Será que o sofrimento é realmente necessário?
- Vó, por que as pessoas sofrem???
- Como é que é???
- Por que as “pessoas grandes” vivem bravas, irritadas, sempre preocupadas com alguma coisa???
- Bem, minha filha, muitas vezes porque elas foram ensinadas a viver assim.
(silêncio)
- Vó…
- Oi…
- Como é que as pessoas podem ser ensinadas a viver mal??? Não consigo entender.
- É que elas não percebem que foram ensinadas a ser infelizes, e não conseguem mudar o que as torna assim. Você não está entendendo, não é, meu amor???
- Não, Vovó.
- Você lembra da historinha do Patinho Feio???
- Lembro.
- Então, o Patinho se considerava feio porque era diferente de todo mundo. Isso deixava-o muito infeliz e perturbado, tão infeliz que um dia ele resolveu ir embora viver sozinho. Só que o Lago que ele procurou para nadar tinha congelado, e estava muito frio. Quando ele olhou para seu reflexo no lago, percebeu que ele era, na verdade, um maravilhoso cisne. E assim se juntou aos seus iguais e viveu feliz para sempre.
(mais silêncio)
- O que isso tem a ver com a tristeza das pessoas???
- Bem, quando nascemos, somos separados de nossa “natureza-cisne”. Ficamos como patinhos, tentando caber no que os outros dizem que está certo. Então passamos muito tempo tentando virar patos.
- É por isso que as pessoas grandes estão sempre irritadas???
- Isso!!! Viu como você é esperta???
- Então é só a gente perceber que somos cisnes que tudo dá certo???
(engasgou)
- O que foi, vovó???
- Na verdade, minha filha, encontrar o nosso verdadeiro espelho não é tão fácil assim. Você lembra o que o patinho precisava fazer para se enxergar???
- O que ???
- Ele primeiro precisava parar de tentar ser um pato. Isso significa parar de tentar ser quem a gente não é. Depois, ele aceitou ficar um tempo sozinho para se encontrar.
- Por isso ele passou muito frio, não é, vovó???
- Passou frio e ficou sozinho no inverno.
- Por isso que o papai anda tão sozinho e bravo???
- Como é, minha filha???
- Meu pai está sempre bravo, sempre quieto com a música e a televisão dele. Outro dia ele estava chorando no banheiro…
(emudeceu durante algum tempo). Essas crianças…
- Vó, o papai é um cisne que pensa que é um pato???
- Todos nós somos, querida.
- Ele vai descobrir quem ele é, de verdade???
- Vai, minha filha, vai. Mas, quando estamos no inverno, não podemos desistir, nem esperar que o espelho venha até nós. Temos que procurar ajuda até encontrarmos.
- E aí viramos cisnes???
- Nós já somos cisnes. Apenas deixamos que o cisne venha para fora, e tenha espaço para viver.
(A menina deu um pulo da cadeira)
- Aonde você vai ???
- Vou contar para o papai o cisne bonito que ele é.
A boa vovó apenas sorriu!!!
M. A. Spinelli
Bjs
Comments
Talvez o sofrimento venha como um ensinamento necessário para nos mostrar alguma coisa que não conseguimos perceber ou fingimos que não percebemos!!!
Bjss e Seja feliz!!!=\
Boa, mas todo sofrimento breve é obrigatoriamente suportável, mesmo que intenso!!
Que lindo...
Isso me fez pensar bastante sobre mim...
Quem me dera conseguir ser eu mesma...
Sou muito tímida e acabo não conseguindo mostrar quem eu sou...
Sim. É através do sofrimento que tiramos lições muito importantes para nossa vida. O sofrimento é capaz de tirar o ódio, a amargura de dentro de nós. É uma catarse necessária para o nosso crescimento. Sem sofrimento você não pode entender que um ser humano tem problemas.Ás vezes você passa por pessoas do seu convívio e é incapaz de perceber que esta pessoa está com problemas, muitas vezes, sérios. O mal é que só olhamos para nosso umbigo. Então, no dia em que o sofrimento bate a nossa porta, entendemos muitas coisas que antes passavam despercebidas por nós. Beijos
simplesmente lindo...
Putz...
Linda mensagem!!!
Vixe, desculpa, mas não li tudo.
Hoje me deu uma preguiça, acho que vou me espendurar na minha cortina e fazer ginástica.
Hehehe !