Trabalho de física [ñ são cálculos], me ajudem nas perguntas?
Oi...Este trabalho é muito importante para mim e gostaria que
vocês me ajudassem a responder essas questões:
Questão 2) Cite os processos de variação de temperatura, definindo cada um deles.
3) Vivemos numa estufa? Explique
4) Por que os aquecedores são colocados na parte inferior dos ambientes e os aparelhos de ar condicionado na parte superior?
5) Duas bandejas foram colocadas em um prateleira de geladeira. A parte da geladeira abaixo desta prateleiracomeçou a refrigerar muito mal. Pq isso aconteceu?
Eu agradeçoooooo mt a atenção e ajuda de vcs...Sou péssima em física!
Se possível colocar a bibliografia!
Agradecida* bjos
Comments
2 - Um corpo pode trocar de calor (e mudar sua temperatura) de três formas: radiação, convecção e transmissão. A transmissão é o mais simples, coloca dois corpos em contato, se eles estiverem em temperaturas diferentes irão trocar calor diretamente até que atinjam o equilíbrio térmico. A convecção é parecida, só que os corpos não estão em contato direto, mas há um fluido entre eles, como o ar. Este fluido se aquece no corpo mais quente e se resfria no corpo mais frio, até que os três atinjam o equilíbrio térmico. A radiação é mais complicada de explicar: todos os corpos emitem radiação que é proporcional à sua temperatura e, desta forma, perdem calor.
3- Sim. A atmosfera impede que as temperaturas subam muito durante o dia e diminuam muito durante a noite, e troca calor entre terra e oceanos, na forma de ventos.
4 - por que o ar quente sobe e o ar frio desce. Colocando o aquecedor em baixo, você pega ar frio e transforma em ar quente. Colocando o refrigerador em cima, você pega ar quente e transforma em ar frio.
5 - por que a troca de calor por convecção é atrapalhada pela bandeja, que restringe o movimento do ar dentro do refrigerador.
2 ) Não entendi. Seria propagação de calor ?
O calor pode se propagar por:
Condução, Convecção, Irradiação
Condução, se dá nos meios sólidos. O calor de uma molécula é transferido para a vizinha.
Convecção, se dá nos meios fluidos ( liquidos e gasosos ). A parte mais quente sobe, dando lugar à mais fria, que quando aquecer vai subir, ... gerando um ciclo.
Irradiação, a propagação do calor no vacuo.
3) Sim, a Atmosfera retem o calor do Sol na Terra, agindo da mesma forma que o teto da estufa mantem o calor dentro dela.
4). O ar quente, que é mais leve sobe, e o ar frio que é mais pesado desce.
5) Isso aconteceu porque a bandeja bloqueou o ar frio e impediu que ele descesse para as partes mais baixas do refrigerador.