Como fazer dois gatos machos se darem bem e que problemas isso pode trazer?

Tenho um gato macho (Jonhson, 9 meses) e castrei ele para que ficasse mais calmo, só que não adiantou muito, Acho que ele fica muito tempo sozinho por isso faz bagunça. Ganhei um outro gatinho mais novo do que ele (3 meses) e agora os dois ficam rosnando um pro outro de longe, se aproximo os dois eles querem se arranhar.

O que posso fazer para que eles se dêem bem?

OBS: o Johnson fez xixi e cocô na caixinha de areia desde a primeira vez, com esse novo gatinho vai ser assim também ou vou ter que comprar outra caixinha de areia?

Comments

  • Com o tempo eles se acostumam... isso é normal. Pode demorar algumas semanas para isso.

    A castração, nem sempre influencia no comportamento do animal, isso varia muito.

    Vc deve ter uma caixa de areia para cada... se tiver 10 gatos, são 10 caixas e assim por diante...isso porque muitos gatos não gostam de usar a caixa compartilhada ( mesmo que sejam amigos) e podem ficar segurando o xixi por isso ( predispõe a problemas urinários). Ele pode até usar a mesma caixa mas isso não é indicado.

    Não castre o gatinho novo até que ele complete 8 meses... a castração precoce de gatos machos pode predispor a obstrução uretral.

    Para fazer com que os 2 se acostumem mais rápido, vc pode dar florais para eles. ajuda bastante e diminui o tempo de adaptação.

    qq coisa, manda um e-mail

    boa sorte

  • Sobre a caixa de areia, dá pra ficar com uma para os dois. Isso vai depender de vc. Os gatos nao vao se importar com isso.

    Quanto a adaptação, nao fique ansioso. Falo de cadeira, pois tenho quatro gatos e já passei por isso 3x.

    Mantenha-os em lugares diferentes. Abra a porta do quarto e coloque-os para se cheirarem pela brecha e depois feche a porta. Vá fazendo isso até q se sinta seguro para deixá-los soltos. Vai perceber q eles vão ficar de longe...um olhando p/ o outro. as coisas vão rolar de modo natural, sem forçar a barra.

    Coloque um no balaio do outro. Caso nao tenha balaio, coloque um paninho para cada um dormir e passe o paninho em cada um. depois faça a troca dos paninhos, entendeu? Quando vc pegar um deles no colo, pegue o outro também e vai perceber q eles vão te cheirar como se estivessem identificando algo diferente em vc.

    É importante eles se acostumarem um com o outro pelo cheiro e pelo "contato em brechas", para q eles consigam se encarar sem rosnar....

    O resultado vai variar de acordo com o seu gato, com sua dedicação e paciência. Lá em casa esse processo nunca levou mais de dois dias...e olha q meu gato mais velho é ciumento a vera...

    tudo de bom, espero ter te ajudado!

  • não sei o que está acontecendo pois tenho dois gatos macho e nunca brigaram entre si só na época que a fêmea estava no cio,assim mesmo brigam com a fêmea.faça então o seguinte ponha caixa de areia separado um gato de outro e a ração também cada um no seu canto.venha trazendo aos poucs a cada dia a caixa de areia e acomida de um deles para perto do outro venha trazendo quando conseguir isso eles,vão se estranhar menos ao ponto que em breve vc não terá problemas de brigas em sua casa.

  • A aproximação dos dois deve ser de vagar.... deixe os de início separados em comodos diferentes para q possam ir se acostumando com o cheiro um do outro e vá os apresentando lentamente, pois o mais velho pode machucar o mais novo. Os gatos são mto territoriais.

    Vc vai encontrar mtas dicas na net...tem o balaio dos gatos e a cia do gato persa q tem um forum mto legal... vale a pena ver.

    O Johson foi castrado mais ainda tem hormonio masc em seu corpo.. demora uns 6 meses para sair tudo.

    Em relação a caixa de areia provavelmente usarão a mesma a não ser q o J. q é mais velho não deixe.

    Boa sorte !!

    tenho um blog com meus gatos se quiser mais orienteções passa lá

    www.nanatricoegatos.blogspot.com

  • Convença um a virar tricha.

  • Olha eu tenho um gato de 8 anos e peguei um outro de meses, Nossa achei que iria perder meu gato mais velho. Ele não deixava mais eu nem chegar perto dele, passou a dormir na rua, recusou comida, foi um caos. E olha que ele é castrado, mas por incrível que pareça agora eles estão bem, e o novo está fazendo muito bem ao mais velho pelas brincadeiras e o companheirismo. Faça tudo separado ajuda no processo ex: pote de comida , água, e caixinha de areia. Demorou uns 02 meses.

  • Compre uma outra caixinha!!!E castre o gatinho novo que ganhou!Ahhh vai demorar um tempo pra eles interagirem bem, ainda mais pq sao 2 machos!O mais velho ta com ciume, hehe, afinal tem um metido na casa dele!Assim, faça brincadeiras para que os dois participem, logo vc vai ver que eles ficarao amiguinhos!

Sign In or Register to comment.