porque usar linux no lugar do windows??
Dez motivos pra vc usar linux
1 - Liberdade: você tem a liberdade de escolher, dentre muitos distribuições que tem um custo mínimo, ou mesmo completamente grátis, sem cobrança de licenças ou medo de violar patentes ou pirataria, porque o Linux está sob proteção da licença GNU GPL.
2 - Estabilidade: O Linux tem uma performance de alto nível, com pouca probabilidade de bloquear o sistema. Os problemas normalmente só ocorrem por problema de hardware e não do sistema operacional.
3 - Segurança: não existe qualquer outro sistema com o nível de segurança do Linux. As poucas vulnerabilidades não afectam o sistema Linux da mesma forma que afectam o Windows justamente porque a arquitetura dos sistemas e a concepção é totalmente diferente e quaiquer problemas são resolvidos muito rapidamente.
4 - Eficiência em Redes: uma das características mais comentadas do Linux é a eficência quando se trata de redes. Linux, além de confiável, suporta quase todos tipos de protocolos como TCP/IP, ISPX/SPX, ISDN, PPP, SLIP, PLIP, Apple Talk Protocol Suite, etc.
5 - Fácil Instalação: hoje as instalações de Linux das distribuições mais populares e avalidas tem muitas facilidades para instalação com procedimentos que dão controle sobre o que você quer instalar no seu computador.
6 - Flexibilidade: seguindo a facilidade da instalação, no Linux você tem a flexibilidade de customizar no seu sistema somente com o que realmente te interessa e o que realmente você vai usar.
7 - Actualizações gratuitas: a grande quantidade de atualizações, pacotes e repositórios (mirrors) e sites especializados para que se sistema sempre esteja bem atualizado.
8 - HardDisk: sim, o Linux é um sistema que otimiza ao máximo o uso do seu HardDisk, não esquecendo de um bit sequer.
9 - Suporte Técnico: para os que dizem que a deficicência do Linux é o suporte, esquecem que há milhares senão milhões de técnicos, usuários ou curiosos dispostos a ajudar na solução de qualquer problema (via fóruns e listas).
10 - Escolha do Gigantes: a popularidade e o poder do Linux pode ser estimado pela conquista de grandes empresas como IBM, HP, Cisco, Shell e pela enorme quantidade de Governos que estão usando, migrando ou testando Linux em seus sistemas e plataformas a NASA usa FEDORA!!!.
Update:Guilherme, vc ta equivocado....
Tar.gz é uma extensao de arquivos compactado compactado. ou seja, ele compacta 2 vezes. tente fazer isso no windows??
outra coisa, vc ta equivocado no conceito de aplicativo. o Linux roda sim aplicativos, nativos e de windows, como vc mesmo falou, utilizando o wine. se vc preferir vc pode ate instalar o ruindows dentro do linux, e trabalhar nele normalmente, porem ele vai ser um aplicativo de linux.
bom, eu te dei 10 motivos, vc so me deu 2...
Update 3:Fabiola, vc ta equivocada ou nao pesquisou direito na internet.
eu trabalho com isso.
nossos software feitos para windows e linux funcionam perfeita mente, tanto em rede hibrida como em rede so linux ou só windows...
nunca tive problema com matriciais, pra imprimir cheques como a bema por exemplo...
axo q o software q vc sitou nao se adapta ao ambiente linux, ou ao kernel dele.
e se vc eh usuaria de 2 da maiores distribuicoes linux, que é o suse e o redhat, e ainda falou uma bobagem dessa.. so me resta lhe dar 2 conselhos:
pou vc estuda e prende a usar linux, ou volta pro monopoplio.
Update 5:Guilherme, no linux vc da 2 clicks pra abrir arquivos
no linux vc da um só!!!
kkkkk
Update 7:Pra quem disse q usar linux é questao de necessidade:
- Se vc necessita ficar preocupado com um link q te mandam no seu mensageiro instantaneo, se eh virus ou nao.... pra quem n sente a necessidade de mudar e prefere pagar para usar um SO tao ruim, que nem da segurança ao usuario...
Pra quem disse que precisa ser programador:
- Eu nao sou programador, eu so Biomedico. uso linux em casa e no trabalho...
Pra quem axa que nao tem compatibilidade de software:
- Pra office , tem o BROffice ou o OpenOffice.
- Para bancos de dados como mySql ou Oracle, tem o postgresql;
- Para jogos tem o CEDEGA.
