porque usar linux no lugar do windows??

Dez motivos pra vc usar linux

1 - Liberdade: você tem a liberdade de escolher, dentre muitos distribuições que tem um custo mínimo, ou mesmo completamente grátis, sem cobrança de licenças ou medo de violar patentes ou pirataria, porque o Linux está sob proteção da licença GNU GPL.

2 - Estabilidade: O Linux tem uma performance de alto nível, com pouca probabilidade de bloquear o sistema. Os problemas normalmente só ocorrem por problema de hardware e não do sistema operacional.

3 - Segurança: não existe qualquer outro sistema com o nível de segurança do Linux. As poucas vulnerabilidades não afectam o sistema Linux da mesma forma que afectam o Windows justamente porque a arquitetura dos sistemas e a concepção é totalmente diferente e quaiquer problemas são resolvidos muito rapidamente.

4 - Eficiência em Redes: uma das características mais comentadas do Linux é a eficência quando se trata de redes. Linux, além de confiável, suporta quase todos tipos de protocolos como TCP/IP, ISPX/SPX, ISDN, PPP, SLIP, PLIP, Apple Talk Protocol Suite, etc.

5 - Fácil Instalação: hoje as instalações de Linux das distribuições mais populares e avalidas tem muitas facilidades para instalação com procedimentos que dão controle sobre o que você quer instalar no seu computador.

6 - Flexibilidade: seguindo a facilidade da instalação, no Linux você tem a flexibilidade de customizar no seu sistema somente com o que realmente te interessa e o que realmente você vai usar.

7 - Actualizações gratuitas: a grande quantidade de atualizações, pacotes e repositórios (mirrors) e sites especializados para que se sistema sempre esteja bem atualizado.

8 - HardDisk: sim, o Linux é um sistema que otimiza ao máximo o uso do seu HardDisk, não esquecendo de um bit sequer.

9 - Suporte Técnico: para os que dizem que a deficicência do Linux é o suporte, esquecem que há milhares senão milhões de técnicos, usuários ou curiosos dispostos a ajudar na solução de qualquer problema (via fóruns e listas).

10 - Escolha do Gigantes: a popularidade e o poder do Linux pode ser estimado pela conquista de grandes empresas como IBM, HP, Cisco, Shell e pela enorme quantidade de Governos que estão usando, migrando ou testando Linux em seus sistemas e plataformas a NASA usa FEDORA!!!.

Update:

Guilherme, vc ta equivocado....

Tar.gz é uma extensao de arquivos compactado compactado. ou seja, ele compacta 2 vezes. tente fazer isso no windows??

outra coisa, vc ta equivocado no conceito de aplicativo. o Linux roda sim aplicativos, nativos e de windows, como vc mesmo falou, utilizando o wine. se vc preferir vc pode ate instalar o ruindows dentro do linux, e trabalhar nele normalmente, porem ele vai ser um aplicativo de linux.

bom, eu te dei 10 motivos, vc so me deu 2...

Update 3:

Fabiola, vc ta equivocada ou nao pesquisou direito na internet.

eu trabalho com isso.

nossos software feitos para windows e linux funcionam perfeita mente, tanto em rede hibrida como em rede so linux ou só windows...

nunca tive problema com matriciais, pra imprimir cheques como a bema por exemplo...

axo q o software q vc sitou nao se adapta ao ambiente linux, ou ao kernel dele.

e se vc eh usuaria de 2 da maiores distribuicoes linux, que é o suse e o redhat, e ainda falou uma bobagem dessa.. so me resta lhe dar 2 conselhos:

pou vc estuda e prende a usar linux, ou volta pro monopoplio.

Update 5:

Guilherme, no linux vc da 2 clicks pra abrir arquivos

no linux vc da um só!!!

kkkkk

Update 7:

Pra quem disse q usar linux é questao de necessidade:

- Se vc necessita ficar preocupado com um link q te mandam no seu mensageiro instantaneo, se eh virus ou nao.... pra quem n sente a necessidade de mudar e prefere pagar para usar um SO tao ruim, que nem da segurança ao usuario...

Pra quem disse que precisa ser programador:

- Eu nao sou programador, eu so Biomedico. uso linux em casa e no trabalho...

Pra quem axa que nao tem compatibilidade de software:

- Pra office , tem o BROffice ou o OpenOffice.

- Para bancos de dados como mySql ou Oracle, tem o postgresql;

- Para jogos tem o CEDEGA.

-Para internet temo firefox, o opera, o konkeror, o iceweasel, e o ies4linux.

