Redação do ENEM 2012 - Leiam e digam oqe acham?

bom pessoal, foi a primeira vez que fiz o ENEM e não passei no vestibular, apesar de ter sido boazinha minha nota 760 (na red.), enfim, ai vai ela, podem dar nota e comentar por favor?

Tema do ENEM: O movimento imigratório para o Brasil no século XXI

-

-

Super lotação

Não é de hoje que o Brasil atrai pessoas de vários países com suas riquezas abundantes e propostas de emprego aparentemente fáceis, mas isso se intensificou nos últimos tempos após o Brasil se recuperar de sua imagem de colônia de exploração e passar a ocupar lugares de destaque em índices de desenvolvimento, atraindo imigrantes que se tornam "fixos", seja pela busca de vida melhor, ou outro motivo, a verdade é que o Brasil está chegando no limite de super lotação.

Seria o Brasil generoso ou ingênuo demais ao aceitar os estrangeiros e incorporá-los à sociedade, isso talvez se explique pelo contexto histórico da intensa mistura que definiu nosso país, mas essa atitude gera problemas sociais, que podem as vezes passar despercebidos.

São Paulo costumava ser o polo atrativo de brasileiros que saiam de suas regiões menos favorecidas em busca de melhor qualidade de vida e muitos não encontravam, passando, por vezes, a ocupar as ruas, ou a trabalhar em piores condições do que em sua região, conhecendo essa realidade fica a dúvida, como os estrangeiros conseguem viver melhor aqui?

Ao trazerem na bagagem alguma formação ou sorte, quem sabe, esses estrangeiros acabam por ocupar um emprego que poderia ser de um cidadão brasileiro. Isso não seria bem visto e nem aceito em outros países.

Uma possível solução para esse problema seria a não incorporação dos imigrantes à sociedade brasileira. Que fizessem como nos países de ordens mais rígidas, e os deixassem ficar apenas à passeio, negócios ou em caso de casamento com brasileiro (a), exceto, claro, em casos onde o estrangeiro necessite de ajuda, o Brasil então, forneceria a ajuda e após o prazo determinado, o estrangeiro voltaria para seu país de origem.

-

-

-

-

Hoje sei que cometi muitos erros, não fui muito coerente, não explorei ao máximo o tema e nem segui à risca o estilo dissertativo-argumentativo, mas para a primeira vez, valeu como experiência :)

Comments

• Então embora tudo isso aí que você já disse gostei da sua redação, foi até melhor do que a da minha irmã mais velha e ela tirou a mesma nota que você, ou parecida...

Sign In or Register to comment.