o assunto é da catapora:?
olha eu estou com uma duvida,claro que eu vou no médico pra tirar a dúvida mais antes que gostaria de saber o seguinte:
1-a catapora pode ter febre?
2-a catapora pode ter bolinhas pequenas?
3-quantos dias mais ou menos demora pra sarar?
4-eu tenho que tomar algum remédio?
QUEM RESPONDER MUITO OBRIGADO PELA COLABORAÇÃO.
Preciso desta resposta ainda hoje.bjs e abçs
Comments
Catapora dá febre sim, Lee.
Aparece umas bolhinhas, com uma aguinha dentro, não estoure, pode ficar a marca para sempre (ainda tenho algumas).
Vá já no enquanto não tem muitas e peça talco mentolado, que alivia muitoooo, Não sei se há nas farmácias.
Tome cuidado para não deshidratar, agora é só descanso, arranje uma redinha e peça pra te trazerem uma aguinha de côco,
Tens 15 dias de folga! 7 doente e 7 para cicatrização das feridinhas o último é pra curar da ressaca de não fazer nada.
Catapora ou varicela é uma doença viral, contagiosa como a gripe. Pode dar febre sim, principalmente nos primeiros dias, as bolhas são de tamanhos variados e quantidade tbm, depende de cada organismo; o mesmo se aplica ao perÃodo de duração, mas geralmente em torno de 10 dias e a medicação é para os sintomas (febre, dor no corpo, coceira...) deve ser evitado remédios à base de ácido acetil salicilico.
PROCURE O MÃDICO!!!
A varicela (também conhecida no Brasil como catapora) é uma doença infecciosa aguda, comum na infância dos seres humanos, altamente transmissÃvel e causada pelo vÃrus varicela-zóster, também conhecido como HHV3 (human herpes virus 3). O zóster é uma doença da velhice, uma forma reincidente tardia dos vÃrus da varicela que permanece dormente nos gânglios nervosos.
Um fato interessante é que todos os seres humanos apenas pegam catapora uma única vez em sua vida toda.
Ãndice [esconder]
1 Epidemiologia
2 Progressão e sintomas
3 Zóster
4 Diagnóstico e tratamento
4.1 Cuidados locais
[editar] Epidemiologia
à altamente infecciosa com mais de 90% dos contactos suscetÃveis sendo infectados. A transmissão é via aérea, em gotas aerossolizadas de espirros ou tosse, ou pelo contato com pele infectada. A varicela é quase exclusivamente uma doença de crianças, enquanto a zóster é uma doença de idosos. A transmissão do vÃrus de idosos com zóster para crianças que depois desenvolvem varicela é uma importante via de infecção.
[editar] Progressão e sintomas
A varicela é uma de cinco doenças da infância com exantemas. As outras quatro são sarampo, roséola, rubéola e eritema infeccioso.
Varicela no quinto diaEntra no corpo pela faringe ou pela conjuntiva do olho. Multiplica-se e dissemina-se pelo sangue, até a pele. O perÃodo de incubação até o surgimento das pústulas é de cerca de 12 dias.
Os sintomas iniciais são febre e erupções maculopapulares (exantemas), seguidas de erupções vesiculoeritematosas muito pruriginosas (ou seja, pústulas que causam comichão). As pústulas apresentam-se com base vermelha e cúpula transparente ("gota de orvalho em pétala de rosa"), com cerca de 3 milÃmetros de diâmetro. Várias gerações de exantemas surgem durante cerca de 4 dias, com vários estágios em zonas diferentes ao mesmo tempo (ao contrário da varÃola). Os exantemas são mais frequentes na região toráxica, mas podem aparecer em todo o corpo, incluindo no couro cabeludo e na mucosa oral.
A varicela é geralmente inofensiva, exceto em doentes com imunodeficiência ou em neonatos, em que pode causar infecções do cérebro ou do pulmão potencialmente mortais. Nos adultos, os sintomas são mais sérios e a doença mais perigosa e, ainda que geralmente de resolução sem problemas, pode ocorrer pneumonia intersticial (em 20% dos casos adultos ou na adolescência). Contudo existem casos em adultos com problemas renais onde a doença pode-se agravar causando falha renal.
[editar] Zóster
Durante o episódio de varicela, geralmente na infância, alguns vÃrus invadem os gânglios nervosos espinhais e/ou dos nervos cranianos, onde permanecem na forma latente, sem se multiplicar e sem causar danos ou sintomas.
Muitos anos depois, tipicamente na velhice, o envelhecimento do sistema imunitário leva à moderada imunodepressão, e o vÃrus é reactivado. Contudo a imunidade adquirida pelo individuo é ainda suficiente para impedi-lo de causar novo episódio de varicela sistémica. Em vez disso, ele limita-se a multiplicar-se nos nervos sensitivos da raiz espinhal em que foi reactivado. O resultado é a zóster. Esta é uma condição extremamente dolorosa cutânea, que se limita à faixa da pele (dermatoma), bem delimitada, inervada pelo nervo sensitivo afectado. A pele apresenta-se extremamente sensÃvel ao toque, com dores, e maculas vermelhas infecciosas semelhantes à s da varicea. Alguma dor pode persistir após resolução da infecção devido aos danos causados em 30% dos idosos afectados.
[editar] Diagnóstico e tratamento
ronaldo!!
1 - sim pode.
2 - sim pode.
3 - em média uma semana.
4 - a princÃpio não mas pode ser que tome contra febre (mas só se o médico indicar).
A catapora é contagiosa, dá febre sim, nasce bolinhas, e requer cuidados, tu deves ir ao médico ele te informará quantos dias de repouso deverá ter e com certeza deverá tomar alguma medicação, bjs.