Responda advogado trabalhista!?

Vigia que trabalha com cães tem direito a algum adicional ou indenização da empresa se ele não era habilitado para conduzir animais.

Comments

  • Ro, não sou advogada, mas vou tentar explicar o que sei sobre o assunto. No Paraná que é o Estado onde moro, foi proibido o uso de cães para serem usados como guardas de casas e demais estabelecimentos. Na área trabalhista, não existe, ao que sei, nada que obrigue o empregador a algum adicional quando o vigia fica com um animal junto,mesmo porque, sempre os dois, animal e vigia, normalmente ficam "amigos" e sempre é da própria casa ou estabelecimento comercial o animal usado para servir de forma para "tentar" afugentar possíveis ladrões. O setor de zoonose da sua região pode ser consultado, e normalmente fica junto à Prefeitura. Não havendo maus tratos e falta de atenção dos proprietários dos animais, tudo bem, nada impede. O que assusta é que hoje se usam animais violentos e imprevisíveis, e aí, o mais correto é vc verificar junto ao Sindicato de classe de vigilância se há, dentro do seu estado ou região, alguma cláusula proibindo ou coibindo essa parceria e consequente direito a adicionais Não estou lhe dando uma resposta absolutamente segura, mas com base em minha área que é Recursos Humanos um pouco da Lei Trabalhista. sou obrigada a estar atenta, e ainda, tendo por base a Lei do meu Estado, onde os animais não podem prestar-se a esse tipo de uso, há que ser consultado, com certeza, o sindicato de classe da sua região. Um abraço