É possível recriar o universo em um supercomputador?
Se for possível simular todo o nosso universo através um computador, isso acaba nos levando a duas perguntas intrigantes:
1 - Se esse universo simulado for absolutamente igual ao nosso, será que eu e você poderíamos existir nele também?
2 - Será que todos nós não estamos, neste exato momento, vivendo em um universo virtual como esse?
Update:Bob Coffee Anão - Verdade: não sabemos se realmente conhecemos todas as leis fundamentais do universo. Para a simulação ser perfeita, precisaríamos ser 100% precisos e conhecedores do nosso universo. Já as leis da genética e da evolução são consequências das leis fundamentais da física que surgiram, em teoria, no Big Bang.
Adalberto S - Sem dúvida o filme Matrix é um ótimo exemplo de que algorítmos complexos podem trazer resultados surpreendentes.
Jorge Clone - Eu também já tinha imaginado que o PC em questão precisaria ser maior que o próprio universo. Mas no mundo virtual, tamanho não é problema, basta ver os simuladores das galáxias, como, por exemplo, o espantoso programa 'Millennium Simulation of Universe', que simula grande parte das galáxias catalogadas no universo observável.
Miller - Ou será que Deus estaria jogando um 'The Sims' do futuro conosco? Ou talvez mesmo um 'Spore'?
Comments
Atualmente não.
Porem, se fosse possível levaria a implicações filosóficas também.
Se eu e você existirmos nesta simulação então quer dizer que todos os acontecimentos de nossas vidas são consequências das propriedades do big-bang e o tal do eu controlo a minha vida, é um achar também predestinado. Se hoje você escolheu não escovar os dentes depois do almoço não foi por sua livre e espontaneamente vontade más uma ilusão natural sua que teve origem no big-bang que teria que acontecer.
Inclusive a criação do computador com o programa simulador seria consequência de acontecimentos nos instantes iniciais do big-bang.rsrs
Me parece que o ser humano é um telespectador do universo, assiste a evolução das especies inclusive a do próprio animal homem, porem sua mente não parece se encaixar no determinismo evolucionista (seleção natural), parece que o universo é mais fácil de ser entendido fisicamente quando omitimos a complexa mente humana deste meio físico.
Afinal a mente humana é consequência de eventos que são descritos por funções absurdamente complexas que se iniciaram no big-bang ou ela tem uma excedência superior ao meio físico que conhecemos? Uma tal Alma além do nosso nível de detecção experimental.
Pra meros mortais como nós jamais.
Talvez Deus esteja jogando GTA conosco a essa hora.
Caro Klindo Kloid, em teoria é possível sim, e mais intrigante é que isso tornaria possível prevermos o futuro.
O problema é que na prática, um computador capaz de processar os dados mais rápido do que o universo o faz, teria que ser maior do que o próprio universo.
Por isso é que dizem que na teoria a prática é outra...rs
°ªº°ªº°ªº°ªº°ªº°ªº°ªº
Mas para que o "virtual" seja criado tem que haver um hardware, e quanto mais complexo for esse "virtual" maior terá que ser o hardware... não tem jeito.
O universo é, em essência, um processador, e a nossa consciência é uma entidade virtual gerada por ele.
♦
As tuas perguntas me lembraram o filme "Matrix".
E acredito que as respostas também estão lá.
Um abraço e bons estudos.
para se fazer simulações é preciso fornecer dados ao computador e esses dados seriam as leis conhecidas
mas pensa, as leis da genetica já estavam presentes na criação do universo?
se vc jogar arbitrariamente as leis da genetica no computador, provavelmente ele fará com que apareça a vida; MAS essas leis estavam presentes no big bang?
-----------------------------
então Klindo....
mas se as leis da genetica, hertz e homs, já esdtivessem previstas no big bang, isso nos levaria a apoiar a teoria criacionista e excluir o acaso; já estaria previsto no big bang que o homem ouviria o seu radio, assistiria a sua tv... correto?
Não. Antes de mais nada a capacidade computacional obviamente não pode ser alcançada devido a quantidade de dados com os quais se teria que trabalhar.
1- Não dá.
2- Não dá.
Se vc lembrar de MIB, podemos estar dentro de uma bolinha de vidro, até.
Buracos brancos <===> Buracos Negros.
Não amigo. Não é possível.
Isso tudo são produto da imaginação humana...
Eu até acreditava ser possível, e até mesmo penso nisso as vezes... mas TEMOS que separar a realidade absoluta da fantasia própria, mesmo que ela seja tomada como fato.
Conclusão: Não é possível recriar o universo em um super-computador.
1- Logicamente se houvesse a possibilidade e o universo fosse exatamente igual ao nosso, existiríamos. Isso foi redundante e é evidente.
2- Se estamos ou não, não temos ainda as respostas... e perguntar "será, será" não leva à muitos lugares...
Vlw abç
Se nós vivêssemos numa simulação criada por computador, os eventos não teriam necessariamente uma lógica ou consistência.