sou hipertenso ou tenho algum problema psicologico?

todas as vezes q vou medir minhya pressão arterial entro em panico.um dia desses de 17x11,então,tive q ir ao hospital onde fui medicado e logo em seguida recebi alta,mais o médico pediu para q verificase regularmente a pressão então nos dias posteriores ela marcou 13x7,13x9,13x10 e 14x8,mais todas as vezes eu estava em panico.queria saber se isso influenciou ou sou realmente hipertenso?

Comments

• Alguns problemas psicológicos pode desencadear o aumento de pressão, converse com seu médico sobre isso. Talves seja bom realizar o Holter de 24 horas. Talvez seja bom tomar algum medicamento que atue no pânico. Apenas o médico poderá te orientar adequadamente.

Bom dia.

• Olá amigo...Passei pelos exatos mesmos problemas há pouco tempo atrás, na realidade, cheguei a um estado de ansiedade tão grande qnt a esse problema, que eu simplesmente por pensar em pressão, ela ja alterava. No entanto, eu procurei diversos cardiologistas, fiz eco-cardiograma, eletro, teste ergométrico e holter para verificar pressão. Resultado; todos foram nomais, com excessão do holter, pq eu ficava olhando o display do aparelho e toda vez que ele enxia eu ficava nervoso, expliquei ao médico e ele tirou a duvida com o teste ergométrico que deu normal, minha pressão ficou dentro dos conformes durante o exercicio, isso provou que eu nao era hipertenso, pois todo hipertenso tem pressao aumentada durante o exercicio. conclusão, minha pressão subia por conta do excesso de nervosismo, chamavam de síndrome do jaleco branco, pois cada vez que eu verificava a pressão era um problema. Dessa forma, resolvi abandonar e mudar alguns hábitos, "desencucar", o que me acalmou muito e acabou com o meu problema de pressão. Quando vc está nervoso, vc começa a suar e o coração bate forte, começa a tremer e outras coisas, simplesmente por verificar a pressão, então é mais que normal que ela altere com toda essa descarga de adrenalina. A primeira coisa que vc tem que fazer é se acalmar e parar de medir a pressao toda hora, pois sei que vc deve fazer mto isso, procure verificar a pressão em dias alternados,mais calmo, sem tensão, ou simplesmente deixe de verificar por um período, isso irá acabar concerteza. Espero ter ajudado com esse depoimento...abraços!!!

• isso pode estar relacionado ao stress do medo da hipertensão, entao digo o seguinte:

No aparelho circulatório, a adrenalina promove a aceleração do coração (taquicardia) e uma diminuição do calibre dos vasos sangüíneos periféricos. Assim, o sangue circula mais rapidamente para uma melhor oxigenação, principalmente, dos músculos e do cérebro, já que ficou pouco sangue na periferia, o que também diminui sangramentos em caso de ferimento superficial.

No aparelho respiratório, a adrenalina promove a dilatação dos brônquios (broncodilatação) e induz o aumento dos movimentos respiratórios (taquipnéia) para que haja maior captação de oxigênio que vai ser mais rapidamente transportado pelo sistema circulatório, também devidamente preparado pela adrenalina. Terminado o perigo, o organismo suspende a hiperprodução de adrenalina e tudo volta ao normal. No mundo moderno, as situações não são tão simples. O perigo ou agressão nem sempre é absolutamente claro e, mesmo quando identificada a situação, nem sempre admite a escolha simples entre luta ou fuga, mas, de qualquer maneira, a reação de "stress" é parecida, com liberação de adrenalina e a presença dos sintomas a ela atribuídos: taquicardia, palidez, sudorese, respiração ofegante.

Uma das conseqüências do "stress" agudo é a elevação da pressão arterial. É extremamente importante lembrar deste fato na hora de medir a pressão para que não se rotule de hipertenso quem, na realidade, não o é. No entanto, apesar da elevação notória da pressão arterial no "stress" agudo, ainda não se conseguiu demonstrar a influência do "stress" crônico como causa do aparecimento da hipertensão arterial; isso se deve principalmente às dificuldades metodológicas, e é bastante provável que haja uma forte relação entre "stress" crônico e sua hipertensão arterial.

boa sorte

Medidas que podem ajudar

Se é fato que o combate ao "stress" é difícil existem algumas medidas práticas que podem ajudar muito:

• Pratique um esporte regularmente. O exercício físico regular, além de, por si só, ajudar a baixar a pressão, é um excelente atenuador das tensões causadas pelo "stress".

• Tenha um passatempo. Um "hobby" pode ajudar em muito você a deslocar seus pontos de interesse e aliviar o "stress".

• Procure melhorar seus hábitos. Controlar sua dieta, diminuir o consumo de bebidas alcoólicas, ou deixar de fumar não são atitudes estressantes; muito pelo contrário, podem ajudar a diminuir o "stress".

• Procure melhorar seu relacionamento com outras pessoas. Uma boa conversa não resolve a maioria dos seus problemas, mas pode aliviar as tensões.

• Você já ouviu falar na síndrome do jaleco branco? Muitas pessoas que vão ao médico ficam tão receosas de estarem com alguma doença grave que acabam tendo uma espécie de crise de ansiedade!

O que acontece, é que nesta crise de ansiedade, a pessoa sofre descargas de adrenalina que acabam aumentando a freqüência cardíaca e a resistência vascular periférica, logo, pode ocorrer taquicardia e constrição dos vasos, culminando assim, na elevação da pressão arterial.

Tente se acalmar quando for aferir a pressão! Sente-se, tente relaxar alguns minutos antes.

É importante ressaltar que atualmente, o pressão considerada como saudável é: 11mmHg X 7mmHg. Portanto, acredito que você já possa ser considerado hipertenso.

Converse com o seu médico, os fatores idade, sedentarismo e alimentação são de grande relevância, até mesmo para o pedido e avaliação de outros exames.

O importante é você se tratar, caso seja necessário, mesmo porque, está cada vez mais comum, dentro do rítmo de vida atual, as pessoas apresentarem cada vez mais cedo, problemas de pressão, colesterol, etc.

Não se assuste, às vezes, algumas mudanças de hábito podem resolver o problema!

Boa Sorte!

• Se vc constantemente mede sua PA e os resultados são estes e ainda não for hipertenso está correndo um sério risco de ser. A Pressão alta, normalmente é consequencia de alguma outra coisa que seu organismo tem. O correto é procurar um médico, fazer exames.... (todos os possiveis)....e, chegando a uma conclusão tratar a raiz do problema, pois só assim vc conseguirá alguma coisa boa.

Abraço e boa sorte !

• A pressao nao tem nada a ver com problemas psicologicos. Procure um profissional se te incomoda tanto.

Sign In or Register to comment.