Posso receber seguro desemprego sem ter trabalhado de carteira assinada?

Trabalho a exatamente um ano, sem carteira assinada em uma empresa, tenho direito a receber seguro-desemprego caso eu seja demitida sem justa causa? ou algum outro direito do trabalhador? como FGTS, ferias, 13º, salario família e etc...

Comments

• Se você for demitida eles devem pagar tudo, mas se não o fizerem, você vai ter que ingressar com ação trabalhista requerendo o registro em CTPS e as verbas rescisórias (aviso prévio, 13º etc). Mas para isso precisará provar o vínculo empregatício, ou seja que você realmente trabalhou nessa empresa e para isso vai precisar de prova, que pode ser feita por testemunhas ou documentos, Provado que você foi empregado lá, eles terão que pagar tudo, inclusive você receberá o seguro desemprego.

• simplesmente nao, porque vc nao paga nenhum encargo.

• Trabalhador foi despedido depois de 11 meses sem carteira assinada e recebeu todos direitos integrais da rescisão.

Mas o trabalhador quer seu seguro desemprego de 3 salários mínimos.

Proprietário se colocou a disposição de assinar carteira retroativa por 6 meses, bancando multa, juros e parte da empresa com o fisco. Para isso o funcionária teria que devolver uma parte que seria do INSS, esta para fisco sem retorno, outro o FGTS, que receberia de volta. Quer o seguro desemprego e alega que já gastou o dinheiro. COMO FICA A SITUAÇÃO para ambos?

• Justo disse "Claro,pois a qualquer momento você poderá ajuizar uma

ação trabalhista para regularizar a sua situação de trabalho.

A CF protege o trabalhador,pois é a parte mais fraca da re-

lação de trabalho.Mesmo sendo informal durante 1 ano,terá

direito tudo o que um trabalhador tem.Movendo uma ação

trabalhista,será resolvido facilmente e terá direito ao seguro-

desemprego.

Um abraço."

• Tem direito a seguro a pessoa que trabalhou no mínimo 6 meses de carteira assinada.

• não tem direito a nada.

• Não, mas só se o seu patrão for muito bom!!

• Se vc tiver holerite pode ser que sim, mais tem q recorrer. Mais se não tiver nada que prove que vc trabalhou nessa empresa, infelizmente não tem q o fazer, boa sorte.

Sign In or Register to comment.