O que significa ser de direita: O que você acha que define um direitista?

Aqui está um vídeo que eu encontrei no Youtube contestando o libertário Daniel Fraga na condição de direitista e afirmando que ele na verdade é esquerdista, só é libertário no aspecto socioeconômico.

O objetivo da questão aqui é a definição do que é ser de “ser de direita”, o que um verdadeiro direitista defende e o que combate. Você concorda com os argumentos de quem fez o vídeo? (O jeito de se expressar parece com o do Olavo de Carvalho). Um direitista tem que apoiar o conservadorismo moral judaico-cristão? Um direitista não pode ser ateu ou agnóstico? O que é um direitista, na sua opinião?

Comments

• Hoje é mais fácil dividir-se o perfil ideológico entre aqueles que acreditam na ECONOMIA DE MERCADO (direitista) e aqueles que têm uma infinita fé ESTATIZANTE (esquerdista)!

A partir daí você tem as variantes: direita libertária(onde eu me incluo), direita religiosa conservadora e existem também os chamados Políticos Patrimonialistas (não são esquerdistas nem direitistas), que são ratos que orbitam em torno de quem quer que esteja no poder, com o propósito de roubar do estado!

• Um direitista é aquele que defende a valorização da moral e dos bons costumes, que respeita os valores da Família Tradicional na sociedade, defende o esforço e o mérito do cidadão para melhorar de vida, pois não é com Bolsa Família que você vai resolver o problema da pobreza (os mecanismos para isso é investir pesado em Educação e em parcerias com empresas privadas que visam gerar muitos empregos), defende a questão do livre-comércio e de políticas neoliberais (como as privatizações e a liberdade comercial na Lei da Oferta e Procura) e também defende investimentos pesados na área militar.

Como o Ocara bem frisou, existem os direitistas libertários (como esse Daniel Fraga - poderia citar também o Rodrigo Constantino), que me parecem bem mais sensatos, e existem os direitistas autoritários, os extremistas (como o Olavo de Carvalho), que me parecem ser mais bitolados, afundados nas teorias conspiracionistas (como todo e qualquer extremista, seja de direita ou de esquerda).

Eu me considero libertário em alguns pontos e conservador em outros, pois sou um direitista que defendo os valores da ideologia, mas sou democrático e respeito todas as diferenças e todas as pessoas, independentemente de como seja. Mas também tem algumas questões sociais que não dá pra tolerar, como a legalização do aborto e da maconha por exemplos.

É isso. Um abraço.

• Estudando as características da esquerda (gênero q abarca o comunismo) e da direita, o eminente justifilósofo DE ESQUERDA, e que como esquerdista se qualifica, Norberto Bobbio, conclue que, em termos políticos, ou se é de direita, ou de esquerda, não existindo terceira opção (a linguagem de Bobbio é bem mais elegante, contudo, também mais hermética).

Para Bobbio, o principal traço distintivo de direita e esquerda consiste na atitude face à desigualdade dos homens, a direita considerando-a natural, e a esquerda julgando-a inaceitável, devendo, pois, ser combatida.

Não encontrando argumentos para divergir dos argumentos (mas não de sua posição política) de Bobbio, adoto sua conclusão, sendo, portanto, de DIREITA, pois é incontestável que os homens são DIFERENTES, sob qualquer aspecto que se considere como inteligência, diposição e capacidade para o trabalho, caráter, ambição, disposição para correr riscos, capacidade artística, física, científica, etc.

Obviamente, a posição entre igualdade e desigualdade dos homens é o cerne da distinção entre direita e esquerda, mas as esquerdas, influenciadas por Marx, costumam ser ESTATIZANTES, ao contrário da direita, que defende a livre iniciativa

A esquerda defende o CONTROLE DA SOCIEDADE PELO ESTADO, desde o planejamento da atividade econômica à expressão do pensamento e da atividade artística, enquanto, para a direita, devem ser TOTALMENTE LIVRES.

As esquerdas, embora se auto-denominem DEMOCRÁTICAS (lembra-se da da Alemanha comunista, a do muro de Berlim, que se denomina República DEMOCRÁTICA Alemã?!!!) são TOTALITÁRIAS, só tem o partido oficial, o Partido Comunista, um só jornal, o Pravda, na extinta URSS, e o Gramma, em Cuba.

Direitistas podem ser ateus, agnósticos ou praticantes das mais diversas religiões.

Mas a direita também defende uma igualdade, a IGUALDADE DE OPORTUNIDADES PARA TODOS, daí a valorização do mérito e a possibilidade de ascenção social.