-Para internet temo firefox, o opera, o konkeror, o iceweasel, e o ies4linux.
- Para Photoshop tem o Gimp;
se por um acaso nao tiver, vc instala no wine!
Pra quem acha que me Portugues é lamentavel:
- faser u quê neh? podi pençar quê mel portugueis é ruin.... mas linux é melhor!
Update 9:Concordo com o FM que disse que quem usa windows nao precisa emular outros SO's...
o windows nem da essa opção mesmo kkkkk fora que nao aguantaria!! huahauahuahauhauahuahau
agora meu portugues é ruim e a minha geografia tambem. me explica geograficamente onde fica brasólia por favor?
Comments
Linux é desenvolvido pelo Google, IBM, Red Hat, Novell, Oracle, e uma centena de empresas.... depois tem louco que vem aqui dizendo que Linux não tem suporte... e outro que diz que Linux precisa de uma empresa que invista nele... já tem mais de 300 empresas...
Concordo com tudo, o Linux é bem melhor, só tem um porem, todos os meus joguinhos sao para ruindows snif.
Falou e disse, mas tudo isso depende de qual distribuição o usuário escolher para usar...
Hoje quase não tem desculpa pra não usar o Linux:
Programas no Linux tem iguais ou melhores que do Windows
Jogos o Cedega roda jogos do Windows com perfeição
Hardware a cada nova versão o Linux da mais suporte a diversos periféricos
Só não usa Linux quem não quer.
Não sou defensora da microsoft, muito pelo contrário. Mas todos os itens que você mencionou são fartamente discutíveis, com excessão do 8, porque nunca me interessei em saber sobre hd's.
A verdade é que eu gostaria muito, mas muito mesmo, que todas essas vantagens que a população vê nos linux fossem realmente verdadeiras. Por mais que eu me especialize em Linux (uso Suse e RedHat) é impossível que eu possa descartar a microsoft da minha vida de uma vez por todas.
Tenta implantar um sistema grande da sap ou da microsiga numa rede montada em linux e depois vem escrever o que achou. Tenta configurar as impressoras matriciais para cupons ou notas fiscais e vem me contar o que achou do linux.
Uso muito bem o linux como pc doméstico, para as atividades diárias. Mas trabalhar com linux de maneira sistematizada, em grandes redes de sitema, ainda é bastante complicado.
Mas eu torço muito para que alguma empresa grande resolva investir, comprar ou desenvolver o projeto linux.
Enquanto ficar somente nas mãos de usuários, problemas corporativos não serão resolvidos.
ja, porque linux é mais seguro, tem menos bugs, dá para voce explorar os códigos de programas facilmente. já o windows é um sistema ingessado, qualquer coisa que voce muda dá algum erro, é facil de um craker entrar no teu computador e fazer um maior estrago.
Não existe Sistema operacional perfeito.
o Linux tem suas vantagens, mas isso não se compara a compatibilidade do windows.
De que adianta vc ter um sistema estável, gratuito, seguro, com um ótimo desempenho se vc não vai poder instalar metade dos softwares que precisa???
minha opinião é a seguinte...
Use o windows se vc trabalha com diversos softwares, como jogos por exemplo.
Use o Linux se vc quer um sistema seguro e estável, para navegar a vontade, faça compras online, efetue cadastros e veja seus e-mails com total privacidade.
>>> vc colocou só alguns programas pra proteger o seu linux à respeito da incompatibilidade. Vai no baixaki e vê quantos sotwarres tem pra xp e quantos tem pra linux.
Não adianta tentar protejer, ele tem problema de incompatibilidade SIM.<<<
eu não considero ser uma questão d elinux ser melhor do que windows, mas sim da necessidade de utilização. A primeira pergunta a se fazer não é qual o melhor, e sim qual a minha necessidade?
Tenho certeza de que cada um atende melhor determinadas necessidades...
[]'s
Já viu como é chato instalar qualquer programa nessa *****? tentei usar essa ***** de ubuntu, por 1 ano!!!!! só dava pau, mesmo com o meu pai do lado (ele é analista de sistemas, e trabalha na antt aki de brasólia)), ele dizia que linux só prestava pra ambientes de ti, mas que não adiantava usar linux em casa, pois mesmo o monte de programas, sempre havia algum q não pegava no linux nem com o wine, além do quÊ, quem usa windows não precisa emular outros sistemas operacionais....
PS: Seu português é lamentável...vai aprender português, depois vem aqui.
Incompatibilidade e ....