Não consigo apresentar trabalhos, mesmo que saiba tudo do assunto, travo total.?
Estou no segundo ano de sistemas, e a maioria dos meus professores optam por trabalhos para apresentar em vez de dar provas, o ruim é que tenho verdadeiro panico de falar em publico, meu coração parece que vai saltar do peito, me da enjoo, minha cabeça dói, e na hora que tenho que falar não consigo organizar minhas idéias nem me expressar direito.
alguém conhece algum método que ajude a superar esse panico de falar em público?
Comments
o segredo é estudar bastante o assunto pra ter certeza que você não vai falar nenhuma bobagem, e na hora de apresentar você pensa em alguém que tu acha que fala bem em público e se inspira nessa pessoa, pode ser um professor, apresentador de tv... foca o olhar em um ponto no fundo da sala, mas dê a impressão que você está olhando para o público... depois dos 5 minutos você se acostuma e tudo vai bem. o importante é treinar bastante em casa. uma certa vergonha todo mundo sente, isso é normal, mas se você acha que não consegue lidar com esse problema sozinho/a procure ajuda psicológica ou até mesmo algum curso de como falar em público.
boa noite Luu, tudo bom, olha posso te indicar um ótimo curso de como falar em público
Isso é timidez ao público, e é comum. Todo mundo sente isso uma vez na vida, mas logo acostuma embora alguns casos sejam mais sérios. E isso se desfaz com a prática. Isso mesmo ,pratique . Conforme vc vai vencendo seus medos, vc consegue se adptar mais fácil. Fale em frente ao espelho, treine várias vezes com pessoas na qual vc não tem vergonha ... isso pode ser uma forma de aliviar a tensão. à comum se sentir tensa, mas procure centralizar que vc estudou e é capaz, e que isso vai passar e ngm vai lembrar disso ...
Boa sorte!
Eu também era como você... até resolver cursar artes cênicas como matéria eletiva numa das minhas aulas. E deu certo. Tente teatro, grupos de debate ou coisa parecida.