Isso não que dizer que os regimes de direita sejam maravilhosas perfeições, não, eles têm defeitos, mas, havendo liberdade de pensamento e expressão, estão em contínuo PROCESSO DE APERFEIÇOAMENTO, naturalmente limitado pelas deficiências do ser humano.

Abs

• “As ideias dominantes de uma época são as ideias das classes dominantes”, já dizia certo barbudo que a direita tanto odeia.

Olhando as respostas dadas, “Mestre dos Magos”, eu diria que ser de direita é defender as ideias das classes dominantes.

Mas, é claro, seria um exagero da minha parte.

E seria muita pretensão defender que a “esquerda” consegue flutuar sobre a sociedade da qual faz parte e se manter “pura” e afastada da ideologia das classes dominantes. Quem pensa assim, costuma cair uma contradição…

Olhando as respostas dadas, eu diria que ser de esquerda hoje – pelo menos no que se refere ao campo do “político” – é colocar o “coletivo” na frente do “indivíduo” e pensar primeiramente na sociedade antes de pensar em si próprio. Mas isso também é problemático e só comprovaria o quanto a ideia de “esquerda” e “direita” pode se inverter completamente em alguns momentos, afinal, em sociedades – ditas mais “simples” por nosso olhar etnocêntrico – em que a chamada “solidariedade mecânica” é mais acentuada do que a “solidariedade orgânica” (nos termos propostos por Durkheim – um direitista! rsrs), pensar em si próprio antes de pensar no “coletivo” talvez seja um pensamento de esquerda.

Sou propenso (pelo menos na maior parte das questões) a concordar com o Bobbio e afirmar que o que define a esquerda e a direita é a busca da “igualdade” por parte da esquerda ou o esforço para manter a “desigualdade” por parte da direita. Mas isso também é polêmico, e a esquerda às vezes perde os argumentos quando tenta explicar por que em nome da “igualdade” se cometeu das piores violências.

Respondendo:

Penso que todas as sociedades estão fundadas no conceito abstrato de liberdade, como se fosse um conjunto de números infinitos.

[… -7, -6, -5, -4, -3, -2, -1, 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7…]

Seja a sociedade do Egito antigo […(-2, -1, 0, 1, 2)…] ou seja a sociedade capitalista moderna […(-4, -3, -2, -1, 0, 1, 2, 3, 4)…], todas elas estão fundamentadas em certa ideia de liberdade. Umas mais, outras menos.

É comum que a esquerda tente estender ou romper com aqueles “parênteses”, seja em nome da igualdade, seja em nome do “coletivo”.

Também é de se esperar que a direita tente preservá-los (nem que seja com o uso da força), nem que para isso ela tenha que “engolir” aquilo que nem passa pela “garganta”.

O que defendem aqueles que agora pregam a não intervenção do Estado? Para mim, de certa forma, defendem a mesma coisa que os “senhores de engenho” defendiam, a única diferença é que naquela época olhar um “igual” com ar de superioridade era um princípio básico de uma sociedade fundamentada em “senhores” e “escravos”, já hoje é anacronismo.

• Esse ai do vídeo é mais um fanático seguidor do Olavo de Carvalho.

Existe Direita libertária(Daniel Fraga) e a Direita autoritária(Olavo) como você pode olhar no the political compass.

Eu me considero mais libertário por que não apoio união do estado com a igreja,leis para reprimir todo tipo de comportamento considerado "imoral" e nem esse militarismo estilo republicano dos eua!

Vlw

• Quanta besteira no site que você apontou! Direita e esquerda têm a ver com ideologias politicas que valorizam o trabalho (esquerda) e o capital (direita) Misturar religião com isso é bobagem. Existem pessoas de ambas as vertentes políticas que são católicas, protestantes, judias, atéias ou de qualquer outra fé, porque não existe vínculo entre ideologia política e religião. Agora, dizer que Hitler era de esquerda é a maior babozeira que já vi. Se fosse de esquerda, não obrigaria os judeus a trabalhar como escravos, não confiscaria as propriedades dos judeus para vendê-las aos alemães e não assaltaria os museus do mundo, levando para a Alemanha as obras de arte roubadas. Por último, seria aliado e não inimigo da União Soviética e não sairia caçando os comunistas da Alemanha.

• Os libertarios/liberais nao acreditam nesse negocio d esquerda/direita.eles dividem em libertarios,estatista,direita e esquerdista.

• No Brasil não existe direita e nem esquerda. Existe, sim ,interesses desses ladrões que governam o pais..

• Acho que ser contra o governo hoje em dia está sendo uma perda de tempo, poucos querem saber sobre política e sobre seus direitos. Capitalismo democrático? Duvido. Defendo a continuação do estado laico, sem qualquer participação da religião.

Sign In or Register to comment.