Qual a eficácia e após quanto tempo de aplicação de ácido azeláico sobre a pele eu tenho resultado?
Eu começei a 3 dias a um tratamento com ácido azeláico sobre a pele à noite, acompanhado de azitrominicina e filtro solar FPS 30 ao dia. Eu tenho dúvida quanto as manchas que tenho na pele devido a acne e queria saber qual o tempo estimado que elas levarão para amenizarem ou desaparecerem. O ácido ou a azitromicina ajuda no desaparecimento dos cravos também?
Comments
O ácido azelaico, também conhecido como ácido nonadióico, é um ácido dicarboxílico de cadeia saturada, naturalmente encontrado no trigo, centeio e cevada. Consiste numa substância natural produzida pelo fungo Malassezia furfur (também conhecido como Pityrosporum ovale), uma levedura que vive naturalmente na pele. É muito eficaz no tratamento da acne e também como estimulante para o crescimento de cabelo. Possui a fórmula molecular C7H14(COOH)2. Possui alta solubilidade quando mistado ao álcool ou éter.
[editar] Propriedades
O ácido azelaico é:
Bactericida: reduz o crescimento de bactérias no folículo piloso (Propionibacterium acnes e Staphylococcus epidermidis);
Eliminador de radicais livres;
Reduz a inflamação;
Reduz a pigmentação em pacientes com melasma[1];
Não tóxico, e tolerável pela maioria dos pacientes.
Nos casos de acne, em que geralmente se usa o ácido azelaico na concentração de 20%, seu uso pode causar irritação na pele, portanto deve ser usado somente sob orientação de um dermatologista. No Brasil, o uso de ácido azelaico na fabricação de cosméticos, em qualquer concentração, está proibido, conforme parecer da ANVISA[2].