"Temos" q desconstruir a certeza?
Update:
Ñ estou fazendo masturbação psicológica ,apenas colocando em discussão, questões do agora de todos, a impermanência como a única verdade e como poderíamos viver melhor se a naturalmente aceitássemos.
Comments
A essência da Filosofia é justamente a dúvida. Quem fecha os conceitos ou quem classifica é a ciência, dando certeza disso ou daquilo, comprovando empiricamente. Para a Filosofia não existe verdade única. A filosofia ensina a pensar, a duvidar, e não a ter certeza.
É o exercício do pensamento que faz a certeza ser desconstruída ["Só sei que nada sei"], mas será que isso é ruim?
Bjs.
Sim, principalmente em eras de verdades relativas. Se a verdade é de cada um, a certeza também é relativa, de acordo com a evolução e o conhecimento individual.
Certeza haveria se houvesse verdade, pois é contraproducente a certeza na mentira, pois ocasiona sempre o resultado oposto ao que se esperava.
Só há certeza quando se alcança a sabedoria. Mas para alcançá-la é preciso descartar as "certezas" de nossos antepassados, fundadas em preconceitos, ilusões; desconstruir "certezas" sem fundamentos, ou baseados no que se imaginou, no que apeteceu ser crÃvel...
Ronis, qual certeza? a sua certeza ou a minha certeza?
Compreende que a certeza só será realmente certeza conforme o que convém cada um.
Se vivermos uma vida inteira à procura de descobrir essas certezas estarÃamos à mercê de viver algo irreal e incerto.
Não temos nenhuma certeza que aquela certeza é realmente certa, a não ser nossas convicções internas.
Amigo, você sabe que tenho um carinho enorme por ti, a vida é pra ser vivida, não adianta buscarmos respostas pra tudo pois estarÃamos perdendo tempo e cegando nossos olhos para ver o que realmente é belo em nosso redor.
Beijos lambidos... kkkk (adorei esse beijo)
Valéria
se houver certeza que a certeza é relativa....teremos problemas.........
só sei que nada sei..........mas se nada sei ....com eu sei???
Sócrates foi meio hipócrita
Bom... A vida está cheia de alternativas, nós é que não as percebemos.
Acho que não precisamos nos preocupar em destruir a "certeza", pois, por sermos construtores e intérpretes (imperfeitos) da realidade, tendemos (sempre) a construir a nossa própria realidade, e acreditarmos nela, "com certeza"; E isso nos é muito útil e prático.
Porém a vida é movimento e mudança, a realidade é misteriosa e fugidia e qualquer conceito "absoluto" se disfaz perante as mesmas... naturalmente.
à assim que entendo a questão.
Boa Pergunta Ronis.
Se a certeza estiver relacionada a mitos que pregam ser humanos em cruzes, atolando-os de medo,
preconceito, obrigações financeiras, manipulações, impondo restrições absurda em relação ao viver: Sim!
Todo homem de bem deve desconstruir essa certeza.
No entanto, a CERTEZA de que devemos ser bons, justos e solidários essa deve ser construÃda mesmo que a força.
Beijos
O que é verdade e certeza? A verdade é relativa no tempo e no espaço, já a certeza é limitada pela capacidade humana.
Muitas de minhas certezas de ontem são dúvidas hoje.
Retroagi?...Não, evoluÃ, pois entendi que a certeza só virá com a última resposta.
E assim a vida segue...
.
Uma pergunta profunda Ronis, por vezes é necessária mas a ética não nos permite, nem tudo que é certo é correto, em meu humilde conceito é isso, não tenho a dimensão filosófica disso para dissertar aqui, mas como não existe uma verdade absoluta pode também não haver uma certeza plena, fico te devendo,porém um amigo muito especial prá mim usou esse texto da magnÃfica Clarice Linspector para dizer que:
Isso é tão vasto que ultrapassa qualquer entender.
Entender é sempre limitado.
Mas não entender pode não ter fronteiras.
Sinto que sou muito mais completa quando não entendo.
Não entender, do modo como falo, é um dom.
Não entender, mas não como um simples de espÃrito.
O bom é ser inteligente e não entender.
à uma benção estranha, como ter loucura sem ser doida.
à um desinteresse manso, é uma doçura de burrice.
Só que de vez em quando vem a inquietação:
quero entender um pouco.
Não demais:
mas pelo menos entender que não entendo.
Clarice Lispector
Então penso que toda incerteza tem um porquê de reconstrução e um insight à caminho da verdade que existe em cada um de nós.
Bjão.
Bem ela será descoberta, mais dia ou menos dia.
Não se Estresse, ela deverá chegar no momento que possa aceitar.
O nosso querer atrapalha tudo...
Zênite.