Como criar um produto ecologicamente correto???
Preciso criar um produto ecologicamente correto. Faço MKT e meu professor de gestão quer que a gente leve um prototipo ou ate mesmo o produto pronto. Alguem pode me dar uma ajuda???? Umas ideias, sei lá...procurei varias coisas na internet, mas nada que me ajudasse realmente...
Comments
Mika, eu li num jornal americano sobre cd rom construidos com as fibras do milho por empresa de pesquisa.
Achei muito interssante, ele é um produto biodeagradvel, previsto sua decomposição em até 6 meses, caso venha a parar no meio ambiente.
Abs
Julio
[email protected]
abraços.
O critério mais aceito para definir o que seria ecologicamente correto é o conceito de 'sustentabilidade'. Essa palavrinha se popularizou depois que a primeira-ministra da Noruega, Gro Brundtland a definiu como a capacidade de "satisfazer as necessidades das gerações presentes sem prejudicar o direito das gerações futuras de satisfazer suas próprias necessidades".
A idéia é direcionar o consumo para produtos 'limpos'.
Qualquer produto não-biodegradável (que não se decomponha naturalmente), que depois de seu uso não possa ser reciclado é um produto 'sujo'. Ele não leva em conta os interesses das gerações futuras, porque são os nossos netos e bisnetos que vão ter que conviver com todo o lixo que estamos acumulando em nosso planeta. Por exemplo: sacolas plásticas e plásticos descartáveis em geral: esses produtos vão sendo deixados na natureza e já estamos começando a sentir os graves efeitos de ter que dividir o planeta com esse lixo que nós mesmos produzimos: já está começando a se formar uma camada fina de plástico, da espessura de um fio de cabelo, na superfÃcie dos oceanos. à o resultado de uma das etapas do loooongo processo de decomposição do plástico. Também foram achadas no pacÃfico duas enormes ilhas de plástico flutuante, com quilometros de extensão e dez metros de profundidade! Acredita nisso? Se o produto depende de matéria-prima que devasta ou polui o planeta, também é produto 'sujo'.
Um produto 'limpo' deve ser reciclável, e de preferência feito de material reciclado, para reaproveitar materiais que poderiam vir a se acumular em algum lugar e poluir o planeta.
Pode ser de feito de madeira, por exemplo, desde que cada árvore cortada seja replantada, no que se chama 'manejo florestal sustentável'. De preferência se plantar três árvores para cada árvore cortada.
Estive recentemente na pousada do seringal Cachoeira, em Xapuri, no Acre. Eles construiram tudo com madeira do lugar, e plantaram três árvores para cada árvore derrubada. Cada um dos hóspedes tem que plantar uma árvore, por tradição do local. Muito legal. Turismo é uma atividade potencialmente boa para o meio-ambiente.
Um produto de plástico só é ecologicamente correto se for uma reciclagem de um produto poluente.
Procure no google ou no yahoo por 'sustentabilidade' ou 'sustentável' que vc vai achar muita coisa boa.
Dê parabéns ao seu professor pela tarefa! Ele está sendo um agente multiplicador para conseguir um futuro melhor. Todos nós temos que fazer o mesmo!