FORD FIESTA ZETEC SUPERCHARGER QUANDO FRIO PEGA E APAGA OQ DEVO FAZER?
FORD FIESTA 1.0 ZETEC ROCAM SUPERCHARGER , QUANDO O MOTOR ESTÁ FRIO O CARRO PEGA OSCILA A LENTA E APAGA BEM RÁPIDO , SE SEGURAR ACELERADO POR 10 OU 15 SEGUNDOS O CARRO ESQUENTA O SUFICIENTE PARA SE ESTABILIZAR , PASSAMOS O SCANNER DE INJEÇÃO E NÃO APRESENTA FALHAS , TROCAMOS SENSOR DE TEMPERATURA , LIMPEZA DE BICO , BOBINA , CABO DE VELA E ATUADOR DE MARCHA LENTA . OQUE PODE SER ?
Comments
Vamos por parte...primeira coisa, troca o filtro de combustível...talvez pode ser o simples fato do mesmo estar entupido, testa a corrente dos bicos, ao fazer a limpeza pode ter desregulado ou danificado algum deles. o sensor de temperatura não tem nada com isso não..ele trabalha em outro setor, digamos assim.
Pode ser o sensor de marcha lenta, ou atuador..
uma breve de como funciona: SENSOR é o que manda uma informação (dados) ao módulo, que faz a leitura e por fim envia uma ordem para um ATUADOR! O ATUADOR é ordenado pelo módulo para entrar em ação, ou que atue, e no caso do atuador da marcha lenta, o seu movimento promove variações na entrada de ar da TBI, gerando alterações na lenta, isso é o normal, pois ele se movimenta por um dado recebido do módulo de Injeção. Ai é que pode estar o defeito. Porque o comportamento anormal da lenta pode ser porque a ordem do módulo pode estar baseada em uma informação falsa que foi informada por um sensor de posição de borboleta com algum defeito, ou seja, todo e qualquer sensor do sistema de injeção com defeito, provoca alteração no funcionamento do sistema, mas...ele também pode estar repassando um dado verdadeiro, pois alguém pode ter alterado sua posição normal de trabalho...enfim, a peça pode estar errada ou alguém pode ter alterado a posição do batente do eixo da borboleta, o que é bastante comum, pois muitos acham que mexer com o parafuso do batente da borboleta resolve, como se fazem carros carburados.
conjunto da obra: CORPO DA BORBOLETA PODE ESTAR UMA POSIÇÃO ERRADA: se alguém fez limpeza na TBI ou algo assim, tem muita chance de ser isso.
Pode ser também o sensor novo que foi instalado pode estar errado... externamente são muito parecidos, mas sua construção interna pode emitir sinais diferentes e por azar o sensor da posição da borboleta que está no carro já pode estar errado e você comprar um do mesmo achando que ele está ruim não vai resolver o problema...
OUTROS DEFEITOS, MESMO SINTOMA
1 – Entradas de ar falso, ou seja, ar não calculado pelo sensor responsável pode colocar o sistema em conflito e provocar uma ação desastrosa por parte do módulo que dá ordens ao atuador ou borboleta de aceleração motorizada, promovendo alterações na rotação do motor.
2 – Interruptores em pedais de embreagem, freio, trambulador de marcha ou sensores de pedais e outros também podem criar uma confusão generalizada, já que o módulo novamente tomará decisões com base em mentiras e o resultado pode ser a troca do coitado do atuador da MARCHA LENTA.
3 – Falhas em aterramentos, falta de tensão ou alta tensão no sistema também podem levar a um resultado indesejado.
4 – Falhas em componentes internos a o módulo de controle da injeção com arquivos corrompidos também levam o sistema a loucura.
5 – Motores fora de sincronia, avanço irregular de ignição e danos mecânicos do motor também prejudicam a eficiência do sistema levando o reparador a trocar inúmeros sensores a atuadores erroneamente.
6 – Folga axial e radial do virabrequim é um defeito mecânico que provoca uma interferência no sinal gerado pelo sensor de rotação do motor, o que pode fazer o módulo acreditar que o motor está atrasado ou adiantado, principalmente quando o condutor pisa na embreagem igual ao exemplo citado no vídeo abaixo.
todas as "POSSÍVEIS" causas podem ser essas...
APENAS UMA PESSOA TRABALHOU NESTE VEICULO , PORÉM EU DIGO " PASSAMOS " OU " TROCAMOS " POIS SOMOS UM GRUPO E NAO UMA OFICINA INDIVIDUALISTA ... #FICAADICA
Passamos? Trocamos? Quens? Quantas pessoas fazem a mesma coisa por que e para que? Pela bagunça já estabelecida nesse motor, um profissional terá que dar uma geral. Não se futuca o desconhecido.