quero viajar com meu carro escort 89 para foz iguaçu oque é importante checar nele?
esse carrinho viaja bem ... mais não sei se ele aguenta ir pra la ... claro tenho que sempre parar ... oque checar nele pra que eu possa fazer uma viajem legal.. estou em são paulo ... quero alguem que entendi de carros e mecanica sendo assim dispenso pessoas que não entende disso
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Revisão de viagem. O que olhar e trocar?
O que olhar?
- Olhar a calibragem dos pneus;
- Olhar a calibragem do pneu estepe;
- Olhar o nível da água no reservatório do sistema de arrefecimento;
- Olhar o nível de fluído de freio no reservatório;
- Olhar o nível de óleo do motor;
- Olhar se os discos de freios estão bons;
- Olhar se as pastilhas de freios estão boas;
- Olhar se o tambor de freios estão bons;
- Olhar se as lonas de freios estão boas;
- Olhar se os limpadores de para-brisa estão em ótimas condições;
- Olhar se os faróis estão regulados e com todas as lâmpadas funcionando;
- Olhar se as luzes sinaleiras indicadores de esquerda e direita dianteiras e traseiras estão funcionando corretamente;
- Olhar se as luzes de freios e de neblina estão funcionando corretamente;
- Olhar se a luz de placa traseira está funcionando;
- Olhar se os amortecedores;
- Olhar as molas de suspensão;
O que trocar?
- Trocar os 4 pneus caso eles estejam já bem gastos;
- Trocar o óleo + filtro de óleo do motor;
- Trocar as pastilhas de freios com 1 semana de antecedência da viagem, se os discos estiverem bons, não será preciso efetuar a troca dos mesmos. Mas se eles estão gastos, vai ser preciso efetuar a troca dos mesmos;
- Trocar as lonas de freios, caso os tambores de freios estejam bem gastos, vai se preciso trocá-los também;
- Trocar velas de ignição;
- Trocar o filtro de ar;
- Trocar o filtro de combustível;
- Trocar as mangueiras do sistema de arrefecimento, caso uma delas estejam com vazamento. Se tiver apenas uma mangueira com vazamento, o ideal é trocar todas logo;
- Trocar os limpadores de para-brisas, caso estejam velhos e não cumprindo mais a função;
- Trocar todas as lâmpadas queimadas que tiver no carro;
- Trocar os amortecedores, caso estejam ruins;
- Trocar as molas de suspensão caso estejam já "cansadas" (arriando);
- Trocar a bateria, caso essa esteja velha e necessitando de uma substituta;
O que fazer mais?
Se o motor do carro está muito bom, basta apenas fazer uma regulagem de carburador para deixar mais acertado.
Faça o alinhamento do volante e balanceamento das rodas.
Esteja com a documentação do seu carro em dias e boa viagem!
Amigo, o que é mais importante é trocar aquilo que realmente pode te deixar na mão, exemplo:
1- as escovas do alternador, pois se estiverem gastas o motor irá deixar de carragar a bateria, deixando vc no prego.
2.- O seu carro tem corrente comando. Então troque o quite do comando que inclui um esticador da corrente. Se ela folgar (a corrente do comando) seu carro sai de tempo, danificando o a corroa ou a própria corrente, e nesse caso só rebocando pra uma oficina.
3- se já faz mais de cem mil Km que vc trocou a bomba d'água, ou se vc não sabe quando ela foi trocada, então é bom trocá-la, pois ela, parando de funcionar, seu carro superaquece, e se vc não perceber pode fundir o motor.
4- Se as mangueiras do motor estiverem mais grossa do que o normal, é sinal de que pode está passando ar do motor para dentro do radiador. O que pode fazer com que ocorram estouramento de alguma mangueira, te deixando sem água no radiador. Isso ocorre se o cabeçote do motor apresentar corrosão nos dutos por onde passam a água, o que também pode fazer com que a agua se misture com o óleo, o que irá colar o seu motor. Peça pra o mecânico checar o cabeçote ( tem que abrir a parte de baixo do motor, e, se tiver tudo ok, vc vai gastar apenas com uma junta nova).
5- o radiador também tem que está limpo por dentro, pois se vc roda muito em estrada de terra, e se costuma usar apenas água, ou seja, não costuma usar aditivo, pode ser que tenha muita impureza, e até mesmo lama dentro do seu radiador e dos dutos de água do motor, que poderão entupir a qualquer momento, danificando o sistema de resfriamento do motor, causando também aqueles estouramento de mangotes.
6- caso haja estouramento de mangote (mangueira de água do motor), vc terá que ter consigo uma fita isolante ou uma “tira” de borracha de câmara de ar, para fazer um remendo até chegar em uma oficina. Reponha a água no radiador e ande com a tampa do reservatório bem folgada. Isso evita que se forme pressão dentro do sistema, o que expulsaria toda água pelo remendo). Dá pra quebrar o galho, pois sem pressão se perde pouquÃssima água pela tampa ou pelo remendo. Eu já viajei 100 km assim. O mecânico me deu a dica por telefone.
Os demais itens do carro devem está em ordem, pois podem comprometer sua segurança, mais não vão lhe impedir de chegar ao destino. Estas broncas que eu mencionei são realmente aquelas que te deixam na mão, e só serão resolvidas em uma oficina.
Falo isso por experiência própria, pois possuà uma parati 91 CHT por quase 15 anos, e já passei por tudo isso. Ademais, estas dicas servem para muitos carros, não só os de motor CHT.
Para concluir, eu só arriscaria uma viagem longa desta se tivesse certeza que estes itens estivessem em ordem. Pois longe de casa tudo é mais difÃcil e estressante. Boa sorte e boa viagem.
1º - Motorização (velas e seus cabos, limpeza de carburador e troca de óleo com filtro)
2º - Segurança (pneus, sistema de freios e limpador do parabrisas)
Leve num mecânico idôneo de tua confiança e faça uma revisão completa....motor, pneus, suspensão, freios. E não se esqueça do oleo e limpeza de filtro. limpador de parabrisa. Cintos. estepe calibrado, triangulo.....
Roteiro da viajem, pontos de parada...Faça refeições leves....Pare e descanse um pouco...se sentir sono pare logo, num posto ou na PRF e durma.....Não esqueça documentos e CNH...e sua Carteira de Identidade Civil....