Tenho alguns materiais que podem ser úteis para a conclusão do seu texto, mas não entendi a definição.
Seria um texto genérico ou sobre algum case específico?
O que posso adiantar é que um planejamento de marketing está diretamente relacionado estabelecer objetivos e estratégias que determinem quais atividades de marketing devem ser empregadas para obtermos sucesso....
É por ai o caminho...
Sugiro que você pesquise em sites direcionados ao assunto...
PLANEJAMENTO DE MARKETING COMO FERRAMENTA PARA O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
O PLANEJAMENTO DE MARKETING costuma ser desenvolvido por profissionais internos à empresa atuantes no departamento de marketing e está incluído no nível estratégico. É o planejamento estratégico da empresa que determina todas as diretrizes que deve ser seguidas, mas necessita ser orientado pelo marketing, ou seja, cabe ao PLANEJAMENTO DE MARKETING definir o posicionamento e objetivos de marketing para que o planejamento estratégico possa ser elaborado.
Todo planejamento estratégico apenas pode ser elaborado a partir da definição de missão, visão e valores da organização e cabe ao departamento de marketing, por meio do seu PLANEJAMENTO DE MARKETING, definir esses conceitos para a partir daí realizar analises ambientais que darão o suporte para o planejamento estratégico.
O PLANEJAMENTO DE MARKETING é composto por 6 etapas:
Declaração da missão, visão e valores;
Analise do ambiental ou analise SWOT;
Definição da situação atual;
Definir metas e objetivos;
Estabelecer as estratégias de como alcançar as metas e objetivos definidas;
Feedback e controle.
As estratégias do PLANEJAMENTO DE MARKETING podem ser voltadas para o crescimento de mercado e para a manutenção de mercado.
As estratégias de PLANEJAMENTO DE MARKETING voltada para o crescimento de mercado podem ser subdividas em 4 estratégias:
PLANEJAMENTO DE MARKETING de penetração de mercado;
PLANEJAMENTO DE MARKETING para desenvolvimento de mercado;
PLANEJAMENTO DE MARKETING para desenvolvimento de novos produtos ou serviços;
PLANEJAMENTO DE MARKETING para diversificação.
A estratégia de PLANEJAMENTO DE MARKETING de manutenção de mercado é utilizada quando a organização pretende manter o seu market share, ou seja, manter o seu publico.
Como podemos observar o PLANEJAMENTO DE MARKETING apresenta-se como uma ferramenta essencial para o desenvolvimento de qualquer organização, entretanto, é necessário levar em conta que se trata de uma ação de longo prazo e que requer constantes adaptações devido às constantes mudanças de mercado.
Ele tem duas dissertações sobre Planejamento de Marketing para pequenas empresas, além de diversos artigos, apresentações e recomendações de livros e sites relacionados a Marketing. Com certeza ele irá te ajudar.
Comments
Caro(a) Sa, tudo bem?
Poderia ser mais específico(a)?
Tenho alguns materiais que podem ser úteis para a conclusão do seu texto, mas não entendi a definição.
Seria um texto genérico ou sobre algum case específico?
O que posso adiantar é que um planejamento de marketing está diretamente relacionado estabelecer objetivos e estratégias que determinem quais atividades de marketing devem ser empregadas para obtermos sucesso....
É por ai o caminho...
Sugiro que você pesquise em sites direcionados ao assunto...
Boa sorte!!
Marcos
PLANEJAMENTO DE MARKETING COMO FERRAMENTA PARA O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
O PLANEJAMENTO DE MARKETING costuma ser desenvolvido por profissionais internos à empresa atuantes no departamento de marketing e está incluído no nível estratégico. É o planejamento estratégico da empresa que determina todas as diretrizes que deve ser seguidas, mas necessita ser orientado pelo marketing, ou seja, cabe ao PLANEJAMENTO DE MARKETING definir o posicionamento e objetivos de marketing para que o planejamento estratégico possa ser elaborado.
Todo planejamento estratégico apenas pode ser elaborado a partir da definição de missão, visão e valores da organização e cabe ao departamento de marketing, por meio do seu PLANEJAMENTO DE MARKETING, definir esses conceitos para a partir daí realizar analises ambientais que darão o suporte para o planejamento estratégico.
O PLANEJAMENTO DE MARKETING é composto por 6 etapas:
Declaração da missão, visão e valores;
Analise do ambiental ou analise SWOT;
Definição da situação atual;
Definir metas e objetivos;
Estabelecer as estratégias de como alcançar as metas e objetivos definidas;
Feedback e controle.
As estratégias do PLANEJAMENTO DE MARKETING podem ser voltadas para o crescimento de mercado e para a manutenção de mercado.
As estratégias de PLANEJAMENTO DE MARKETING voltada para o crescimento de mercado podem ser subdividas em 4 estratégias:
PLANEJAMENTO DE MARKETING de penetração de mercado;
PLANEJAMENTO DE MARKETING para desenvolvimento de mercado;
PLANEJAMENTO DE MARKETING para desenvolvimento de novos produtos ou serviços;
PLANEJAMENTO DE MARKETING para diversificação.
A estratégia de PLANEJAMENTO DE MARKETING de manutenção de mercado é utilizada quando a organização pretende manter o seu market share, ou seja, manter o seu publico.
Como podemos observar o PLANEJAMENTO DE MARKETING apresenta-se como uma ferramenta essencial para o desenvolvimento de qualquer organização, entretanto, é necessário levar em conta que se trata de uma ação de longo prazo e que requer constantes adaptações devido às constantes mudanças de mercado.
Esse site tem tudo sobre marketing http://www.sampadigital.com.br/
Sa, acesse o site:
http://www.smgmarketing.com.br/consultoriaemmarket...
Ele tem duas dissertações sobre Planejamento de Marketing para pequenas empresas, além de diversos artigos, apresentações e recomendações de livros e sites relacionados a Marketing. Com certeza ele irá te ajudar.