nao estou conseguindo?

No final de um semestre letivo um aluno ao fazer o calculo da média aritmética das cinco provas por ele realizada, encontrou escore 7,0.No entanto, o professor resolveu excluir da media a nota mais baixa de cada aluno.Como a nota mais baixa desse aluno foi 2,0 , qual sera o valor da nova média que ele obterá?

Comments

• sejam n1, n2, n3 n4 e n5 as notas

a media aritmetica fica

(n1+n2+n3+n4+n5)/5 = 7 ou seja

n1 +n2 +n3 +n4 +n5 = 35 suponhamos que a nota mais baixa se n2 = 2 então a igualdade fica passando n2 = 2 para o segundo membro:

n1 + n3 + n4 + n5 = 35 -2=33 a nova media aritmetica é essa soma dividida por 4 ou seja 33/4 = 8,25

• Amigo, já te ensinaram e deram a resposta, mas eu vou te ensinar de um jeito mais prático. Se a média foi sete e eram cinco provas, isso significa que a soma das 5 notas foi 35, certo? (35:5 = 7). Se a nota 2 foi retirada, a soma passou a ser 33, que agora será divido por 4, já que são apenas 4 notas. 33 : 4 = 8,25. Espero ter ajudado.

• chamando as notas de( X, Y,Z, T e 2) , temos inicialmente que :

(x+y+z+t+2)/ 5 = 7 ou seja media 7.

multiplicando 5 pelos dois lados e subtraindo 2 temos : x+y+z+t = 35 - 2 = 33 ( a soma de x+y+z+t é 33)

Logo a nova media será:

(x+y+z+t)/ 4 = 33/4 =8, 25

veja que não precisamos saber o valor de cada um

Abraços

• olá! bem, creio que a resolução deva ser esta:

se a média era 7 de cinco provas então, podemos concluir que:

sp / 5 = 7 nota (sp significa somatória de provas)

sp = 7 * 5

sp = 35

se a nota mais baixa deste aluno era 2, basta fazer o seguinte

(sp - 2) / 4 = x (somatória das provas -2, que é a pontuação removida dividida por 4, já que foi removida uma prova)

(35-2) / 4 = x

33 / 4 = x

8,25 = x

Logo a nova média desse aluno será 8,25.

Ajudou ou atrapalhou? rs

Espero ter ajudado!

• nem eu, pois nao foi iformado as outras medias.... srsrsrsrs

Sign In or Register to comment.