qual o problema que consumirmos calcario na agua?

Estou morando em uma cidade que todos dizem que a agua e potavel, porem sei que a concentracao de calcario na agua e bem grande.

essa agua eh realmente potavel?

quais implicacoes existem em consumirmos calcario?

esxiste algum referencial da quantidade maxima de clacario por litro que podemos ingerir?

Muito obrigada!

Comments

• Em excesso pode provocar calculos renais.

• É potável, sim. Mas tem riscos...

Os nossos rins filtram o que ingerimos. Essa água com demasiado calcário, ao passar nos rins durante alguns anos (ou até menos) vai formando aquilo que chamamos pedras nos rins. É muito doloroso, pois quando está em estado avançado dá dores horríveis, insuportáveis. E o pior é que, em casos menos graves (em que não é preciso operar) se toma um medicamento para partir a pedra de modo a que saia pela uretra. Dói! Imagina fazer xixi com areia... É doloroso. Em alguns casos só com operação...

Nunca me aconteceu, mas doeu-me muito ver meu pai assim...

Agora, sobre níveis máximos não te sei dizer. O calcário na água é importante, pois a água é importante devido aos seus minerais. Calcário tem iões de Cálcio, muito importantes. Mas tem de ser aos níveis recomendados. Tenho um livro com tudo isso, mas não está aqui, que pena...

Existem filtros que podes comprar que filtram os excessos de minerais, ficando assim o calcário no filtro e não nos teus rins. Faz isso e vê quantas pedras se formam no filtro!

Estou estudando Química... Que vergonha não te ajudar mais. ;)

Sign In or Register to comment.