Jean-Paul Sartre disse que : A existência precede a essência .
E a essência a que se refere nada mais é do que o que fazemos, ou a nossa personalidade.
Existem valores, regras, normas e princípios para nos guiar, mas as obedecemos se quisermos.Ao menos nisso o homem é livre.
E liberdade nada mais é do que escolher o tempo todo e sermos responsáveis pelos nossos atos. Então a nossa essência é exatamente o que nós decidimos ser.
Se não existisse essa essência, então, não existiríamos
Segundo a nossa existência, ou modo de agir, ou aquilo que somos, nossa essência realizaremos os nossos atos.
Não temos desculpas ou pretextos.
Nós criamos e recriamos os nossos valores através da liberdade de escolher os nossos projetos
Ex: ninguém é, por natureza, covarde.
Escolhe-se a covardia.
E o mesmo serve para as demais situações.
E mesmo quem foi covarde um dia, talvez numa mesma situação, poderá agir com coragem.
É uma escolha.
O homem realiza a sua essência escolhendo e agindo.
Para isso precisamos primeiro existir, para poder fazer as escolhas.
Ambos,para você existir você precisa ser,e para ser o que você é ,é obrigatório você ter que existir.Se eu existo,é por causa que eu sou algo,eu sou um SER,e para eu ser algo,eu tenho que primeiro existir,pois como eu poderei ser algo sem EXISTIR ?!...
Comments
Jean-Paul Sartre disse que : A existência precede a essência .
E a essência a que se refere nada mais é do que o que fazemos, ou a nossa personalidade.
Existem valores, regras, normas e princípios para nos guiar, mas as obedecemos se quisermos.Ao menos nisso o homem é livre.
E liberdade nada mais é do que escolher o tempo todo e sermos responsáveis pelos nossos atos. Então a nossa essência é exatamente o que nós decidimos ser.
Se não existisse essa essência, então, não existiríamos
Segundo a nossa existência, ou modo de agir, ou aquilo que somos, nossa essência realizaremos os nossos atos.
Não temos desculpas ou pretextos.
Nós criamos e recriamos os nossos valores através da liberdade de escolher os nossos projetos
Ex: ninguém é, por natureza, covarde.
Escolhe-se a covardia.
E o mesmo serve para as demais situações.
E mesmo quem foi covarde um dia, talvez numa mesma situação, poderá agir com coragem.
É uma escolha.
O homem realiza a sua essência escolhendo e agindo.
Para isso precisamos primeiro existir, para poder fazer as escolhas.
Herman...
Ambos,para você existir você precisa ser,e para ser o que você é ,é obrigatório você ter que existir.Se eu existo,é por causa que eu sou algo,eu sou um SER,e para eu ser algo,eu tenho que primeiro existir,pois como eu poderei ser algo sem EXISTIR ?!...
A condição da existência é a essência.
Isso serve de justificativa, Penso Logo Existo.
BEM..
Existe a Vida VEGETATIVA...
Então Ñ HÁ ESSÊNCIA...
Ou Seja HÁ EXCESSÓES...
Preciso ser, para depois existir.
Sempre foi assim.
Beijos
Sim Najinha, a existência precede a essência assim como o sovaco precede o cecê.
Por isso que uso meu desodorante Van Ess pelo menos uma vez por mês.
♦
Para SER,precisa EXISTIR, e para EXISTIR,precisa SER.
Um não é nada sem o outro.
Por isso deve-se primeiro nascer,ou seja,existir,para depois se tornar algo,que será o ser,e a partir deste ser,vc realmente irá existir!