A Síndrome de Down e as possibilidades profissionais e sociais?

Olá pessoal,estou fazendo uma pesquisa pra facul e gostaria de saber como voces veem as oportunidades de trabalho e o convivio social das pessoas com Sindrome de Down.

Será que evoluimos?

O que precisa melhorar?

Fale sobre o preconceito:

Obrigada a todos

Comments

• Olha eu acho que evoluímos sim. O filho da minha professora tem síndrome de down e foi o primeiro no país a ingressar numa faculdade, inclusive quando ele entrou foi noticiado em todo o país. Ele faz Educação física numa faculdade aqui em pernambuco e a mãe dele (minha professora) diz que os dirigentes da faculdade dão todo o suporte pra ele, com monitores para acompanhá-lo no seu aprendizado.

O preconceito está intrinseco na nossa sociedade, e não é só com relação a quem tem down, se você é negro, gordo, baixo, gay, nordestino, de religião diferente etc..., você sofre preconceitos, pois a intolerância com quem não é igual a maioria, é um câncer da sociedade como um todo.

• Eu tenho um filho de 8 anos portador de síndrome de down.

Acho que ele terá oportunidades de trabalho, pelo menos estamos trabalhando para isso, para que ele se torne o mais independente possível. Atualmente ele está nn 3º ano (antiga 2ª série) em um escola "normal" onde estuda desde os 2 anos.

Quanto ao convívio social dele, posso dizer que ele sempre participou das atividades na escola. Na escola ele faz ainda ginástica artística e participa do coral.

Atualmente o único tratamento especial que ele faz é fono.

Não sei dizer se evoluimos, ou o que precisa melhorar. Não tive problemas quanto a isso.

Quanto ao preconceito eu nunca o senti a não ser quando o matriculei na escola e a diretora me chamou dizendo que a escola não estava preparada para recebê-lo, disse a ela que ele tinha direito por lei e que no primeiro dia de aula ele estaria lá. Ela me chamou dizendo que eu havia entendido mal e resolvi acreditar, é nesta escola que ele estuda até hoje. Não admito preconceito!

Sign In or Register to comment.