Os estudos científicos desenvolvidos pelo engenheiro francês Nicolas Sadi Carnot (1796–1832) ?
Os estudos científicos desenvolvidos pelo engenheiro francês Nicolas Sadi Carnot (1796–1832) na tentativa de melhorar o rendimento de máquinas térmicas serviram de base para a formulação da segunda lei da termodinâmica. Acerca do tema, considere as seguintes afirmativas:
1. O rendimento de uma máquina térmica é a razão entre o trabalho realizado pela máquina num ciclo e o calor retirado do reservatório quente nesse ciclo.
2. Os refrigeradores são máquinas térmicas que transferem calor de um sistema de menor temperatura para outro a uma temperatura mais elevada.
3. É possível construir uma máquina, que opera em ciclos, cujo único efeito seja retirar calor de uma fonte e transformá-lo integralmente em trabalho.
Assinale a alternativa correta.
Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.
Somente a afirmativa 1 é verdadeira.
-) Somente a afirmativa 2 é verdadeira.
-) Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.
-) Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.
Comments
fazendo questao de não ir pesquisar nada sobre o assunto (só depois de saber a resposta certa , aviso já que vou responder apenas pelo meu senso uma vez que nunca estudei termodinâmica..
1º - O rendimento médio de uma máquina térmica, num intervalo de tempo limitado, é a razão entre o trabalho útil, e a energia absorvida (em forma de calor). Portanto a primeira resposta parece-me correcta.
2º - Esta também me parece correcta. Sei que o princípio utilizado tem a ver com a energia absorvida pelas substâncias quando são "forçadas" a evaporar, como por exemplo quando se sopra para uma superfície molhada, ou se molha o dedo para sentir a direcção do vento...
3º - Epa...esta é que já não! Isto seria qualquer coisa tipo maquina ideal... lembro-me de ja ter lido qualquer coisa sobre o rendimento máximo teórico das maquinas termicas, e era um número bastante podre (tipo 50%, ou qq coisa assim...) (em comparação com os limites teóricos bem mais fofos da engenharia que ando a estudar...electrónica)
Ainda para mais, uma maquina térmica deve perder calor por tudo o que é material...deve ter bastante histerese com a temperatura acumulada na massa da maquina, e tem o ar todo à volta...
A resposta final, acho ser então "Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras."