Viajando pela Europa no espaço Shengen, é preciso comprovar reserva de hotel em todos os destinos?
Tenho viagem marcada para a Europa (Roma, Sevilha, Madri e Barcelona). A passagem de ida é com conexão em Lisboa, portanto devo fazer a imigração em Portugal, pelo que entendi.
Tenho todos os comprovantes de passagens e hotéis, com exceção de Madri, onde ficarei hospedado na casa de um amigo. Preciso de uma carta-convite deste amigo, já que não tenho reserva de hotel em Madri?
Comments
Bruno,
Os países integrantes do chamado Espaço Schengen são: Áustria, Bélgica, República Tcheca, Dinamarca, Estônia,Finlândia, França, Hungria, Alemanha, Grécia, Holanda, Islândia, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta,Noruega, Polônia, Portugal, Eslováquia, Eslovênia, Espanha e Suécia.
Como é sabido, para estes países, os turistas brasileiros não necessitam de visto de turismo, caso a viagem seja de no máximo 90 dias.
Porém, por via de regra, os turistas brasileiros precisam cumprir algumas formalidades de entrada no Espaço Schengen, são elas:
O seu passaporte deve ter validade superior a 6 meses no dia da viagem;
Você deve apresentar passagem aérea de ida e volta, comprovando que a sua permanência será de no máximo 90 dias;
Comprovante de hospedagem (a exigência disso varia de país para país);
Seguro de viagem e saúde com cobertura mínima de € 30.000,00 (a exigência disso varia de país para país);
Comprovante de meios financeiros (dinheiro, travelers cheques, Visa Travel Money ou cartões de crédito internacionais) para manter-se durante a viagem. O ideal é ter ao menos € 60,00 por dia de viagem declarado (os valores podem variar de país para país);
Os viajantes brasileiros que não cumprirem tais formalidades estão sujeitos a ter a sua entrada recusada ou dificultada no Espaço Schengen. A decisão final é sempre do agente imigratório.
Observações importantes:
No caso de apresentar o Visa Travel Money, eu sugiro que o viajante leve um extrato atualizado do total depositado no cartão, caso o agente imigratório queira saber sobre o valor total.
Caso o seu destino final seja a Espanha ou o seu voo faça conexão em Madri, saiba que existe a exigência do viajante comprovar ter o mínimo de € 540,00, se for permanecer de 1 a 9 dias. Para mais dias, a exigência é de no mínimo € 60,00 por dia declarado de viagem.
Na Itália, por exemplo, o valor varia conforme o número de dias de permanência, a saber:
De 1 a 5 dias: € 269,60 (montante fixo);
De 6 a 10 dias: € 44,93 por dia;
De 11 a 20 dias: € 51,64 (montante fixo) + € 36,67 por dia;
Mais de 20 dias: € 206,58 (montante fixo) + € 27,89 por dia.
Já em Portugal, os valores são os seguintes:
€ 75,00 por cada entrada no país + € 40,00 por dia de permanência.
O(A) viajante brasileiro(a) que é convidado(a) por amigos ou parentes para visitar a Europa deverá apresentar na imigração uma carta-convite. O modelo desta carta varia de acordo com o país. Informe-se sobre isso na Embaixada ou Consulado do país visitado aqui no Brasil. No caso da Espanha, a recomendação é que a pessoa que convida vá até uma delegacia de polícia de sua cidade na Espanha para emissão da carta-convite. Vale lembrar que a carta-convite não vale entre países. Caso vá ficar na casa de mais pessoas em outros países, leve uma carta para cada país, para não ter problemas na imigração.
Eu não precisei mostrar nada na imigração, só uma dica, eu tbm fiz conexão em Lisboa, cheguei as 5 da manha, e quase perdi a conexão, a fila para imigração é gigantesca e poucos pessoas para atender, precisei pedi para passar na frente porque já estavam chamando meu voo, depois ainda tem que passar por outra fila para a bagagem de mão, e para ajudar o aeroporto é imenso, hoje lembro e dou risada , mas corri muito para chegar no portão de embarque e para ajudar era o ultimo,,,,, a porta do avião já estava fechada..... foi uma experiência que não desejo a ninguém, agora quando vou fazer conexão nunca mais faço com 1 hora de diferença no minimo 2 hs.
Fui pela TAP