- Para Photoshop tem o Gimp;

se por um acaso nao tiver, vc instala no wine!

Pra quem acha que me Portugues é lamentavel:

- faser u quê neh? podi pençar quê mel portugueis é ruin.... mas linux é melhor!

Update 9:

Concordo com o FM que disse que quem usa windows nao precisa emular outros SO's...

o windows nem da essa opção mesmo kkkkk fora que nao aguantaria!! huahauahuahauhauahuahau

agora meu portugues é ruim e a minha geografia tambem. me explica geograficamente onde fica brasólia por favor?

Comments

• Linux é desenvolvido pelo Google, IBM, Red Hat, Novell, Oracle, e uma centena de empresas.... depois tem louco que vem aqui dizendo que Linux não tem suporte... e outro que diz que Linux precisa de uma empresa que invista nele... já tem mais de 300 empresas...

• Concordo com tudo, o Linux é bem melhor, só tem um porem, todos os meus joguinhos sao para ruindows snif.

• Falou e disse, mas tudo isso depende de qual distribuição o usuário escolher para usar...

• Hoje quase não tem desculpa pra não usar o Linux:

Programas no Linux tem iguais ou melhores que do Windows

Jogos o Cedega roda jogos do Windows com perfeição

Hardware a cada nova versão o Linux da mais suporte a diversos periféricos

Só não usa Linux quem não quer.

• Não sou defensora da microsoft, muito pelo contrário. Mas todos os itens que você mencionou são fartamente discutíveis, com excessão do 8, porque nunca me interessei em saber sobre hd's.

A verdade é que eu gostaria muito, mas muito mesmo, que todas essas vantagens que a população vê nos linux fossem realmente verdadeiras. Por mais que eu me especialize em Linux (uso Suse e RedHat) é impossível que eu possa descartar a microsoft da minha vida de uma vez por todas.

Tenta implantar um sistema grande da sap ou da microsiga numa rede montada em linux e depois vem escrever o que achou. Tenta configurar as impressoras matriciais para cupons ou notas fiscais e vem me contar o que achou do linux.

Uso muito bem o linux como pc doméstico, para as atividades diárias. Mas trabalhar com linux de maneira sistematizada, em grandes redes de sitema, ainda é bastante complicado.

Mas eu torço muito para que alguma empresa grande resolva investir, comprar ou desenvolver o projeto linux.

Enquanto ficar somente nas mãos de usuários, problemas corporativos não serão resolvidos.

• ja, porque linux é mais seguro, tem menos bugs, dá para voce explorar os códigos de programas facilmente. já o windows é um sistema ingessado, qualquer coisa que voce muda dá algum erro, é facil de um craker entrar no teu computador e fazer um maior estrago.

• Não existe Sistema operacional perfeito.

o Linux tem suas vantagens, mas isso não se compara a compatibilidade do windows.

De que adianta vc ter um sistema estável, gratuito, seguro, com um ótimo desempenho se vc não vai poder instalar metade dos softwares que precisa???

minha opinião é a seguinte...

Use o windows se vc trabalha com diversos softwares, como jogos por exemplo.

Use o Linux se vc quer um sistema seguro e estável, para navegar a vontade, faça compras online, efetue cadastros e veja seus e-mails com total privacidade.

>>> vc colocou só alguns programas pra proteger o seu linux à respeito da incompatibilidade. Vai no baixaki e vê quantos sotwarres tem pra xp e quantos tem pra linux.

Não adianta tentar protejer, ele tem problema de incompatibilidade SIM.<<<

• eu não considero ser uma questão d elinux ser melhor do que windows, mas sim da necessidade de utilização. A primeira pergunta a se fazer não é qual o melhor, e sim qual a minha necessidade?

Tenho certeza de que cada um atende melhor determinadas necessidades...

[]'s

• Já viu como é chato instalar qualquer programa nessa *****? tentei usar essa ***** de ubuntu, por 1 ano!!!!! só dava pau, mesmo com o meu pai do lado (ele é analista de sistemas, e trabalha na antt aki de brasólia)), ele dizia que linux só prestava pra ambientes de ti, mas que não adiantava usar linux em casa, pois mesmo o monte de programas, sempre havia algum q não pegava no linux nem com o wine, além do quÊ, quem usa windows não precisa emular outros sistemas operacionais....

PS: Seu português é lamentável...vai aprender português, depois vem aqui.

• Incompatibilidade e ....

Sign In or Register to comment.