Platão: "Ateísmo é uma doença da alma, antes que se torne um erro de entendimento."?

Qual o seu entendimento dessa frase proferida pelo famoso e genial filósofo Platão?

Comments

• Consegue provar a autoria dessa frase?

• Correto, mas não cabe a minha pessoa. Sou ateu por falta de opção. Tenho meus motivos concretos para ter deixado de acreditar em Deus, logo não posso me arrepender de ter feito o que era necessário para minha paz e meu bem estar! Eu entendo quem acredita ainda, mas não consigo mais acreditar em meio a tantas coisas que me põem a ficar intrigado e sem entender várias coisas.

Ler conhecer outras pessoas e lugares é o ideal para que qualquer um, seja religioso, pastor, ateu, poder ter a sua mente e fé em andamento para frente, para o momento da tão esperada luz da verdade, seja essa qual venha ser.

• Não foi Platão quem disse essa frase. Platão pouco falou sobre deuses e religiões. Sua filosofia está mais ligada à metafísica e à ética.

As únicas referências que eu encontrei sobre essa frase vêm de sites evangélicos.

• Já li em diversos artigos científicos que Platão chamou o ateísmo de doença da alma. E não é verdade que Platão não falava de questões religiosas ou do ateísmo. Em sua coleção de livros chamados de "As Leis", Platão dedica todo o livro X a tratar apenas da questão do ateísmo, e ele em todas as passagens dirige fortes críticas aos ateus. (PLATÃO. “Leis”, Livro X, 360 A.C.) Disponível em: https://leandromarshall.files.wordpress.com/2012/0...

• Também não recordo de ter lido tal frase em platão, nem de ter visto alguma citação a ela na internet... Mas....

Não seria impossivel platão dizer isso. Sua filosofia comportava a existencia da alma bem como a existencia de deus. Da mesma forma que sócrates. Se platão disse essa frase (talvez seja uma adaptação) ele teria dito que o homem squece a inteligencia anterior ao corpo e por isso comete um erro de entendimento sobre o que de fato é.

Para platão o mundo real era uma breve "sombra" do mundo das idéias, que para platão era a obra perfeita de deus acabada, eterna e imutável.... Dentro dessa idéia o conceito de alma se refere ao homem que ainda não veio a ser o que é de fato em idéia. É o bom e velho exemplo da semente. Ao lançar uma semente na terra, a arvore que ela pode vir a ser ja esta ali, ainda que no meio do processo a semente seja eliminada na muda... A idéia arvora não é transitória como são os individuos arvores... Para patão o mesmo valia para o homem, e veja bem, seu ideias puros. Que representavam sim a obra maxima de deus. A essencia maxima do mundo real.

Abs.

• Platão sabia muito a respeito da alma, do espírito, tanto que escreveu o que escreveu e jamais poderia ele dizer tal coisa. Se desconhecimento for doença, infelizmente o Planeta está doente e aquele que não sabe, não pode ter um erro de entendimento. Somos parte de uma energia inteligente, eterna, criadora, porém somos uma parte individualizada, pois animamos diversas formas de matérias que podiam ser animadas por bilhões de anos, até chegar em nós. A essa energia, chamamos de alma, espírito e não sabemos do que é composta, muitos dizem que é o nada, e quem pode desmentir?....

• Primeiramente: Me desculpe caso eu ofenda alguém.

Eu acho que não existe alma, pois na minha opinião todas as características da existência da alma são simplesmente funções do consciente humano.

Eu não concordo com isso, porque é uma generalização.E eu garanto que existem muitos ateus e religiosos de consciente (alma) sadia, e muitos de ambos de consciência pobre.

Nós vivemos em uma democracia liberal, a maioria vence, mas cada um tem sua opinião, pois somos diferentes e não generalizados.

• sei lah vei

• Platao viveu uns 400 anso a C, ja tinha uma opniao seria sobre o ateismo, o ateu é um doente da alma mesmo, mas como ateu nao acredita em alma etao nao se acha doente, só que o dia q esta n mrd de verdade acaba se convertendo, em geral vai parar numa igreja destas barulhestas e escandalosas e vai fazer discurso se dizendo arrependido e vai encher o saco de porta em porta dizendo que tem o caminho certo pra voce seguir e etc, via um mala de verdade.

Sign In or Register to comment.