Posso adiar posse em Concurso Público?
Estou servindo a Forças Armadas como voluntário (faz 4 anos). O meu contrato anual vence em um mês e não pretendo renová-lo almejando o concurso que passei, porém me exigiram para a posse no concurso o comprovante de quitação com as obrigações militares. Posso adiar a posse? Ou posso assumir o cargo e depois apresentar a reservista?
Data da apresentação da das documentações na Prefeitura: 13/02/08
Data da rescisão do contrato com as Forças Armadas:
03/03/08 (apróx. 19 dias)
Comments
Estou meio desatualizado, mas antigamente havia uma cláusula nos contratos do pessoal voluntário que os permitia dar baixa após transcorrido metade do tempo para o qual se comprometeu. No seu caso, como o contrato é anual e já transcorreram 11 meses, seria possível vc simplesmente pedir baixa.
Outra possibilidade seria vc simplesmente tomar posse no novo cargo. Como a lei proíbe a acumulação de dois cargos públicos, o pessoal da sua Força Armada teria que demiti-lo "ex-officio". Mas atenção: nesse caso, tudo precisa estar previamente combinado, para não caracterizar alguma infração disciplinar.
De qualquer forma, se vc já está aprovado no concurso, sugiro procurar a seção de pessoal de sua unidade e verificar qual a melhor solução para seu caso.
VC. pode pedir fim de aprovados, ou seja ir pro final da fila...isso deve está bem claro no edital...mas recomendo que vc chegue junto ao seu superior e peça sua baixa...concurso é concurso e vc não está garantido na Força....Qual o concurso vc passou....releia o Edital.
Vc deve pegar uma declaração com as força armadas para comprovar q estais sevindo ao exercido.
Quanto ao adiamento do concurso, veja bem: aapos a chamada vc tem 72 horas (utis) para se apresentar, depois de entregue todos os documentos vc deve assinar a posse em no maximo 30 dias e depois de assinada a posse deve entar em atividade em 15 dias. qualquer um destes descumprimentos vc pode sê conciderado desistente e estará passivo de exoneração. porem muitas vezes esses prazos são ignorados e nada acontece, mas não vá confiar.
se vc tiver duvida leia lei 8.112 (esta lei regulamenta os servidores federais, mas estaduais e municipais diferem pouca coisa).
Boa sorte.
pelo que eu sei não dá pra adiar a posse não
veja com o pessoal do seu trabalho ou com o do concurso se tem alguma restrição
boa sorte
Isso depende do edital para cada concurso.
No caso da Polícia Federal, à exemplo, a validade do concurso é de 2 anos.
Verifique com atenção o edital do concurso que você prestou.