Viajando pela Europa no espaço Shengen, é preciso comprovar reserva de hotel em todos os destinos?

Tenho viagem marcada para a Europa (Roma, Sevilha, Madri e Barcelona). A passagem de ida é com conexão em Lisboa, portanto devo fazer a imigração em Portugal, pelo que entendi.

Tenho todos os comprovantes de passagens e hotéis, com exceção de Madri, onde ficarei hospedado na casa de um amigo. Preciso de uma carta-convite deste amigo, já que não tenho reserva de hotel em Madri?

Comments

  • Bruno,

    Os países integrantes do chamado Espaço Schengen são: Áustria, Bélgica, República Tcheca, Dinamarca, Estônia,Finlândia, França, Hungria, Alemanha, Grécia, Holanda, Islândia, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta,Noruega, Polônia, Portugal, Eslováquia, Eslovênia, Espanha e Suécia.

    Como é sabido, para estes países, os turistas brasileiros não necessitam de visto de turismo, caso a viagem seja de no máximo 90 dias.

    Porém, por via de regra, os turistas brasileiros precisam cumprir algumas formalidades de entrada no Espaço Schengen, são elas:

    O seu passaporte deve ter validade superior a 6 meses no dia da viagem;

    Você deve apresentar passagem aérea de ida e volta, comprovando que a sua permanência será de no máximo 90 dias;

    Comprovante de hospedagem (a exigência disso varia de país para país);

    Seguro de viagem e saúde com cobertura mínima de € 30.000,00 (a exigência disso varia de país para país);

    Comprovante de meios financeiros (dinheiro, travelers cheques, Visa Travel Money ou cartões de crédito internacionais) para manter-se durante a viagem. O ideal é ter ao menos € 60,00 por dia de viagem declarado (os valores podem variar de país para país);

    Os viajantes brasileiros que não cumprirem tais formalidades estão sujeitos a ter a sua entrada recusada ou dificultada no Espaço Schengen. A decisão final é sempre do agente imigratório.

    Observações importantes:

    No caso de apresentar o Visa Travel Money, eu sugiro que o viajante leve um extrato atualizado do total depositado no cartão, caso o agente imigratório queira saber sobre o valor total.

    Caso o seu destino final seja a Espanha ou o seu voo faça conexão em Madri, saiba que existe a exigência do viajante comprovar ter o mínimo de € 540,00, se for permanecer de 1 a 9 dias. Para mais dias, a exigência é de no mínimo € 60,00 por dia declarado de viagem.

    Na Itália, por exemplo, o valor varia conforme o número de dias de permanência, a saber:

    De 1 a 5 dias: € 269,60 (montante fixo);

    De 6 a 10 dias: € 44,93 por dia;

    De 11 a 20 dias: € 51,64 (montante fixo) + € 36,67 por dia;

    Mais de 20 dias: € 206,58 (montante fixo) + € 27,89 por dia.

    Já em Portugal, os valores são os seguintes:

    € 75,00 por cada entrada no país + € 40,00 por dia de permanência.

    O(A) viajante brasileiro(a) que é convidado(a) por amigos ou parentes para visitar a Europa deverá apresentar na imigração uma carta-convite. O modelo desta carta varia de acordo com o país. Informe-se sobre isso na Embaixada ou Consulado do país visitado aqui no Brasil. No caso da Espanha, a recomendação é que a pessoa que convida vá até uma delegacia de polícia de sua cidade na Espanha para emissão da carta-convite. Vale lembrar que a carta-convite não vale entre países. Caso vá ficar na casa de mais pessoas em outros países, leve uma carta para cada país, para não ter problemas na imigração.

  • Eu não precisei mostrar nada na imigração, só uma dica, eu tbm fiz conexão em Lisboa, cheguei as 5 da manha, e quase perdi a conexão, a fila para imigração é gigantesca e poucos pessoas para atender, precisei pedi para passar na frente porque já estavam chamando meu voo, depois ainda tem que passar por outra fila para a bagagem de mão, e para ajudar o aeroporto é imenso, hoje lembro e dou risada , mas corri muito para chegar no portão de embarque e para ajudar era o ultimo,,,,, a porta do avião já estava fechada..... foi uma experiência que não desejo a ninguém, agora quando vou fazer conexão nunca mais faço com 1 hora de diferença no minimo 2 hs.

    Fui pela TAP

Sign In or Register to comment.