É obrigátorio para a saúde dos peixes o uso do filtro externo em aquários?

Galera eu preciso saber se o filtro externo é realmente necessário. Pois papo de vendedor é sempre o mesmo, querem te empurrar toda tralha que nem sempre é mesmo necessária. bjos

Comments

• mais uma vez a perse tem razão. O filtro externo é fundamental para limpeza, circulação e oxigenação do aquário.

Sem oxigênio, o peixe morre. Qualquer espécie. O beta e outros anabantídeos têm também a respiração por outro órgão chamado labirinto, que retira o oxigenio do ar e exige um filtro menos forte. Mas a respiração pelas guelras também é fundamental para eles. Sendo assim, precisam dessa função oxigenadora.

Circulação: ajuda a limpeza, fazendo com que a água se movimente por todo o aquário e leve a sujeira até o filtro. Senão algumas partes do aquário ficariam imundas e não se poderia tratar toda a água. Além disso, um aquario sem circulação é como uma sala abafada, sem movimentação de ar. Há algumas espécies que precisam disso mais do que outras.

Limpeza: o carvão ativado dos filtros absorve medicações e outros químicos (não confunda com tirar amonia, cloro e nitrito da agua, isso eles não fazem) que em excesso podem ser prejudiciais. Ajudam a filtrar parcialmente a sujeira presente na água fazendo com que vc só tenha q trocar parcialmente a agua uma vez por semana. Sem ele a limpeza ia ser muito mais complicada.

• TODOS os meus aquários tem filtro externo. Depende de quais peixes e qual o tamanho dele!

Em um filtro bom tem que ter filtro, biológico, mecânico e quimico.

Qual o tamanho do seu aquário? Para uma filtragem boa, tem que ser de 2x10 vezes a litragem do aquário! Estou fazendo um canister que vai filtrar 1000l/h, e meu aquário tem 170 litros!

Boa sorte!

• O filtro serve para oxigênio a aqua e tirar os resíduos do aquário. Se vc não que sempre renovar a aqua do aquário tem que ter um filtro mas se for renovar não precisa. E vai depender dos peixes que vc tem.

• Vai depender da raça do peixe, se for betta não precisa de filtro algum.

É só trocar a água 2x na semana, usando sempre água tratada com esse cuidado, pois mesmo filtrada tem cloro e cloramida e convém trata-la:

♣Em sendo betta você pode usar 2 colheres de chá da sal grosso numa beteira de 5 litros, além disto no seu betta use parasiticida atlnatys na dose certa recomendada na bula...(p/ evitar o ataque de fungos causados pela rápida estagnação da água em aquários pequenos, troque-a 1x por semana, se tratada conforme indicado, se não toque 3x por semana, mas tem que colocar o sal grosso p/ tirar o cloro).

Não se baseie no vendedor ou no tamanho de aquário que o fabricante recomenda, use a dica dos "5x o volume do aquário". P/ 1 aquário de 200L é preciso 2 Millenniuns de 2000 p/ dar vazão.

Se você montou o aquário a pouco tempo é normal que a água fique esbranquiçada e demorar + tempo para voltar ao normal se a filtragem for insuficiente por isso eu estou ensinando o cálculo de volume d'água e filtro, caso a raça de seu peixe não seja betta.

1 filtro similar ao Millennium 2000 é o Aquaclear 150, Penguim Bio-whel 60 e Whisper, mas eu não lembro qual o modelo que corresponde à vazão do Millennium 2000, tem que ver no site do fabricante.

• Depende. Se você vai ter um betta num aquário de 20 litros e vai fazer trocas parciais a cada 2 dias, não precisa. Mas se você quer montar um aquário maior, com mais peixes de outras espécies, aí sim é altamente recomendável que você tenha um filtro externo. Além de limpar a água, o filtro também a oxigena, dispensando o uso de bombas de oxigenação.

Sign In or Register to comment.