Por que não devo matar? Por que é errado matar?

Existe um ponto de vista absoluto para definir bom e ruim?

A morte é comum na cadeia alimentar, onde uns morrem para sobrevivência de outros.

Como definiria quem é coadjuvante ou não?

O ser humano parece bem a vontade com a morte, quando essa não é dos seus.

Então por que é errado matar e eu não devo fazê-lo?

Update:

Caras, coloquei essa pergunta justamente para fazer pensar um pouco sobre o valor da vida, e de fato o ser humano se achar superior a todos os outros seres que se não existicem, o ser humano simplesmente pereceria. Mas de fato a massa se acha no direito de matar a tudo e a todos, se não for um dos seus é claro.

Comments

• Alguns Estados norte-americanos que ainda adotam a pena de morte discordariam de você. Afinal de contas, ninguém tornaria algo errado em lei. Pessoalmente, sou contra a pena de morte por ser um contrasenso. Se um assassino é condenado por ter matado, como aplicar-lhe uma pena igual ao crime que cometeu? E ainda por cima, institucionalizada pelo Estado? Bem, o certo e o errado são valores relativos, variáveis no tempo (História) e no espaço (Geografia). Você consideraria errado desligar os aparelhos que mantêm viva uma pessoa que sofre de uma doença incurável, com dores e sofrimentos horríveis? Viver num estado desses é digno de ser chamado "vida"? E manter uma pessoa vivendo assim, contra a própria vontade dela, é humano? Sacrificar um animal, para abreviar seu sofrimento, é errado? Por que matar vacas, galinhas e peixes para nos alimentar é certo, mas matar o homem não? Essa não é uma racionalidade antropocentrista demais? Quem disse que a vida do homem tem mais valor que a das outras espécies? Quem disse que o homem é o centro do universo, e que ele está no topo da escala de valores? Só porque nos distinguimos dos outros por pensar? Que desserviço Descartes prestou ao mundo ao adotar o pensamento (razão) como medida máxima de valor: "Se duvido, penso; se penso, logo existo". Então, quem não pensa racionalmente e não tem discernimento ainda para duvidar não existe? Ok, então vamos exterminar os loucos e as crianças recém-nascidas sem remorso nenhum, porque afinal de contas eles não existem mesmo e nós não poderemos ser acusados de matar alguém que não existe! Também poderíamos acabar com as florestas e todas as plantas do mundo - que não duvidam de nada, não pensam e, portanto, não existem. Idem as borboletas, pássaros, etc etc etc, que, por não duvidarem nem pensarem, têm menos valor que o homem. E viva a razão, viva os racionais!

• Você não deve matar pois fazendo isso você está botando um ponto final n vida de um ser complexo e especial igual a todos nós e Você está fazendo sofre todas as pessoas ligadas a ele família, amigos, etc.

• Não é errado matar dependendo da situação, se vc agir em legitima defesa não é crime e tbm não é errado, e matar para comer tbm n é errado..

• Você gostaria que te matassem? ou que matasse alguma pessoa importante para você? para achar a resposta da sua pergunta, antes acha a resposta da minha. Acredito que tudo tem a ver com essa frase aqui: ''Não faça com os outros o que não gostaria que fizessem com você...'' e é bem isso! Quando alguém mata, não só tira uma vida, mas tira várias. E a família da pessoa que morreu? e os planos? e os amigos? e tudo o que ela tinha pela frente? E aliás, qual seria seu motivo para matar alguém? tem gente que é muito má e eu até me pergunto ''por que uma pessoa dessas existe?'' mas jamais mataria. Tanto porque isso faria mal para mim também. Não vejo nexo nisso. Duvido que você gostaria que matassem sua mãe, sua namorada, ou melhor amigo, por exemplo. Então por que fazer isso com os outros? ;)

• você não deve matar porque isso gera muitas coisas ruins quando você mata uma pessoa consequentemente vai gerar vingança e tristeza da família ou amigos vão querer se vingar

e causar mais dor e sofrimento e isso é um ciclo vicioso de ódio e tristeza

• Se alguém te mata-se como você iria se sentir antes de ser morto?

Eu não tenho medo da morte entendo que é algo que vai acontecer com todos, mas a pergunta não seria por que não matar mas sim por que matar?

Deixe os outros viverem em paz respeite o direito de escolha e a vida de cada um.

Você tem direito de fazer o que quiser desde que não interfira no direito de outra pessoa e vice versa.

Se tiver afim de matar alguém, se mate para ver se é bom ai depois você mata alguém.

• Porque Deus deu a vida e só ele pode tirar.

Sign In or Register to comment.