A prova que o Deus Bíblico não existe?
Olá, antes de mais, não me julguem como anti-cristo ou algo do genero. Estou apenas à procura da religião ( ou não religião) certa para mim. Hoje me deparei com a seguinte questão.
O Deus da bíblia é Omnipotente, ou seja, pode fazer tudo, criar tudo. Tem poderes ilimitados.
Então, consegue o Deus Omnipotente criar uma pedra inquebrável e logo de seguida quebra-la?
Se sim, então ele não é omnipotente, porque não conseguiu criar uma pedra inquebrável.
Se não conseguir quebrar a pedra, então também não conseguiu criar uma pedra inquebrável, logo não é omnipotente.
Queria saber a opinião de religiosos, ateus, agnósticos, etc acerca desse paradoxo. O paradoxo descarta a existencia de omnipotencia, ou seja, mesmo que Deus exista, ele não pode fazer tudo, isso é certo. Mas também não descarta a existencia dele..
Obrigado
Comments
Esse argumento prova que é impossível alguém ser onipotente(capaz de fazer tudo) e como essa qualidade foi atribuída a esse Deus acaba sim provando que mentiram. Poderia Deus fazer um triângulo quadrado? Sim ué, afinal quem teria definido como um triângulo seria? A menos que Deus não tenha feito todas as coisas, isso também derrubaria ele, mas se ele criou todas as coisas e todas as leis, deveria ser capaz de fazer tudo, até porque criar um planeta deve ser mais difícil que isso.
Simples: o Deus que pode tudo não pode o impossível. Isto é, não pode contrariar sua própria natureza, a ordem perfeita das coisas. Não pode criar um triângulo de quatro lados. Não pode forçar alguém a amá-lo.
E nisto não há "paradoxo" algum. Se a perfeição é uma característica inerente ao Criador, as coisas que fogem desta perfeita ordem e harmonia da criação simplesmente não podem proceder daquele que é a própria perfeição.
O que devemos considerar é que, no ato da criação, há um limite natural e lógico que separa a criatura do Criador, por mais perfeita e poderosa que ela seja. Deus não pode criar uma pedra que ele mesmo não consiga quebrar porque, sendo ele o Criador da mesma, conhece todos os aspectos deste ser, seus pontos fracos, enfim, sua total e mais pura essência: nada escapa de sua onisciência, por mais complexa que seja sua estrutura.
Paz e bem.
Eloi,
Te prepara diante dos posts, pois te atrevestes a fazer uma pergunta polêmica e desafiadora.
Antes do Deus bíblico, há muito tempo, um pensador grego chamado Epicuro, refletia sobre a questão com os mesmos pressupostos. Chamou-se à isso de Paradoxo de Epicuro. E dá o que pensar.
O que vejo é que, dentre as concepções de um Deus Criador, o da Bíblia reflete muito o espírito da época. Há nela um Deus com os mais variados sentimentos e reações, todos demasiadamente humanos, sobretudo o temperamento. E é nesse ponto que as pessoas em geral, e os religiosos bíblicos em particular, têm dificuldade em abordar. Não seria esse deus um reflexo de nós?
No meu entender, precisamos atualizar a concepção e o conceito de um Deus Criador, que seria origem e causa de tudo. Pode ser, inclusive, que o Universo exista, como disse Carl Sagan, por si mesmo. Como também pode ser que o Universo contenha uma "inteligência" e uma lógica em si mesmo. A questão ainda está em aberto.
Um abraço.
Esses questionamentos não levam a nada, creia em Deus e vc verá como Ele age, verá mesmo
dá um jeito de dizer isto a bilhoes de fiéis que acreditam Nele
O paradoxo da pedra imponderável: É possível refuta-lo?
Parte 1 de 2
Funciona assim: “Pode Deus criar uma pedra tão pesada que Ele mesmo não possa levantar? Se não puder cria-la não é onipotente. Se não puder erguê-la, também não é”.
Oh, não! A irrefutável lógica ateia provou que Deus não existe! Ou, que ele é uma figurinha mentirosa por alegar um poder que não tem. Como pude ser tão tolo? Como pude desperdiçar a minha vida com uma ilusão, um amigo imaginário? Que vergonha!
Estou pronto para reparar o meu erro e converter-me ao ateísmo, mas, antes vocês precisam responder uma última pergunta...Trata-se de algo que funciona segundo a mesmo lógica da “pedra imponderável” e que tem atormentado minha mente desde que vi o comercial na TV, anos atrás.
Digam-me, afinal: “TOSTINES vende mais porque é fresquinho, ou é fresquinho porque vende mais?”
Oh, dúvida cruel! Qual ateu poderá me ajudar?
Parte 2 de 2
Mas, qual é o real significado do termo “onipotente” ou “todo-poderoso”?
Segundo o conceito popular: “Onipotência é uma qualidade exclusiva de Deus, que lhe permite fazer qualquer coisa, até mesmo o impossível.” Contudo, se Deus o pode fazer, não é impossível e; se é impossível, Deus não o pode fazer. E, cá estamos nós disputando novamente sobre o paradoxo dos biscoitos TOSTINES .
O correto seria dizer: “Onipotência é uma prerrogativa exclusiva de Deus, que lhe permite levar a término a Sua vontade.” Portanto, se Deus não quer criar a “pedra imponderável”, ninguém poderá obriga-Lo a fazê-lo, nem mostrar para Ele como se faz e, por agir assim, Deus prova que é onipotente. Sua vontade se sobrepõe a tudo e a todos, inclusive aos neoateus arrogantes com sua lógica circular.
Faz tempo que eu deixei de ficar 'quebrando a cuca' com paradoxos.
O Deus judaico-cristão é reflexo do próprio homem, dai suas imperfeições. O homem o criou e lhe atribuiu qualidades incríveis, dando 'vida' a uma obra muito mal feita.
Há discussões filosóficas a respeito deste argumento: alguns acham que ele mostra que o conceito de onipotência não se sustenta; outros acham que ele é uma falácia lógica.
Eu, particularmente, acho que é uma falácia, por dois motivos:
Afirma-se que o ser onipotente não pode criar uma ...
Ora, o argumento já parte afirmando que o ser onipotente não pode, o que contraria a definição de onipotente. Sim, eu sei, que a tal pedra que não pode ser levantada, mas este argumento, em minha opinião, é falácia mesmo.
Uma outra maneira de ver a falácia é entender que a onipotência é um conceito inexplicável, absurdo. Então, se assumir que existe um ser onipotente significa que não podemos entendê-lo. Portanto, não podemos explicar como ele poderia levantar tal pedra, pois a explicação para tal não seria inteligível para quem já nem o entende.
As mesmas considerações valem para coisas do tipo, "não pode construir um triângulo quadrado" ou "não pode dividir por 0 dando um número finito".
Repetindo, você define uma impossibilidade e depois acha que seria capaz de entender alguém fazer uma coisa que você acha impossível. Pode ser impossível para você, mas não para o ser onipotente, que você não entende.
Um outro problema de sua pergunta: mesmo se o argumento fosse considerado correto, a única consequência lógica seria que não existe um ser onipotente; em outras palavras, você poderia concluir que o deus da Bíblia não é onipotente, mas não poderia concluir que ele não existe.
Existe.
Uma melhor: Deus consegue se matar? Se sim, não é onipotente porque pode morrer. Se não, do mesmo modo não é onipotente porque é incapaz de fazer algo. De qualquer angulo que se olha, deus não é onipotente. Porque a onipotência não existe, é impossível de existir porque contraria a lógica de sua própria natureza.