamente isso que o espera!
Quem "educar" seus filhos dessa maneira, realmente deve esperar anos difÃceis, pois a BÃblia diz em Provérbios 29.15b: "...a criança entregue a si mesma vem a envergonhar a sua mãe". Aquele, entretanto, que seguir a Palavra de Deus na educação, experimentará o que diz Provérbios 29.17: "Corrige o teu filho, e te dará descanso, dará delÃcias à tua alma." (Norbert Lieth)
Seu psicólogo está certo. Sua função como mãe e orientar seu filho. No entanto não se deve confundir autoridade com autoritarismo.
Autoridade é o direito ou poder de mandar, enquanto autoritarismo é caracterÃstica de um sistema autoritário. Veja que o segundo implica em um sistema, ou seja, não há espaço para diálogo.
Sendo assim, a pior atitude que pode ser tomada com relação a um adolescente é mandar sem tentar dialogar antes. Ele irá se revoltar e a relação pode piorar muito.
Portanto o correto é impor autoridade, porém com lógica e diálogo, sendo que a última palavra será sempre sua. Por isso mesmo deve sempre pensar bem antes de conversar com um filho sobre qualquer assunto.A medida que você se impõe, pode ser difÃcil no começo, mas com o tempo ele vai se adaptar e perceber hoje quem dá diáloga, dá ordens e cobra o cumprimento é você, mas que no futuro poderá ser seu superior em um trabalho e ele não vai poder agir como adolescente para sempre. Então é hora de já ir aprendendo que nem tudo acontece exatamente como a gente quer. Há hora de ser mãe e hora de ser amiga. Seja uma mãe firme e coerente.
Boa sorte.
Tia Sil, não liga muito não para esses psicólogos que são mais psiloucos.
Você pode exercer os dois papéis e de uma forma brilhante.
Você pode impor limites aos seus filhos sem deixar de ser amiga deles, afinal, quando eles fazem besteiras, quem eles irão recorrer?
Sei que não é o sei caso Tia, ( desculpe te chamar assim), mas tem pai que a tudo recorre a esse tipo de gente que em muitas vezes não ajuda em nada.
Ame seu filho, como o faz muito bem, seja franca e mostre pra ele como é a vida aqui fora, pois ela machuca e bate pra valer mesmo. Eu digo muito isso aos meus muitos afilhados, pois o que não se quer aprender em casa, a escola da vida ensina machucando.
Amiga,
Toda relação tem seus limites, é preciso entender até onde esta relação pode estar prejudicando seus filhos. Por outro lado a relação de amizade entre pais e filhos é muito boa, em nada prejudica desde que seja com sabedoria e os filhos entendam quem é a autoridade. Ser autoridade não prejudica a amizade entre os filhos, o que prejudica é dar a entender aos filhos que por ser amiga ou amigo podem fazer o que querem, não penso ser este o seu caso, mas, por enquanto sugiro deixar seu psicólogo trabalhar a parte de estudos que está fazendo a respeito de seu caso especÃfico. Neste caso, deixe para julgar os resultados mais tarde. Cada situação é sem dúvida uma situação diferente.
Bjs
Ser mãe é corrigir na hora certa e ser amiga so assim tera o amor o respeito e sabera tudo sobre seu filho(a). ser autoritários,querer se impor não resouve por que quando fica de maior,perdem o medo e não respeitam e obedecem mais e o pior não amam.Falo por que aconteceu comigo e meu pai ,hoje tenho um filho com 18,e uma filha com 22 .somos amigos sei tudo sobre eles não me escondem nada confiam em me ,me amam ao contrario do pai que sempre foi como o meu pai .as pessoas criticam mas não ver o quanto seus filhos a enganam por ser diferentes .Sou assim amiga e sou amada por eles e por seus amigos que queria uma mãe assim.Seja amiga
Bem, lhe respondo com uma pergunta!
Seu filho lhe dá muito trabalho?
Minha querida amiga, digo sempre q sou mais amiga , do que mãe da minha filha adolescente.
E isso só acrescentou a ambas..
Ela confia em mim e eu nela.
Sei o que ensinei e tenho consciência d que ela aprendeu tudo.
Sou mãe, sou amiga!
Sou amiga, sou mãe!
Bom domingo!
â¥