Por que o brasileiro gosta tanto de livros de auto-ajuda?

No geral o brasileiro não é muito chegado à leitura. E quando pergunto: "que livro esta lendo no momento?" vejo que, na maioria das vezes, estão lendo livros de auto-ajuda ou de "gurus" do mundo corporativo. O que atrai tanto o brasileiro nesse tipo de leitura?

Comments

• Eu acredito que é uma forma de fazer análise mais barato. Essas pessoas não lêem porque gostam, mas porque têm problemas e querem resolvê-los de forma milagrosa e rápida. Como nosso país é analfabeto social, não temos o hábito da leitura pura e simples, para aprender ou para distrair. a maioria não lê porque não sabe ler. Não entende o que lê.

• O Brasil é um país sub-desenvolvido e com altos índices de miséria. Vemos com admiração as pessoas que se dão bem na vida e conseguem manter um padrão legal de vida, por isso quando estas lançam algum livro ou dão dicas de como se dar bvem, procuramos nos orientar e seguir as dicas para ver se conseguimos um resultado ao menos parecido. Sempre na esperança de mudar para melhor.

• Na verdade, o sucesso dos livros de auto-ajuda não ocorre somente no Brasil. Isso é um fenômeno mundial. Basta ver o sucesso que o livro "O Segredo" fez.

Eu não gosto muito de livros de auto-ajuda, mas acho que cada um tem o direito de ler o que quiser. Se essas pessoas lêem livros de auto-ajuda, é porque esses livros trazem algum benefício para elas.

Na minha opinião, o que faz com que as pessoas leiam esses livros é a dificuldade que elas têm de resolver sesu problemas e o pouco apoio e motivação que recebem da família e dos amigos.

Obs.: acho uma pobreza cultural colossal esse lance de ficar criticando os outros por seus gostos e ficar rebaixando o nosso país.

Abraços!!!!!!

• Pq são considerados, os livros de auto ajuda, literatura pobre ou livros não literários. Levando em consideração o nivel intelectual de noça nação, acredito que, por serem livros de facil compreenção e não incentivam os leitores a procurar sozinhos por respostas, o brasileiros tem preferencia por eles

• Porque o brasileiro acredita em milagre.

• Simples, acham que suas vidas vão melhorar por causa de dicas "milagrosas" contidas nesses livros. Ao invés de estudar e trabalhar ficam se apoiando na falsa idéia de que se alguém conseguiu por um caminho, também vai conseguir ir pelo mesmo caminho. O Brasileiro podia tanto entender que a palavra SUCESSO só vem antes de TRABALHO apenas no dicionário, o povo gosta de ler esses livros de auto ajuda porque isso "reaviva" a experança quase morta dentro de cada brasileiro, enfim é isso, espero ter respondido a sua pergunta, até mais...

• faz bem pra alma.Eu adoro.

• Concordo com pelo menos a maioria das respostas. Creio que o analfabetismo associado a uma profunda frustração e uma certa dose de desespero, levem essas pessoas a ignorarem que a maior auto-ajuda oferecida a um ser humano é o próprio conhecimento.

As pessoas que acreditam no conhecimento, como forma de crescimento não só material como também e principalmente espiritual, estão incumbidos de uma árdua tarefa: Fazer desmoronar a muralha de ignorância que edifica-se cada vez mais, no íntimo de determinadas pessoas.

• Vejo no Brasil 04 classes de livro que vendem muito bem: Paulo Coelho, Espírita, Best Seller e Auto-ajuda. Tenho a impressão que o leitor vai no certo. Quer algo fácil de ler e que tenha retorno garantido já que um livro custa, no mínimo R$20,00. Vejo mais dois incentivos nos livros de auto-ajuda: já está devidamente explicado e dá ao leitor, por um longo tempo, a falsa esperança de melhora de vida. Uma carência cultural e afetiva que se reflete em muitos de nós.

• Dois Pontos

2$

Obrigado.

Sign In or Register to comment.